NÃO ENTENDO HEBRAICO , ENTÃO NÃO POSSO ORAR – RABINO ARIEH RAICHMAN

RABINO_ARIEH
Há um indivíduo que tem vergonha de ir à sua sinagoga. Não é porque ele fez alguma coisa errada. Ele apenas sente que a oração não vale a pena, a menos que entenda. Para ele, é como um papagaio repetindo as palavras , e não realmente uma comunicação.

Anos atrás, quando eu fui para um acampamento de verão no Brasil, alguns dos campistas tentaram praticar o seu inglês comigo. Infelizmente, o seu vocabulário era muito limitado e eles usaram muitas palavras negativas. Para eles, essas palavras eram apenas palavras inglesas, como as positivas, pois não sabiam a diferença. No entanto, a mensagem que passou me deixou ofendido.

No festa de Shavuot uma oferta especial é trazida, chamada a oferta Omer. Ela é levada para o templo e uma cerimônia especial é executada antes de ser sacrificada no altar. Nossos sábios nos ensinam que, durante a cerimônia do sacrifício, a oferenda é movimentada para a frente e para trás, a fim de evitar os ventos violentos, e para cima e para baixo, para manter fora orvalhos nocivos. Este rito é dispensável em trazer a oferta e ainda mantém ventos violentos e orvalhos nocivos a distância.

É possível orar no idioma que você fala, no entanto, cada palavra na oração hebraica tem um significado mais profundo por trás dele. Assim como uma cerimônia com movimentos simples poderia manter os ventos violentos longe, mesmo sem você saber, o mesmo ocorre com a oração. Mesmo se você não entender o que fala, basta fazê-lo. Os efeitos certamente ocorrerão.

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus