OSIAS WURMAN É ELEITO “CÔNSUL HONORÁRIO DE 2016” DO ESTADO DE ISRAEL

279_news_2

Osias Wurman (centro) e a esposa, Suzana Wurman, seguram o certificado de “Cônsul Honorário do Ano”, ladeados pelo presidente da Associação dos Cônsules Honorários da América Latina e Caribe, Alejandro Orchansky (à esquerda); pelo cônsul-geral de Israel em Miami, Lior Hayat; e pelo vice-diretor-geral para a Divisão de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Modi Ephraim (à direita).

O cônsul honorário de Israel no Rio de Janeiro, Osias Wurman, foi escolhido como “Cônsul Honorário do Ano” pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel (MRE). Wurman foi homenageado durante o primeiro reconhecimento desse tipo, ocorrido em Miami.

“Esse é o topo da linha, o ponto máximo que eu, como brasileiro, posso servir ao Estado de Israel, ao sionismo e ao judaísmo”, disse Wurman ao JTA.

O certificado recebido por Wurman (Reprodução)

“Meu certificado de nomeação é a obra de arte mais preciosa na minha casa, que ocupa o lugar mais nobre de todos. É um legado para os meus netos, uma honra que me foi concedida pelo falecido presidente israelense Shimon Peres”, disse ele.

Nomeado em 2009, Wurman é um dos 77 cônsules honorários de Israel no mundo, incluindo cerca de 30 na América Latina. Aos 70 anos, o jornalista nascido no Rio de Janeiro segue um sólido caminho como ativista judeu no Brasil há mais de três décadas.

Ele é ex-vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib) e ex-presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj). Wurman escreve diversos artigos pró-Israel na mídia brasileira e é editor-chefe da influente newsletter semanal “Notícias da Rua Judaica”.

“O Ministério das Relações Exteriores de Israel reconhece o empenho, o apoio e a assistência intensiva à delegação israelense aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o sucesso da visita da ministra da Cultura e do Esporte, Miri Reguev, e a promoção da atividade cultural israelense no Rio durante as Olimpíadas”, disse Modi Ephraim, vice-diretor-geral da Divisão de América Latina e Caribe do MRE.

Hoje, Israel tem, no maior país da América Latina, uma embaixada em Brasília, um consulado em São Paulo e consulados honorários no Rio e em Belo Horizonte. Há cerca de 120 mil judeus no Brasil.

“Gostaria de dizer a todos os ativistas que dedicam suas vidas à nobre causa azul-e-branca que Israel necessita deles hoje mais do que nunca. Cada um de nós deve lutar por Israel e advogar não apenas por seu direito de existir mas, como um todo, pelo direito do reconhecimento das raízes do povo judeu”, disse Wurman ao JTA.


Nota – Publicado no site Jewish Telegraph Agency – JTA

20
20