SEM CONHECIMENTO NÃO HÁ SABEDORIA – RABINO NISSIM KATRI

348_história_1 _1Conhecimento sozinho não garante sabedoria. Uma pessoa pode ser muito versada, mas pode fazer mal uso de seu conhecimento. Contudo, sem conhecimento não há sabedoria.

Isto é algo similar aquilo que nossos sábios ensinam na Ética dos Pais: “O ignorante não pode ser verdadeiramente devoto”.

A pessoa pode ter a melhor das intenções, mas a não ser que ele tenha o conhecimento do que é certo e do que é errado, os seus esforços por uma devoção espiritual podem resultar em ações que são qualquer coisa, mas menos espirituais.

O sábio cuida de sua saúde. Mas se ele não sabe quais alimentos são sadios e quais não o são, ele não pode cuidar apropriadamente de sua saúde.

Uma aplicação pratica desse principio é o desejo de pais de prover para seus filhos. Podem existir situações em que a falta de conhecimento pode resultar em dano para seus filhos, apesar de toda boa vontade dos pais.

Em tudo que fizermos, nós devemos obter a mais confiável informação sobre o assunto. Sem conhecimento, as nossas melhores intenções podem resultar em prejuízo.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.brchabad.bhz@terra.com.br

20
20