GASTRONOMIA COM SAÚDE – ZIVA BAHBOUTH

ziva

O consumo da beringela contribui com a drenagem do fígado, do pâncreas e dos rins. As fibras (pectinas) que ela contém melhoram o trânsito intestinal, sem contudo agredir intestinos sensíveis.


BERINJELA

199_sabores_1

Benefício saúde

A berinjela tem muita água sendo por este motivo pobre em calorias. Ela é uma grande aliada na luta contra o colesterol e tem propriedades diuréticas e laxativas em razão de sua riqueza em potássio e fibras. Seu consumo contribui com a drenagem do fígado, do pâncreas e dos rins. As fibras (pectinas) que ela contém melhoram o trânsito intestinal, sem contudo agredir intestinos sensíveis.

Como escolher

Escolha uma berinjela de tamanho médio, de casca bem lisa e brilhante e de polpa bem firme.

Como conservar

A berinjela deve ser manipulada com cuidado. Ela conserva-se por uma semana no refrigerador e  congela-se melhor depois de cozida com outros legumes.

Você sabia?

Segundo estudos americanos, a berinjela teria a propriedade de limitar o aumento do colesterol no sangue e ajudaria também na proteção das artérias e na prevenção de doenças cardiovasculares.


 PEQUENAS CHARLOTTES DE BERINJELA COM MOLHO DE IOGURTE

199_sabores_1.2

MODO DE FAZER

  1. Lave e descasque as berinjelas de maneira a formar tiras bem largas e corte a polpa em rodelas de 5mm de espessura. Cozinhe as cascas por 4 ou 5 minutos no vapor para amaciá-las. Passe a polpa de tomate por uma peneira para eliminar a água. Deixe a gelatina de molho em água fria.
  2. Unte uma frigideira com óleo e coloque no fogo moderado para esquentar. Salgue e apimente as rodelas de berinjela e cozinhe-as durante 2 ou 3 minutos de cada lado para que fiquem macias. Em uma panela, esquente a polpa de tomate, salgue e apimente. Escorra a gelatina, jogue na panela e mexa até que ela tenha derretido bem.
  3. Preaqueça o forno a 160o C (termostato 5 – 6). Unte 6 pequenas formas e forre-as com as cascas da berinjela, deixando o lado brilhante da casca para baixo. Preencha-as formas, alternando  uma camada de berinjelas e uma de tomate, e dobre as cascas de berinjela na superfície.
  4.  Bata os iogurtes com a menta picada. Salgue, apimente e coloque em uma molheira. Tire as charlottes da forma e deixe esfriar. Sirva-as rodeadas do molho de iogurte com menta.

Informações dietéticas:

Por fornecer proteínas, o iogurte ajuda  sustentar o organismo, dando uma sensação de saciedade.


ZIVA BAHBOUTH – Pesquisa permanente de assuntos relacionados com uma alimentação saudável. Saiba mais.

 zivaba@hotmail.com

20
20