O BAAL SHEM TOV E O MÉDICO – POR DOUG LIPMAN

176_HR_2

Uma vez, um médico famoso reconheceu um de seus pacientes na rua. Sem uma palavra de saudação, o médico disse: “Eu lhe disse para não andar sobre aquela perna até que ela se curasse completamente!”

“Mas está curada!”, disse o homem.

“Impossível! Vi a ferida na perna. Levaria meses!”

“Eu procurei outro tipo de cura, doutor. Fui a um rabino místico, o que chamam de Baal Shem Tov.”

O médico apertou os olhos, então simplesmente foi embora. Uma semana depois, o médico bateu com força na porta do Baal Shem Tov. 

Quando a porta se abriu, ele disse: “Ouvi dizer que você diz ser um curandeiro!” O Baal Shem Tov olhou para o visitante. “D-us é quem cura, meu amigo. Entre!” O médico não se moveu. “Vamos examinar um ao outro”, disse ele. “Quem melhor diagnosticar a doença do outro vai ser provado o melhor médico.” O Baal Shem Tov sorriu. “Como você quiser. Mas por favor, faça-me o favor de entrar!” 

Uma vez dentro, o médico começou a sua análise do Baal Shem Tov. O médico cutucou ele, beliscou, olhou em seus ouvidos, e bateu em seus joelhos. Depois de uma hora, o médico disse: “Você não tem nenhuma doença que eu posso encontrar”. 

Eu não estou surpreso que você não possa encontrá-la”, disse o Baal Shem Tov. “Eu desejo tanto a presença de D-us, que meu coração grita de dor quando eu não posso senti-lo. Minha doença é este desejo constante por D-us.” 

O Baal Shem Tov olhou para o médico por um longo tempo. “Deixe-me agora examiná-lo.”

O Baal Shem Tov segurou as mãos do médico e olhou em seus olhos. Por fim, o rabino disse: “Você já perdeu algo muito valioso?”

“Pra falar a verdade”, disse o médico, “uma vez eu tive uma grande jóia, mas ela foi roubada de mim.”

“Ah! Essa é a sua doença!” disse o Baal Shem Tov.

“O que? Sentir falta do meu diamante?”

“Não. Minha doença é o anseio por D-us. A sua é que você esqueceu que já teve esse desejo.”

O médico respirou. Em um momento, uma lágrima correu pelo seu rosto. Depois desta, muitas outras começaram a cair. Ainda segurando as mãos do Baal Shem Tov, ele começou a soluçar. “Por favor”, disse ele. “Ensina-me a ansear a D-us!”

“Com a ajuda de D-us”, disse o Baal Shem Tov, “a sua cura já começou.”

 

 

FONTE: Shaarei News [retorno.shaarei.bina@gmail.com]

 

20
20