EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Daniel Annenberg, rabinos Michel Schlesinger, David Weitman, Yossi Alpern e Moti Begun, Fernando Lottenberg, Isaac Herzog, Ministro Ricardo Salles, Monica T.Huztler, Sergio Rosenberg, Tenente Ariel José Assayag do Lago, Fabiana Grinberg, Ernesto Honigsberg, Dr. Guilherme Ary Plonski, Dra. Myriam Krasilchik, Alex Levy Heller, Rony Vainzof, Alexandre Dodeles e Diana Mochcovitch, dentre outros.


MEZUZÁ É COLOCADA NA PORTA DO GABINETE DO VEREADOR DANIEL ANNENBERG

531_first_5_1O vereador Daniel Annenberg (PSDB) recebeu hoje em seu gabinete na Câmara Municipal de São Paulo os rabinos Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (CIP), David Weitman, da sinagoga Beit Yaacov e da Congregação e Beneficência Sefardi Paulista, Yossi Alpern, do Beit Chabad Central, e Moti Begun, da Sinagoga Talmud Thorá e Escolas Gani-Lubavitch.

Daniel Annenberg recebeu com alegria os amigos da comunidade judaica para realizarem a colocação da Mezuzá nas portas de seu gabinete, para trazer proteção e lembrar de nossa espiritualidade.

“Trabalhar na Câmara implica, também, em conciliar posições antagônicas, cultivar a tolerância e o bom senso. Nesse sentido, a colocação das mezuzás por rabinos de diferentes congregações nos ajuda a encontrar esse equilíbrio, esse importante espírito de união. A mezuzá, que é fixada em posição inclinada – nem vertical, nem horizontal -, representa esse caminho do meio, pois entre um extremo e outro, há sempre uma possibilidade intermediária”, disse ele.


PRESIDENTE DA CONIB TEM ENCONTRO COM CHAIRMAN DA AGÊNCIA JUDAICA, EM ISRAEL

531_first_5_2O presidente da Conib, Fernando Lottenberg, em visita a Israel, teve um encontro com Isaac Herzog, Chairman da Agência Judaica. Durante a reunião, a conversa girou em torno dos projetos em conjunto da Agência com a Conib, tais como educação judaica e comunidades emergentes, além das próximas atividades conjuntas. Já era vontade de Herzog, declarada durante sua passagem pelo Brasil no ano passado, incrementar as relações com a comunidade judaica brasileira.

A Conib tem a Agência Judaica como parceira estratégica para realizar alguns programas. Esta parceria vem trazendo resultados concretos para o desenvolvimento das comunidades judaicas espalhadas pelo Brasil, especialmente em trabalhos de educação e desenvolvimento comunitário.


MINISTRO DO MEIO AMBIENTE RICARDO SALLES É RECEBIDO NA ACESC

531_first_5_3Ministro Ricardo Salles, Monica T.Huztler e Sergio Rosenberg

Ricardo Salles, Ministro do Meio Ambiente, foi recebido no último jantar da ACESC- Associação de Clubes Esportivos e Sócio-Culturais de São Paulo, pela presidente Mônica T. Hutzler e por Sérgio Rosenberg, Diretor do Meio Ambiente. O evento aconteceu dia 20 de fevereiro, no Club Athletico Paulistano.


TENENTE ASSAYAG – PRIMEIRO COLOCADO NO IME – INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA

531_first_5_4Tenente Assayag com o Comandante do IME, General Armando Morado Ferreira, ao receber do Presidente Bolsonaro, em novembro, uma medalha

O 1º Tenente Ariel José Assayag do Lago obteve o primeiro lugar geral da turma, dentre 88 engenheiros formados pelo IME- – Instituto Militar de Engenharia em dezembro do ano passado, recebendo a espada das mãos do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que presidiu a formatura dos novos oficiais engenheiros militares, acompanhado de ministros e autoridades de seu governo, alguns deles formados no Instituto.

Tendo ingressado no IME em fevereiro de 2015 com apenas 16 anos, em 2018 o Tenente Assayag foi enviado durante seis meses para estagiar na U. S. Military Academy, em West Point – EUA.

O Tenente Ariel Assayag servirá no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), no Campo de Provas da Marambaia em Barra de Guaratiba – RIO.

Texto Israel Blajberg


CENTRO DE ESTUDOS JUDAICOS DA USP FUNCIONA AGORA EM NOVO HORÁRIO E COM NOVO MONITOR

531_first_5_5Em 2019, Fabiana Grinberg foi a responsável pelo atendimento, comunicação digital e produção de eventos do Centro de Estudos Judaicos da USP, contribuindo para viabilizar as atividades desenvolvidas no ano. Em 2020, deu as boas vindas a Ernesto Honigsberg, novo monitor do CEJ, que passa a atender o público todos os dias da semana, em novo horário: às segundas, terças e quintas das 15h às 19h, e às quartas e sextas das 9h às 13h.


PROFESSORES SÃO LAUREADOS COM O PRÊMIO USP “TRAJETÓRIA PELA INOVAÇÃO”

531_first_5_6

Os professores Dr. Guilherme Ary Plonski (FEA/EP) e Dra. Myriam Krasilchik (FE) foram homenageados pela Universidade de São Paulo com o Prêmio USP “Trajetória pela Inovação”, em reconhecimento de suas trajetórias de pesquisa e atividades acadêmicas, e pelas importantes contribuições realizadas para inovações científicas, tecnológicas ou culturais, contribuindo assim para a excelência do resultado institucional e para o desenvolvimento socioeconômico do país.


JOVENS POLACAS

531_first_5_7Elogiado por críticos e telespectadores, estreou em circuito nacional o filme Jovens Polacas, de autoria de Alex Levy Heller. Baseado no livro da historiadora Esther Largman, ele retrata a vida de mulheres judias traficadas para a prostituição no Rio de Janeiro, no início do século XIX.


CONIB É ADMITIDA COMO ‘AMICUS CURIAE’ EM RECURSO NO STF

A Conib foi admitida, nesta quarta-feira (19), conforme despacho assinado pelo Ministro Dias Toffoli, para atuar em recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) como ‘Amicus Curiae’ (Amigo da Corte). A expressão em latim é utilizada para designar uma instituição que tem por finalidade fornecer subsídios às decisões dos tribunais, oferecendo-lhes melhor base para questões relevantes e de grande impacto. O caso em questão é um recurso extraordinário interposto pelo Facebook, em razão de uma ação indenizatória, por conta da criação de uma página falsa na rede social em que eram enviadas mensagens, em nome da vítima, a terceiros, de conteúdo difamatório.

Em primeira instância, o Facebook foi condenado a indisponibilizar a página indicada e a apresentar dados do autor. Em segunda instância, a plataforma foi ainda condenada ao pagamento de indenização. A decisão foi fundamentada no Código de Defesa do Consumidor, afastando a previsão específica do art. 19 da Lei nº 12.965/2014, conhecida também como Marco Civil da Internet – MCI.

O Artigo 19 do MCI prevê que provedores de aplicação como Facebook, com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura, somente poderão ser responsabilizados civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências para tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente.

Ou seja, apesar de não haver necessidade de ordem judicial para remoção de conteúdo de terceiros pelo provedor em sua plataforma, se ele não adotar qualquer medida após tomar ciência extrajudicialmente, não poderá ser responsabilizado, exceto após eventual ordem judicial descumprida.

O art. 19 do MCI flexibiliza a exigência da atuação diligente dos provedores na apuração das solicitações extrajudiciais em virtude de potenciais ilicitudes em seu próprio ambiente, como nos casos de discurso de ódio.

Eventual declaração de inconstitucionalidade, não atingirá provedores de aplicações, como intermediários, que atuem de forma diligente ao tomarem ciência de qualquer potencial ilegalidade em sua plataforma, adotando medidas efetivas para soluções alternativas e eficazes, visando sanar o problema extrajudicialmente, pacificando as relações digitais, quer comerciais, quer pessoais, representando uma justiça horizontal e dinâmica, demonstrando que se preocupam com os seus usuários e com a manutenção de um ambiente saudável e frutífero. A ausência de atendimento extrajudicial usualmente agrava exponencialmente o dano, especialmente para ilícitos graves como discurso de ódio, tão caros e não raros atualmente, infelizmente.

Para Rony Vainzof, advogado e secretário da Conib, “decisões administrativas privadas nas plataformas, de acordo com os seus Termos de Uso, não podem ser formas alternativas para mitigar o discurso de ódio, mas iniciais, ao trazerem maior eficiência diante de conteúdos tão sensíveis”.

Assim, em razão da relevância do tema em perspectiva com alguns dos objetivos institucionais da Conib, como agir contra manifestações de caráter discriminatório, especialmente contra o racismo e o antissemitismo, promovendo a defesa dos direitos humanos e demais valores universais e estimular a compreensão e a tolerância, promovendo a ética, a democracia, a cidadania e a paz, após requerimento, a instituição foi admitida como ‘amicus curiae’ pelo Supremo Tribunal Federal.

No despacho, assinado pelo relator, ministro Dias Toffoli, a admissão da Conib se dá por considerar que “não há dúvida de que a participação de diferentes grupos em processos judiciais de grande significado para toda a sociedade cumpre uma função de integração extremamente relevante no Estado Democrático de Direito”.

Ainda de acordo com o documento, a Conib “possui, dentre seus objetivos, agir contra manifestações de caráter discriminatório, além de promover a defesa dos direitos humanos e demais valores universais, realidade ainda não considerada pelas demais entidades e organizações admitidas na qualidade de amigo da Corte no presente feito, o que, entendo, pode trazer novas luzes acerca da aplicação da lei e suas consequências”.


NO RJ, POSSE DA NOVA DIRETORIA DA CJB-CONGREGAÇÃO JUDAICA DO BRASIL

No Kabalat Shabat do dia 13 de março de 2020, seguido de um kidush festivo, tomou posse a presidência, diretores e conselheiros da CJB – Congregação Judaica do Brasil, que ficou assim constituida:

Presidente: Diana Mochcovitch

Vice-Presidente: Alexandre Dodeles

Conselho Consultivo

Eduardo Nasajon, Elisabete Kampel Chreem, Isaac Franklin Obadia, Jaime Celso Bogorotty, Roberto Oscar Halpern e Ronaldo Cezar Coelho

Conselho Fiscal

David Milech, Henrique Uram, Jacob David Orlean, Leslie Kikoler, Lucy Seldin e Safira Saragossy

Diretoria

Administrativa – Betty Bitter
Chevra Kadisha – Eliane Saadia
Comunicação – Suely Pustilnic e Denise Ainbinder
Culto – Efraim Simão Nigri
Eventos – Patricia Magier
Financeiro – Helio Mochcovitch
Marketing e Vendas – Patricia Abramovitch
Patrimônio – Denise Uram

20
20