EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Daniel Annenberg, João Dória Jr., Eva Blay, Charles London, Ester Proveller, Leandro Karnal, Eric Grosman Radu Halpern, Vitoria Muller Gerst, Rafael Carlos Alves da Lima, Gabriel Schutz de Souza, Lúcia e o cônsul Yoel Barnea, Ilan Goldfajn, Fernando Lottenberg e rabino Michel Schlesinger, dentre outros.


AUDITÓRIO DA UNINOVE LOTADO PARA A PALESTRA DE DANIEL ANNENBERG

269_fique_1_1

Daniel Annenberg, pré-candidato a vereador pelo PSDB, lotou o auditório da Uninove – Universidade Nove de Julho, unidade Vergueiro, em São Paulo, para falar sobre “Mobilidade urbana, desafios e soluções”, prestigiado por João Dória Jr, também pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo mesmo partido. Ex-presidente do Detran de São Paulo, Daniel é a favor da gestão pública transparente que inova e oferece serviços de qualidade ao cidadão.


EVA BLAY PARTICIPA EM PARIS DO PROGRAMA HEFORSHE DA ONU

269_fique_1_2

Eva Blay, professora titular da Universidade de São Paulo e Coordenadora do Escritorio USP MULHERES, participou da reunião da ONU que se realizou na universidade Science Po, em Paris. A USP é uma das 10 Universidades do mundo participantes do programa HeforShe da ONU, onde se buscam soluções para a igualdade entre mulheres e homens.

“Basicamente queremos controlar a violência contra a mulher nas universidades ( é um problema de TODAS as universidades). Também buscamos elevar a participação da mulher em todas as carreiras e nos postos altos da academia, da ciência e da pesquisa”, disse Eva.


KEHILÁ E B’NAI B’RITH DO PARANÁ NA CAMPANHA DO AGASALHO

269_fique_1_3

Na terça-feira (21 de junho) os presidentes da Kehilá e da B’nai B’rith do Paraná, Charles London (foto) e Ester Proveller, participaram da abertura oficial da Campanha do Agasalho de Curitiba 2016, no Shopping Pátio Batel que também aderiu à campanha, e até o dia 21 de julho receberá entregas de roupas e cobertores para doação. Interessados em participar da ação podem deixar as peças no Concierge, localizado no Piso L1, durante todo o horário de funcionamento do shopping. As arrecadações serão encaminhadas para seis entidades diferentes que atuam na região de Curitiba. A campanha do agasalho é uma iniciativa do Instituto Luigi Barindelli, da B’nai B’rith Paraná, da Comunidade Israelita do Paraná (Kehilá), da Academia de Cultura de Curitiba, da Associação Comercial do Paraná, da BPW Brasil – Federação das Associações das Mulheres de Negócios e Profissionais, do Instituto de Relações Internacionais do Paraná (IRIP), do Corpo Consular do Paraná, do Rotary Club Curitiba Centro, do Bourbon Hotéis & Resorts e do Instituto Borges da Silveira.


LEANDRO KARNAL FALA NO “PENSANDO O BRASIL”, EVENTO QUE A B’NAI B’RITH PARANÁ COPATROCINA

269_fique_1_4

O historiador, professor e um dos mais importantes intelectuais do país, Leandro Karnal, participou do “Projeto Pensando o Brasil” na sede do Graciosa Country Club, em Curitiba, com o tema Ética, Política e Comportamento. O evento é uma parceria vitoriosa com a B’nai B’rith Paraná, o UniBrasil Centro Universitário, Solar do Rosário, casa da arte brasileira e especialmente paranaense, e Casillo Advogados, instituição de renome na área jurídica. Leandro Karnal é professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), historiador com pós-doutorado no México e em Paris. Sua formação cruza História Cultural, Antropologia e Filosofia. É autor de livros que tratam sobre a história dos países, como História dos Estados Unidos e sobre o ensino de História.


ALUNOS BRASILEIROS RUMO A UMA INESQUECÍVEL EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO WEIZMANN DE CIÊNCIAS EM ISRAEL

269_fique_1_5

A jornada rumo ao 48o International Summer Science Institute, curso de verão do Instituto Weizmann, foi iniciada. Vitoria Muller Gerst, Rafael Carlos Alves da Lima, Gabriel Schutz de Souza e Eric Grosman Radu Halpern (todos na foto) já estão a caminho da Escola de Verão e de uma grande e inesquecível experiência em Israel. Eles foram selecionados através do concurso do grupo de Amigos do Weizmann do Brasil para participar curso de verão do Instituto Weizmann, que acontecerá durante o mês de julho, na cidade de Rehovot, Israel. Durante o International Summer Science Institute, o Instituto Weizmann abrirá seus mais modernos laboratórios nas áreas de bioquímica, biologia, química, matemática, ciência da computação e física para futuros cientistas de todo o mundo.


NA’AMAT SE DESPEDE DO CASAL YOEL E LUCIA BARNEA

269_fique_1_6

A Na’amat Brasil e a Na’amat Pioneiras São Paulo, realizaram nesta terça-feira, 28 de junho, na sede da Na’amat SP, um coquetel de despedida para o cônsul Yoel Barnea e sua esposa Lucia, que dentro de algumas semanas retornam a Israel depois de três anos em missão diplomática no Brasil. O evento contou com a presença de Karen Didio Sasson, da Conib, Sueli Schreier, da Fisesp, Marcelo Schapo, do KKL Brasil, Rebeca Rosernberg e Sarita Rawet, da WIZO, Gabriel Zeitune, da Unibes e Priscila Golczewski, da EL AL, além de Ester Tarandach, representando o secretario Floriano Pesaro.

“Esta geração tem o privilégio de ter Israel, um Estado Judeu, soberano e independente, e temos que continuar trabalhando juntos pelos objetivos que temos em comum”, destacou o cônsul Yoel Barnea.

“São Paulo tem uma comunidade judaica vibrante, forte, pujante e muito interessada, que precisava apenas de um pequeno empurrãozinho para se unir. Me diverti muito e aprendi muito com vocês, e quero agradecer por terem aberto as portas e nos recebido de maneira tão calorosa”, complementou Lucia Barnea.


CONIB ENTRA COM REPRESENTAÇÃO CRIMINAL CONTRA ATAQUES ANTISSEMITAS AO PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL

269_fique_1_7

A Conib tem recebido numerosas manifestações de membros da comunidade judaica brasileira, que se sentem profundamente ofendidos com a exposição na web de conteúdos antissemitas, em especial desde a indicação do Sr. Ilan Goldfajn para a presidência do Banco Central do Brasil. Estes conteúdos associam a presença de Goldfajn a um suposto “controle sionista de setores-chave do governo Temer”. O antissionismo é a forma moderna e odiosa do antissemitismo, e a liberdade de expressão não pode ser confundida com a prática ilícita de incitação ou indução à discriminação. Por isso, a Conib apresentou em 21 de junho Representação Criminal perante o Ministério Público Federal de São Paulo, visando à apuração dos seguintes conteúdos:

– “Os dedos de Israel e dos Estados Unidos no Golpe” (texto de Thomas de Toledo, professor de Relações Internacionais da UNIP, publicado no site Vermelho. URL: http://nao.usem.xyz/86e9)

– “O Brasil está sob ocupação sionista!” (Página Nova Resistência)

– “Um israelense do FMI e Banco Mundial dos Rothschild no controle do Banco Central do Brasil” (blog Caminho Alternativo)

– “Israel comemora o golpe de estado no Brasil” (blog Caminho Alternativo)

A Conib ressalta que não há espaço para a prática de ilícitos de ódio no Brasil, seja no meio físico ou na web. Aqueles que se recusam a conviver de forma com os seus iguais devem ser investigados e punidos de acordo com o rigor da Lei.


FERNANDO LOTTENBERG É ELEITO TESOUREIRO DA MEMORIAL FOUNDATION

269_fique_1_8

Fernando Lottenberg e Marlene Bethlehem, nova presidente da Memorial Foundation. Foto: Divulgação.

Em reunião do Board of Trustees da Memorial Foundation for Jewish Culture realizada no final de junho em Cuernavaca, no México, o presidente da Conib, Fernando Lottenberg, foi eleito tesoureiro da entidade. O Board teve a oportunidade de encontrar-se com a liderança comunitária mexicana, na Cidade do México, onde foram debatidas as realidades das diversas comunidades ao redor do mundo. Os integrantes também visitaram o Museu Memória e Tolerância, instituído pela comunidade judaica local, no qual se trata de temas ligados ao Holocausto e a manifestações de ódio e discriminação. Em Cuernavaca, foi também realizado um seminário com oito dias de duração da Nahum Goldmann Fellowship, concedida pela Fundação, que reuniu 47 integrantes de 17 países, discutindo temas como identidade judaica, iniciativas em suas respectivas comunidades. Na delegação brasileira, Benjamin Seroussi, Samantha Castiel Menda e Catia Valdman. Também participou o rabino Alon Meltzer, que foi bolsista em 2015, e agora representou o Conselho Executivo da Comunidade Judaica Australiana

A Memorial Foundation foi fundada em 1965 com fundos de reparação por parte do governo da então Alemanha Ocidental. Hoje, tem por missão preservar a identificação e o conhecimento cultural judaico, apoiando a formação de líderes comunitários e profissionais competentes e incentivando o estudo, pesquisa e publicação científica de acadêmicos judeus espalhados pelo mundo. Por meio de bolsas de estudo, visa promover a conexão judaica globalmente e desenvolver o capital social do povo judeu.


RABINO MICHEL SCHLESINGER RECEBE LIDERANÇAS DA COMUNIDADE MUÇULMANA

269_fique_1_9

Em um encontro inédito no Brasil, lideranças da comunidade muçulmana foram recebidas no dia 20 de junho na residência do rabino Michel Schlesinger, representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso, para a cerimônia conhecida como Iftar. Zeila Sliozbergas, presidente da B’nai B’rith São Paulo, e Lia Bergmann, assessora de Direitos Humanos, representando o presidente nacional Abraham Goldstein, em viagem, participaram do evento. A cerimônia de Iftar acontece ao final do dia, durante o Ramadã, quando os muçulmanos quebram o jejum, em um momento de celebração e alegria. Estiveram presentes importantes lideranças da comunidade muçulmana em São Paulo, como os xeques Houssam Ahmad El Boustani, Mohamad El Moughrabi e Abdel Hamid Metwally e representantes do Centro Cultural Brasil-Turquia e do Centro Islâmico e de Diálogo Inter-religioso e Intercultural.

“Para derrotar o fanatismo, religiosos moderados precisam somar esforços. O silêncio das pessoas de bem cria um vácuo propício para a proliferação das ideologias extremistas. Por este motivo, as pessoas de todas as religiões que creem no diálogo precisam estar muito unidas para a consolidação de uma sociedade plural”, considera o rabino Schlesinger.

20
20