9º. FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL
O 9º Festival de Cinema Italiano no Brasil, realizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (Presidida por Edoardo Pollastri), apresentou no MIS uma retrospectiva dos filmes dos Irmãos Taviani, considerados os poetas do cinema italiano em todo mundo. Já no Auditório do Ibirapuera os holofotes e a atenção dos 800 privilegiados VIP’s foram para o ator de maior destaque no cenário do atual cinema italiano, Riccardo Scamarcio.
O filme vencedor foi o mundialmente aclamado A Grande Beleza (Globo de Ouro e outros prêmios). Paolo Taviani e Vittorio Taviani, que roteirizam e dirigem seus filmes, são responsáveis por algumas das obras mais importantes do cinema italiano no final do século passado. Criaram fama internacional quando venceram a Palma de Ouro em Cannes, com Pai patrão (1977). No 9o. Festival foram representados pelo irmão mais jovem Franco Broggi Taviani. A video conferência em tempo real reuniu no auditório do MIS os três irmãos.
A novidade desta 9a. edição ficou por conta do Prêmio Barilla de Coprodução Cinematográfica Brasil-Itália. A produção vencedora DIMINUTA foi anunciada durante a festejada e prestigiada cerimônia de abertura do Festival. Concorrem ao Prêmio Barilla os projetos inscritos nas leis do audiovisual no Brasil e com coprodução italiana estabelecida.
Para encerrar o Festival, foi entregue, no complexo de cinemas Reserva Cultural, o Prêmio Magneti Marelli de Cinema Italiano ao filme vencedor, de acordo com o voto do público: A Grande Beleza.
Sobre o filme Diminuta- Prêmio Barilla do 9º. Festival de Cinema Italiano no Brasil:
Protagonizado por Reynaldo Gianecchini, e ainda no elenco Deborah Evelyn, Daniela Escobar, Carlos Vereza, Derico Sciotti, Vanessa Jackson, entre outros, o Longa Diminuta do cineasta Bruno Saglia, que será rodado em 2014 no Brasil e na Itália, ganha lugar de destaque, cada vez mais, nos principais veículos de comunicação. Produzido por Paulo Medeiros de Lima, o projeto tem coprodução da OCEANO PRODUÇÕES, TELEIMAGE E REYNALDO GIANECCHINI, uma produção B.O.X.X. FILME
Carla Maurano, ator Felipe Folgosi, Erica Bernardini, Bárbara e Franco Taviani.
Daniela Escobar com o diretor Bruno Saglia recebe o prêmio Barilla.
Alfredo Sternheim, Bárbara e Franco Taviani.
Edoardo Pollastri e Bárbara e Franco Tavianii.
Edoardo Pollastri e Francesco Paternó.
Erica Bernardini, Carla Luzatti, Carla Maurano e Tatiana, equipe organizadora do festival.
Erica Bernardini, Carla Maurano e Eliane Guerini, correspondente brasileira em Hollywood.
Felipe Folgosi e cronistas de cinema.
Marcelo De Meo, Sandra Monte Alegre e Luisa Paes Leme.
Marta Livia Suplicy, Joyce Cavalcante e Surrey Youssef.
Paulah Gauss, Denise Martin e Paulo Benevides.
Reinaldo Gianecchini em Diminuta, premiado com o Prêmio Barilla de Cinema em SP.
Riccardo Scamarcio, Erica Bernardini e Marcelo De Meo.
Wilson Dimitrov e Beth Lagus Paim recebem amigos.