AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

Alguns dos melhores eventos que movimentam a comunidade paulistana estão aqui. Confira.


TIAGO ABRAVANEL EM PROL DO VOLUNTARIADO EINSTEIN

343_fique_5_1


INN GALLERY RECEBE “A PINTURA DA CONDIÇÃO HUMANA”, OBRA HISTÓRICA DE DORIS HOMANN

343_fique_5_2Alemã que se instalou no Brasil após sobreviver aos horrores de duas guerras mundiais hoje é reconhecida como grande artista

Chega a São Paulo a exposição de 60 obras da revolucionária artista de origem alemã Doris Homann (1898-1974), que fica na Inn Gallery até 18 de outubro. Artista que sobreviveu aos horrores de duas guerras mundiais, soube pintar as dores, lutas e transformações de seu tempo, em um legado artístico ainda pouco conhecido no Brasil, país que escolheu para viver com suas duas filhas, Claudia e Lívia. Chamada Doris Homann: A Pintura da Condição Humana, a exposição documenta as múltiplas facetas da vida e da obra da pintora, ceramista, escultura e gravurista.

Para a curadora da mostra, Lígia Testa, “o objetivo é apresentar, de forma inédita, uma biografia de enorme riqueza e uma obra que reflete angústias e também esperanças de períodos tumultuados da história da humanidade”. Fruto do desejo das filhas em homenagear vida e obra da mãe, a exposição tem sido elogiada pelos artistas e demais visitantes por sua importância histórica. Lívia, a primogênita, conviveu 4 anos ao lado da escritora Clarice Lispector, que a incentivou morar no Brasil, mas faleceu poucos dias antes da abertura da exposição. No entanto, participou ativamente de todo o processo de idealização, formulação e produção.

Artista intensa e apaixonada

Testa destaca que “Doris pinta a dor, a terra nos engolindo nas guerras, a lama nos tragando em tons terrosos; os olhos jovens de Doris veem a primeira guerra, quando querem ver os romances da juventude, ao amadurecer, eles veem a segunda guerra, quando querem ver as filhas aninhadas a ela; mulher intensa, apaixonada, pinta também o belo, a paisagem, retrata muita gente, quem pede, quem ela quer, quem encontra pelo caminho; mulher que quer um mundo menos desigual”.

Vida e obra

Nascida em Berlim, no dia 16 de maio de 1898, em família de classe média alta, a artista vivenciou infância e adolescência nos últimos momentos do Império Alemão, sob o domínio de Wilhelm II, até sua abdicação em 1918, ao final da Primeira Guerra Mundial. Com talento precoce, Doris estudou no Konigstaatlisches Lizeum (Liceu Real) e na Academia de Belas Artes, integrando o círculo de artistas reunidos em torno do escultor e pintor Otto Freundlich. Defendendo ideais libertários durante o período de efervescência na República de Weimar (1918-1933), Doris atuou em vários jornais, ilustrou livros e protagonizou várias exposições, individuais e coletivas.

Com a chegada de Hitler ao poder, em 1933, a situação política, econômica e social na Alemanha ficou cada vez mais insustentável e logo Doris Homann transferiu-se com as filhas e marido para a Itália, onde, em setembro de 1943, presenciou o bombardeio aliado à cidade de Frascati, onde residia com as filhas. A primogênita, Lívia, foi a primeira a mudar-se para o Brasil. Em 1948 chegam ao Rio de Janeiro Doris e Claudia, onde passam a viver. Reconhecida como grande artista, Doris realiza na então capital federal várias exposições de sucesso. A primeira ocorreu no final de 1950, na sede do Ministério da Educação, no Rio de Janeiro, prédio inaugurado em 1943 e considerado marco da arquitetura moderna brasileira Sua galeria durante muito tempo foi considerada a mais badalada do Rio de Janeiro.

Serviço:

Exposição: A Pintura da Condição Humana

Data: até 18 de outubro

Local: Galeria Física Inn Gallery – Rua Dr. Melo Alves, 138 – Jardins, São Paulo

Site: http://www.inngallery.com.br/ e https://www.ligiatesta.com.br/


NEUROBINGO DA B’NAI B’RITH SP – ATIVIDADE DIFERENTE COM MUITA DIVERSÃO

343_fique_5_3Compartilhe isso:


JANTARES NA SUCÁ

343_fique_5_4


FALAFEL NA SUKKAH

343_fique_5_5

Inscrições: http://bit.ly/JIN15-10


EM JANEIRO, UMA VIAGEM JUDAICA COM O RABINO GOURARIE DA SINAGOGA MISHCAN MENACHEM

343_fique_5_6Mais informações através do telefone (11)3677-7500, no e-mail turismo@shilton.com.br, ou com Ana Caroline Ribeiro: sinagoga.secretaria@gmail.com

SINAGOGA MISHCAN MENACHEM – Rua Madre Teodora, nº 45 – Jardim Paulista – Te l: (11) 3051-6472


CALL FOR PAPERS

A Professora Heloisa Pait, da Unesp, está organizando a coletânea “Media, Development and Democracy: historical and current connections”; A chamada completa está no site da Emerald Studies in Media and Communications e o prazo é 15 de dezembro.

O artigo que inspira a coletânea é o Liberalism without a Press: Eighteenth-century Minas Geraes and the Roots of Brazilian Development, que foi apresentado pela professora no Simpósio de Estudos Judaicos da USP em 2018, no qual ela sugere olhar para o desenvolvimento brasileiro a partir do exame dos meios de comunicação.

Artigos que tratem da experiência marrana no Brasil e na América Latina, em particular ligados às questões comunicativas (estudo, leitura, bibliotecas, etc.) e econômicas (ocupações, renda, etc.) serão especialmente bem-vindos.


CÂMARA BRASIL-ISRAEL APOIA MISSÃO COMERCIAL À FEIRA ISRAFOOD EM ISRAEL

Brasil terá pavilhão especial com o objetivo de potencializar a geração de negócios entre o país e Israel

A Israfood é o principal evento comercial da cadeia agroalimentar em Israel, que acontecerá de 26 a 28 de novembro de 2019, em Tel Aviv. No ano passado, a Feira, que reúne em seu espaço ampla oferta de produtos alimentícios como carnes, café, frutas, produtos congelados, pastas, condimentos, pães, doces, chocolates e queijos, entre outros, recebeu cerca de 20 mil visitantes e espera repetir o número em 2019.

Com o objetivo de potencializar a geração de negócios no Pavilhão Brasil durante a Israfood 2019, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria estão organizando uma Missão Comercial à Israfood.

Podem se inscrever empresas da indústria de alimentos e bebidas, comerciais exportadoras, tradings, entidades setoriais e cooperativas, desde que para a promoção exclusiva de produtos brasileiros.

As empresas brasileiras selecionadas para integrar o Pavilhão Brasil contarão com estrutura completa, incluindo recepcionistas bilíngues, catálogo institucional e mobiliário para preparação e exposição de produtos, bem como para reunião com os potenciais compradores.

É importante ressaltar que o ato de inscrição não garante a participação na Feira, apenas manifesta o interesse do inscrito no processo de seleção de expositores. A inscrição implica o completo assentimento com os Termos e Condições de Participação.

O Ministério da Agricultura entrará em contato por e-mail, com as empresas selecionadas após o término do processo

As inscrições para a participação no Pavilhão Brasil da Israfood podem ser feitas até o dia 20 de setembro em: http://www.agricultura.gov.br/israfood-2019.

As empresas que quiserem visitar a Israfood, devem entrar em contato com a Câmara Brasil – Israel de Comércio e Indústria pelo email: eventos@cambici.org.br ou pelo telefone: (11) 3063.4424.

20
20