RABINO MICHEL SCHLESINGER LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO EM GRANDE EVENTO NA CIP

Um grande evento na Congregação Israelita Paulista (CIP) marcou o lançamento do livro “Diálogos de um rabino – reflexões para um mundo de monólogos”, de Michel Schlesinger, nesta segunda -feira, 25 de junho.

O evento, que lotou a Sinagoga da Congregação Israelita Paulista contou com um envolvente debate com o filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro Mario Sergio Cortella, que assina o prefacio da obra, e debateu com o rabino Michel sobre a importância dos diálogos em um mundo de monólogos, de como ele foi se retirando do cotidiano e as dificuldades que a sociedade encontra para se aprofundar e saber ouvir.

“Debatemos a ideia do diálogo e a ruptura necessária em um mundo pleno de monólogos. Gostei imensamente da possibilidade de alguém trazer uma reflexão que, sem conduzir exclusivamente em uma única perspectiva de espiritualidade, seja capaz de trazer também o diálogo como uma fonte de inspiração. Me identifiquei com a parte em que o rabino afirma que o deserto é transitório, na forma da espiritualidade judaica, e em recusa à desertificação da nossa vida e de tudo que é malévolo. É aí que se encontra a esperança”, destacou Cortella.

“O sagrado está justamente na hora em que conseguimos discordar, com respeito e elegância, e continuar o diálogo até mesmo apesar da nossa discórdia. Muitas pessoas acreditam que no diálogo inter-religioso falamos sobre tudo aquilo que concordamos, quando na verdade buscamos aguçar a nossa possibilidade de conviver com a discórdia. É preciso estar seguro de si mesmo para ir de encontro ao outro, sem que isso signifique um ameaça”, complementou o rabino Michel Schlesinger.

O debate foi seguido de coquetel ao som de Manu Lafer e uma grande fila se formou para a sessão de autógrafos, com lideranças, frequentadores da CIP, famílias e convidados em geral.

“Para nós da CIP é uma grande privilégio ter ao nosso lado um ser humano como o Rabino Michel, uma pessoa sensível, que entende e respeita a autoridade dos outros e tem um importante papel no diálogo inter-religioso”, destacou o presidente da CIP”, Marcos Lederman.

Diálogos de um rabino: reflexões para um mundo de monólogos (Annablume Editora) é a compilação e edição de prédicas proferidas por Schlesinger, reflexo da atuação durante os seus primeiros doze anos de rabinato junto à Congregação Israelita Paulista (CIP).

Em 38 textos e 168 páginas, o rabino, que também é representante da Confederação Israelita do Brasil (Conib) para o diálogo inter-religioso, traz à tona assuntos que estavam rondando sua congregação naquele momento e, de acordo com o fazer rabínico, dá uma perspectiva pessoal e religiosa para estes acontecimentos. O autor aborda temas como Deus, questões éticas, diálogos com os pais, diálogos consigo mesmo e com o outro. O prefácio é de Mario Sergio Cortella.

Na obra, se evidenciam os ecos da formação jurídica de Schlesinger na Universidade de São Paulo prévia a seu mestrado no Seminário Rabínico Schechter, em Jerusalém, bem como a formação humanista que constituiu seus estudos rabínicos, imbuída de valores progressistas e inclusivos.

“Em seu livro, Michel é um rabino em ação. Partindo de questões que nos interpelam, ele as expõe com a suave sabedoria que brota da Palavra de Deus na Escritura Sagrada”, Cardeal Odilo Pedro Scherer – Arcebispo de São Paulo

“Este livro parte de uma perspectiva judaica. No entanto, a partir dela, pretende conversar sobre desafios essencialmente humanos e, portanto, universais”, destaca o rabino Michel Schlesinger.

Sobre o autor

Michel Schlesinger nasceu na cidade de São Paulo, Brasil. Depois de se graduar em Direito pela Universidade de São Paulo, aos 21 anos, decidiu que seguiria carreira rabínica. Em 2001, iniciou seus estudos no Seminário Rabínico Schechter, em Jerusalém. Após quatro anos, recebeu a ordenação rabínica e também o título de mestre em Talmude e Halachá (Lei Judaica). Em 2005, aos 28 anos de idade, Michel voltou ao Brasil para integrar o rabinato da Congregação Israelita Paulista.

Aprimorou sua formação e desenvolveu atividades também nos Estados Unidos, onde trabalhou em um acampamento judaico, o Camp Ramah de New England, se capacitou para dar apoio a doentes e seus familiares no Jewish Pastoral Care Institute, na cidade de Nova Iorque, e concluiu seus estudos em gestão de sinagogas no Rabbinical Management Institute de Los Angeles.

Hoje, aos 41 anos de idade, Schlesinger, além de atender sua comunidade, é representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso, encontrando-se regularmente com líderes de outras religiões, como o Papa Francisco. É casado com a antropóloga Juliana Schlesinger e pai da Tamar e da Naomi.

Crédito fotográfico – Eliana Assumpção

317_first_3_1Michel Schlesinger, Vivian e Marcos Lederman, presidente da CIP

317_first_3_2Ana Rosa rojternberg e Michel Schlesinger

317_first_3_3 Mario Lagus e Evelyn Nitzan

317_first_3_4Michel Schlesinger e Ricardo Berkiensztat

317_first_3_5Rabinos Ruben Sternschein e Michel Schlesinger

317_first_3_6Michel Schlesinger e Luiz Kignel, presidente da Fisesp

317_first_3_7Michel e Juliana Schlesinger

317_first_3_8Sandra Gross, Adriana Benjamin e Karen Didio Sasson

317_first_3_9Celso Lafer, Michel Schlesinger, Marcos Lederman e Fernando Lottenberg

317_first_3_10Denise e Cid Antão

317_first_3_11Dora Lucia Brenner e Amalia Rocha

317_first_3_12Manu Lafer se apresenta

317_first_3_13Michel Schlesinger e frequentadoras da CIP

317_first_3_14Mario Sergio Cortella e Michel Schlesinger durante o debate

317_first_3_15 Pedro Herz e Michel Schlesinger

317_first_3_16Embaixadora Debora Barenboim Sajej e Michel Schlesinger

20
20