FAZER O BEM FAZ BEM – VÁ VER MIKHAIL BARYSHNIKOV EM PROL DO CIAM

220_VIVER_01

Dia 29 de julho, no Teatro Paulo Autran, o espetáculo “The Old Woman” traz, não mais como bailarino, Mikhail Baryshnikov e Willem Dafoe, e um cenário surpreendente do internacional Robert Wilson, que também assina um conceito de luz inusitado.


THE OLD WOMAN (A VELHA SENHORA)

O espetáculo, criado por Robert Wilson em colaboração com seus intérpretes, Mikhail Baryshnikov e Willem Dafoe, é uma adaptação da obra homônima do autor russo Daniil Kharms e estreou na Inglaterra em 2013. Uma novela obscura, brilhante e sutilmente política, escrita em 1939. Carregando traços de Beckett e Ionesco em sua narrativa, a peça acompanha a história de um escritor em dificuldades que não consegue alcançar a paz consigo mesmo e é assombrado pela figura de uma velha mulher. Mikhail Baryshnikov e Willem Dafoe dão vida a seus personagens na encenação de Robert Wilson, caracterizados como uma dupla de palhaços, altamente estilizados, revelando o patetismo presente em cada um de seus bizarros encontros. Numa série de tableaux vivants costurados por números de um excêntrico vaudeville, o cenário e iluminação de Robert Wilson, com móveis que flutuam no palco e monolitos de luz branca, fazem um rigoroso contraponto às figuras construídas por Baryshnikhov e Dafoe.

Acesse o link e veja imagens do espetáculo que está em cartaz em Nova York: https://www.youtube.com/watch?v=k2bTVNRSd7w


BOB WILSON

Dramaturgo, coreógrafo, encenador e pintor.

Desde os anos 1960, Robert Wilson tornou-se uma referência mundial do teatro e da ópera. Sua marca registrada é rigor no uso da iluminação cênica, o que sempre deu impacto e força às suas criações. Com seu trabalho de pesquisa sobre a repetição de movimentos essenciais do ator em cena e uma precisão cênica e cenográfica únicas, ele realiza constantes colaborações como artistas, escritores e músicos de todo o mundo.

MIKHAIL BARYSHNIKOV

Baryshnikov é considerado um dos maiores bailarinos da história, ao lado de Nijinsky e Rudolf Nureyev. Começou sua carreira nos anos 1960 e foi muito importante na difusão da dança moderna. Entre 1974 e 1989, foi bailarino e diretor da American Ballet Theatre. Além do trabalho como bailarino, é ator. Seu papel de maior sucesso no cinema foi O Sol da Meia-Noite, de 1985.

WILLEM DAFOE

Willem Dafoe começou sua carreira nos anos 1980 e trabalha até hoje no teatro e no cinema. Além de atuar em grandes sucessos do cinema como Platoon, Homem-Aranha, O Aviador, Paris te Amo, O Homem Mais Procurado, trabalhou também com diretores como Oliver Stone, Tony Scott, Martin Scorsese e David Cronenberg. O ator PE fundador do Wooster Group, importante companhia da cena teatral de Nova York.


FICHA TÉCNICA:

Direção, cenário, conceito de luz: Robert Wilson

Com Mikhail Baryshnikov e Willem Dafoe
Autor: Daniil Kharms adaptado por Darryl Pinckney
Figurinos: Jacques Reynaud
Colaboração em cenário: Annick Lavalle-Benny
Iluminação: A.J. Weissbard

Supervisor musical: Hal Willner
Desenho de som: Marco Olivieri