LANÇAMENTO DOS CADERNOS CONIB NA CASA DO POVO
A Confederação Israelita do Brasil lançou nesta terça-feira, 29 de abril, na Casa do Povo, em São Paulo, o segundo número dos Cadernos Conib, que aborda a contribuição judaica à democracia no Brasil. Foram ao evento cerca de 60 pessoas.
A publicação mostra não apenas a grande participação dos judeus nos debates sobre os rumos do País, como também a diversidade de opiniões e o espírito democrático existentes entre seus membros.
“Com este novo número, a entidade máxima da comunidade judaica brasileira cumpre seu papel: contar às novas gerações o que aconteceu nas últimas décadas no Brasil”, disse Fernando Lottenberg, secretário-geral da Conib, no lançamento da publicação, na noite desta terça-feira, na Casa do Povo, em São Paulo.
Benjamin Seroussi, curador da Casa do Povo, falou do orgulho em sediar o evento e agradeceu à Conib e a Max Altman, ex-presidente da escola Scholem Aleichem, que funcionou no local, e que deu seu depoimento para o texto, nos Cadernos, que conta a história da Casa do Povo. Criada há 60 anos por judeus progressistas no Bom Retiro, a instituição vive um processo de retomada de suas atividades e se apresenta como um espaço de experimentação para a cidade de São Paulo.
“Não haveria melhor local possível para o lançamento: este foi um verdadeiro espaço de resistência às forças antidemocráticas”, afirmou Jairo Degenszajn, presidente do Conselho Deliberativo da Casa.
Entre os colaboradores presentes na sessão de autógrafos, Clara Ant, Eva Blay, Carlos Brickmann e Henrique Veltman. Compareceram Max Altman, a maestrina Hugueta Sendacz, intelectuais, historiadores, jornalistas, o diretor-geral do colégio I.L. Peretz, Carlos Walter Dorlass; Jacques Griffel, do Conselho Deliberativo do Colégio Renascença, representantes da entidade de direitos humanos B’nai B’rith, da revista A Hebraica e do jornal Tribuna Judaica.
Os Cadernos Conib serão distribuídos aos alunos do Ensino Médio das escolas judaicas formais no Brasil.
Fotos: Divulgação
Karen Sasson, Eva Blay e Fernando Lottenberg, secretário geral da Conib.
De pé, Fernando Lottenberg, Na mesa de autógrafos, Clara Ant, Carlos Brickmann e Henrique Veltman.
Daniel Strum, Eva Blay, Jaime Spitzcovsky e Benjamin Seroussi.
Abraham Goldstein, Clara Ant e Edgar Lagus
Lilian Starobinas, Sergio Napchan e Joel Rechtman.