1º TIKUN LEIL SHAVUOT VIRTUAL EM PORTUGUÊS

UM EVENTO QUE ENTRA PARA A HISTÓRIA DO JUDAÍSMO BRASILEIRO

Na noite de 14 de maio passado a organização internacional Brit Braja Worldwide Jewish Outreach (www.britbraja.org) realizou o 1º Tikun Leil Shavuot Virtual em português, um evento de cinco horas ininterruptas que ficará como um marco na história do judaísmo brasileiro. O evento teve o apoio daB’nai Brith International e da B’nai Brith Kansas City que ajudaram na viabilização e divulgação do evento em grande escala por toda a América Latina com a presença do Sr. Mark Wasserstrom, presidente do Lodge # 184 Kasas City da B’nai Brit.

É costume permanecer acordado durante a noite de Shavuot em orações e estudos da Torá; este costume tem sua fonte no Midrash, que relata que o povo judeu foi negligente após receberem a Torá, já que eles dormiram na noite anterior ao recebimento e Moshe Rabenu teve que acordá-los diversas vezes. Então, nesta noite fazemos hoje o Tikun (a retificação) por nossos antepassados.

177_especial_4.1

O evento começou com salmos  cantados pela chazanit Adriah Liebschutz (foto) do Templo Israel de Kansas City, com arranjos musicais criados por ela, que também dirigiu, juntamente com o rabino Jacques Cukierkorn, um serviço religioso, após o que começaram os estudos com palestras feitas por diversos convidados como Camilla Baggio, da Brit Bracha, que falou sobre a família e a sua importância para a integração de nosso povo, de nossas tradições e cultura. A  ela se seguiu a brilhante exposição de Ronaldo Gomlevsky, da Menorah Brasil, que trouxe um banco de fotos particulares, aliando o visual com a prédica como nosso povo viveu e tem vivido em diversos países do mundo, agradando muitíssimo a todos participantes que puderam ter uma ampla visão de fatos históricos de nosso povo. Ronaldo falou sobre a liderança judaica que hoje em dia tem mais afastado do que unido nossa comunidade  e da importância que os líderes têm para trazer o povo de volta – 80% dos judeus pelo mundo estão afastados por causa da liderança falha. Então  foi a vez do Rabino Uri Lam, da Sociedade Israelita da Bahia (SIB), que trouxe um estudo sobre Kabalah e Shimon Bar Iochai. Fabiano Leite, da Brit Bracha, falou sobre idolatria e o malefício dela, bem como do resgate dos anusim.

177_especial_4.2

O evento contou também com a presença de Shaul Bentzion, do Kol HaTorah, que falou sobre a Torá e de como devemos encará-la para nos achegarmos mais ao Eterno, e teve  a participação de Charton Baggio (foto) , coordenador das operações da Brit Bracha no Brasil, que falou sobre a conectividade das festas e seus conceitos de ética, moral e justiça social.  Participaram pessoas dos Estados Unidos da América, Canadá, Japão, Espanha, Colômbia, Costa Rica, México, Peru, Argentina e de norte a sul do Brasil, de diversas comunidades judaicas, benei anusim, e não-judeus.

177_especial_4.3

E o evento, encerrado com o tema  “Dez Mandamentos e sua Estrutura e Impacto na nossa Vida” pelo rabino Jacques Cukierkorn (foto), presidente da Brit Bracha Internacional, teve tanto sucesso que a instituição já está se  programando para começar a realizar mensalmente outros semelhantes de estudos e debates sobre judaísmo, suas tradições e cultura.

A  Brit Bracha Internacional  administra um grupo no Facebook chamado “Instrução Sobre Judaísmo” onde divulga temas judaicos atuais.

“Uma inovação que traz o uso da tecnologia para a divulgação em larga escala de como nosso povo vive, pensa e age; e como toda inovação tem seus desafios dentro e fora da comunidade judaica, um desafio que fale a pena lutar, que vale a pena viver, que vale a pena percorrer buscando levar uma mensagem de ética, moral e justiça social, de união, de respeito entre todos os seres humanos independente de suas raças, cores ou crenças, só assim seremos como povo, como nação uma luz para os demais”, disse o rabino Jacques Cukierkorn. E acrescenta: “ Somente através do conhecimento se pode vencer a ignorância que traz o antissemitismo que nos faz ficarmos fechados em nosso mundo o que provoca ainda mais este circulo vicioso de proteção e ataque. Porém a Brit Bracha, através de sua atuação, vem alcançando judeus e não judeus em cada canto da América Latina, e aqui no Brasil, tem ajudado a pessoas em cidades no interior que não possuem uma comunidade ou um rabino a ter acesso a estas através de seus serviços virtuais de Shabat e de aconselhamento rabínico”.

A Brit Bracha oferece a seus filiados e comunidade geral, todos os sábados, um serviço religioso de Shabat com prédica do rabino Cukierkorn, e semanalmente promove classes virtuais de Tradição e Cultura Judaica onde os membros participam gratuitamente e pessoas não membros podem participar pagando uma taxa. Em breve estará fornecendo cursos de hebraico para as pessoas aprenderem a ler, escrever e falar o idioma. E entre os dias 5 a 8 de dezembro deste ano estará realizando em Brasília/DF o 1º Congresso Internacional sobre Pluralismo Judaico. Mais  informações você poder obter através do  www.britbraja.org

 

20
20