AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

Como a comemoração dos 50 anos do Centro de Estudos Judaicos da USP, o almoço turco solidário e quermesse, a palestra “A outra face do antissemitismo”, com André Lajst e Fábio Rosenfeld, a Iom Chalá com Breno Lerner e os rabinos da CIP, as Grandes Festas na Sinagoga da Lapa, o lançamento do Projeto Juntando Pontas da B’nai B’rith e o espetáculo Nossa Vida Em Família. Confira os detalhes e participe.


50 ANOS DO CENTRO DE ESTUDOS JUDAICOS

342_fique_5_1

Centro de Estudos Judaicos | Center for Jewish Studies
Universidade de São Paulo | University of São Paulo – Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 – Sala/Room 105 – São Paulo (SP) CEP/Postcode: 05508-080 – E-mail: cejudaic@usp.br – Tel.: +55 11 2648-6120


ALMOÇO TURCO SOLIDÁRIO E QUERMESSE

342_fique_5_2

Ashure é um período muito importante para as religiões abraâmicas. Acredita-se que Adão e Eva foram criados neste dia, o Profeta Abraão foi salvo do fogo, o Profeta Jacó e o Profeta José se reuniram neste dia, o Profeta Moisés salvou seu povo da tirania do Faraó e a arca do Profeta Noé desembarcou em um local seguro no dia de Ashure.

A Plataforma de Mulheres do CCBT convida você a se juntar a nós para homenagear o dia de Ashure com uma antiga tradição da Anatólia; partilha do pudim de Noé (também conhecido como ashura). Acredita-se que quando o Grande Dilúvio começou a retroceder, o Profeta Noé reuniu toda a comida que tinha na Arca e a usou para cozinhar um delicioso pudim.

Com seu ingresso você terá acesso a um buffet de almoço com comidas típicas turcas. No local também haverá uma quermesse de artesanatos turcos. O dinheiro arrecadado será destinado às famílias refugiadas.

Ingresso: R$ 50 (com direito a consumo de comidas ilimitado)
Inscrição: Mediante depósito ou transferência bancária para conta do CCBT:
Banco Santander Agência: 3293, Conta: 13007756-6, CPNJ: 13.815.711/0001-66

*Favor enviar nome completo e o comprovante de pagamento para: contato@brasilturquia.com.br

Data: 28/09/2019 – Sábado
Horário: 13:00 – 17:00
Local: SEDE do CCBT-Rua André Pinheiro, 38, Granja Julieta, São Paulo

*Vagas limitadas.


ANDRÉ LAJST E FÁBIO ROSENFELD DISCUTEM SOBRE “A OUTRA FACE DO ANTISSEMITISMO” EM EVENTO DA NA’AMAT SP E LIKUD BRASIL

A Na’amat Pioneiras São Paulo e o Likud Brasil realizam, no dia 22 de setembro (Domingo), às 17h, na Rua São Martinho, 48 – Campos Elíseos, a palestra “A outra face do antissemitismo”, com André Lajst e Fábio Rosenfeld e mediação de Ricardo Berkiensztat.

Diretor executivo do Stand With Us Brasil, André Lajst é Mestre em contra terrorismo, diplomacia e segurança nacional e doutorando em ciências políticas com foco no processo de paz. Foi pesquisador do Centro Internacional Contra Terrorismo, o ICT,

Formado em administração pela UFGRS, Fábio Rosenfeld é analista de controle do TCE do Paraná, vice-presidente do Likud Brasil e comentarista há 24 anos do programa de rádio Hora Israelita na Band.

Ricardo Berkiensztat é presidente executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo.

Evento: Debate “A outra face do antissemitismo”

Data: 22 de setembro de 2019 (Domingo)

Horário: 17h

Local: Na’amat Pioneiras São Paulo – Rua São Martinho, 48 – Campos Elíseos

Informações e inscrições: naamat.sp@naamat.org.br – Tel: (11) 3667.5247 – Whatsapp (11) 9.5327.4482

Ingresso solidário: Uma lata de leite em pó


IOM CHALÁ – COM BRENO LERNER E OS RABINOS DA CIP – DIA 22 DE SETEMBRO, ÀS 15H

342_fique_5_3


GRANDES FESTAS NA SINAGOGA DA LAPA

342_fique_5_4


342_fique_5_5


PEÇA DE VIANNINHA DIRIGIDA POR SÉRGIO FERRARA NA ESCOLA WOLF MAYA FAZ HOMENAGEM À ANTUNES

342_fique_5_6

Descrição: bbCom direção de Sérgio Ferrara, o espetáculo Nossa Vida Em Família estreou no dia 20 de setembro, sexta-feira, no Teatro Nair Bello. A peça é um estudo sobre a obra de Oduvaldo Vianna Filho, um dos expoentes da dramaturgia brasileira, que tem no elenco os formandos da Turma M6C da Escola de Atores Wolf Maya.

A temporada vai até o dia 29 de setembro com sessões às sextas-feiras e aos sábados, às 21 horas, e aos domingos, às 19 horas.

Esta montagem dá sequência a um panorama do teatro brasileiro que o diretor tem apresentado nos espetáculos que vem dirigindo na Escola Wolf Maya. O primeiro autor a ser encenado no projeto foi Mauro Rasi (A Cerimônia do Adeus), seguido por Dias Gomes (O Bem Amado) e Plínio Marcos (Homens de Papel).

Nossa Vida em Família estreou em março de 1972, no Teatro Itália, em São Paulo, com direção de Antunes Filho, falecido em maio deste ano, aos 89 anos. O espetáculo é uma homenagem que Ferrara e o elenco fazem ao diretor. “Precisamos reverenciar o importante trabalho que Antunes desenvolveu como diretor e pesquisador artístico. E trabalhar com um texto de Vianninha, cuja primeira montagem foi pelas mãos de Antunes, é uma boa maneira de mantermos vivas essas duas histórias do teatro brasileiro”, comenta Sérgio Ferrara.

No enredo, o casal de idosos Seu Souza e Dona Lu reúne os filhos em um almoço de domingo em sua casa, em Miguel Pereira, interior do Rio de Janeiro, para lhes comunicar que terão de deixar a casa onde viveram até então. O espectador atento perceberá com facilidade que a peça tem como fio condutor e objetivo central uma crítica social. Mesmo que não esteja tão evidente, a principal questão que conduz a história é o baixo poder aquisitivo da maioria da população brasileira. Nesse caso, exemplificado pela família Sousa, que se depara com o problema financeiro enfrentado pelo casal. Sousa é a personagem que traz à tona o debate sobre a condição do idoso e ao mesmo tempo denuncia os inversos valores do mundo capitalista, ou seja, as concepções morais como a ética e o trabalho, que não garantem um futuro digno e estável. Apesar disso, a personagem não perde seu senso de humor e não se esquece de gozar a vida, mesmo que esta esteja derrotada.

Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha) – Autor e ator carioca, Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974) personifica a trajetória de uma luta contra o imperialismo cultural. Sua dramaturgia coloca em cena a realidade brasileira por meio do homem simples e trabalhador. Filho do importante dramaturgo Oduvaldo Vianna, passou a ser chamado de Vianinha pela classe teatral e imprensa. Ao lado de Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal, foi um dos principais nomes do Teatro de Arena, em São Paulo, no final da década de 1950, e também participou da fundação do Centro Popular de Cultura (CPC) e do Grupo Opinião, no Rio de Janeiro, na década de 1960. Escreveu 17 peças, além de roteiros para a televisão, destacando-se no teatro os textos Chapetuba Futebol Clube, Moço em Estado de Sítio, Se Correr o Bicho Pega, se Ficar o Bicho Come (com Ferreira Gullar), Papa Higuirte, A Longa Noite de Cristal, Corpo a Corpo e Rasga Coração. Na televisão, as estórias O Matador, O Morto do Encantado, adaptação de Medéia (de Eurípedes) e episódios da série A Grande Família estão entre as principais realizações de Vianinha. Para o cinema, escreveu o roteiro de O Casal, filmado por Daniel Filho, em 1975, com José Wilker e Sônia Braga no elenco. Ele buscou imprimir sentido político à sua notável produção intelectual, vinculando-a, desde os primeiros escritos, aos deserdados, aos oprimidos e aos derrotados.

Elenco (Turma M6C): Alexandre Bitencourt, Angel Takeda, Ariel Crepaldi, Arthur Bandeira, Chase Hoffman, Enrique Henriquez, Gabriel Stacio, Gustavo Cortez, Hellen Miranda, Igor Lima, Karol Mendes, Larissa Taytie, Lucas Valente, Nathalia Mota, Renato Mascarenhas, Stephany Poncio, Tatiane Tovani, Thalía Melo e Victor Gomes.

Serviço

Espetáculo: Nossa Vida em Famila

Temporada: até 29 de setembro/2019

Sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h

Ingressos: R$ 30,00 (valor único) – Vendas na bilheteria do teatro.

Duração: 90min. Gênero: Drama. Não recomendado para menores de 12 anos.

Bilheteria: quarta a sábado (15h às 21h) e domingo (15h às 19h).

Teatro Nair Bello – Rua Frei Caneca, 569 – Shopping Frei Caneca, 3º Piso. Centro – SP/SP.

Tel: (11) 3472-2442. Capacidade: 201 lugares.

http://wolfmaya.com.br/

20
20