SÃO PEDRO SPA MÉDICO APOSTA NO TCC PARA TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS ALIMENTARES

Terapia Cognitivo-comportamental visa à modificação de esquemas cognitivos

“Todo e qualquer distúrbio alimentar, seja a compulsão por comida, seja a bulimia ou a anorexia são desencadeados por fatores multifuncionais, sendo os psicológicos de grande importância e precisam ser tratados para que o paciente alcance não só o peso ideal para seu biótipo, mas essencialmente qualidade de vida”, declara Vanessa Ponstinnicoff, psicóloga do São Pedro Spa Médico.

A Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) – aposta do São Pedro Spa Médico para o tratamento de distúrbios alimentares – consiste em um tratamento breve, focado em problemas específicos, como quadros de depressão, ansiedade, distúrbios do sono, compulsão alimentar e tabagismo. “O TCC consiste em um tipo específico de psicoterapia que enfatiza a importância dos processos cognitivos na compreensão e no tratamento de diversos transtornos mentais, propondo, simplificadamente, que a maneira como representamos a realidade ativa motivações, emoções e processos cognitivos associados que, por sua vez, influenciam nossas ações. Ou seja, dependendo da maneira como interpretamos aspectos da nossa realidade, teremos reações emocionais diferenciadas que induzirão nossas atitudes. Caso haja a ocorrência de pensamentos disfuncionais, nossos comportamentos frequentemente serão desadaptados e podem causar sofrimento pessoal ou relacional. Assim, a terapia cognitiva compreende que os esquemas disfuncionais resultantes de nossa história de vida podem ser modificados e que a mudança destes esquemas costuma resultar em mudanças no humor e no comportamento, podendo trazer mais clareza de escolhas e efetividade das relações interpessoais. Nos transtornos alimentares é comum haver comorbidade com transtornos mentais, tais como depressão e distúrbios de ansiedade, o que prejudica sobremaneira a qualidade de vida do paciente, por isso o tratamento com o TCC pode ser fundamental”, explica Vanessa.

O transtorno alimentar mais comum na obesidade é o BED (binge eating disorder). “Nesse caso, são aplicadas escalas para verificação de sintomas da doença, como depressão, ansiedade e desesperança e a modificação de pensamentos permissivos com relação à comida e pensamentos sabotadores de dieta. Todo o processo visa à redução dos sintomas identificados e a mudança dos comportamentos desejados. Caso haja necessidade, o paciente será indicado a realizar uma avaliação psiquiátrica com um médico indicado pela equipe. No caso da continuidade do tratamento ao final de sua estadia, o paciente será encaminhado para um profissional de sua cidade”, diz a psicóloga.

Também é possível tratar bulimia nervosa por meio da modificação de comportamentos purgativos (vômito) e não purgativos (excesso de atividade física, por exemplo), utilizando o protocolo de TCC. “Quanto à anorexia nervosa, também é indicada, desde que sejam casos mais leves. Há escalas da doença que exigem internação em hospitais especializados, tais como o HC (Ambulim), pois dependem de uma equipe médica mais abrangente, com psiquiatras e enfermagem constantes, por causa do risco de morte do paciente; casos em que o spa não está habilitado a tratar”, explica.

O tratamento para distúrbios alimentares costuma durar de 4 a 12 sessões, dependendo do caso. “Todos os comportamentos que envolvem o comer e o estilo de vida são abordados. Por exemplo, estimulamos o paciente a dar uma nota para a fome para começar a perceber fisiologicamente quando é hora de comer (geralmente não seguem horários). Além disso, eles são estimulados a comer prestando atenção às sensações, no gosto da comida na boca, o que gostam mais (doce, salgado, amargo, quente, frio), porque muitas vezes se alimentam fazendo outras coisas junto, em pé ou vendo TV; ou seja, se não prestam atenção, a chance de comerem mais é maior. Assim, tratando um problema específico e aumentando essas percepções do paciente, conseguimos obter um resultado mais rápido para problemas específicos do que na terapia tradicional”, finaliza Vanessa.

Além do TCC para distúrbios alimentares, o spa também mantém tratamentos com essa técnica para emagrecimento e mudança de estilo de vida, estresse e insônia, quadros de depressão e ansiedade e dependência de álcool.


São Pedro Spa Médico

Av. São Paulo, 3333 – Sorocaba – SP

Tel: (15) 4009 3333

informacoes@spasaopedro.com.br

www.spasaopedro.com.br

 

20
20