VOCÊS DOIS SÃO CASADOS? – RABINO ARIEH RAICHMAN

Arieh

O casal em Nova Iorque queria que a minha cunhada casasse (B”H), pois eles acharam que ela estava noiva. O pensamento de cada um foi de acordo com o que a pessoa queria e esperava.


Uns meses atrás, tive que viajar para Nova Iorque e levei alguns alimentos brasileiros kasher para minha cunhada. Ela mora em um prédio, e veio à entrada para receber os itens. Quando ela desceu, um casal judeu acabava de entrar no prédio e disse “Mazal Tov”! Eles assumiram que ela tinha ficado noiva de mim. Eles nos viram e pensaram que éramos um casal. Embora incorreto, o pensamento foi adequado.

O nosso antepassado, Isaac, mudou com sua família (esposa Rivka e filhos adolescentes gêmeos, Esaú e Jacob) para Grar, por causa da fome em Israel. Quando chegaram as pessoas perguntaram se Rivka era casada com Isaac. Eles estavam viajando juntos, tendo dois filhos, e mesmo assim, as pessoas pensaram que não eram casados. Este foi um pensamento inadequado.

Os homens de Grar queriam que Isaac e Rivka não fossem casados para que eles pudessem se casar com ela. O casal em Nova Iorque queria que a minha cunhada casasse (B”H), pois eles acharam que ela estava noiva. O pensamento de cada um foi de acordo com o que a pessoa queria e esperava.

A única diferença é que, quando o casal percebeu que a minha cunhada ainda não estava noiva, eles desejaram: “se D’us quiser, muito em breve.” No entanto, quando os homens de Grar perceberam que Isaac e Rivka eram casados, ficaram muito chateados.

Aqui está uma lição prática: Às vezes a gente quer fazer ou comer algo e percebe que não é kasher. Podemos agir como o casal em Nova Iorque e pensar: “se D’us quiser muito em breve vou encontrar algo kasher.” Ou podemos agir como as pessoas de Grar e ficar chateado que não podemos aquilo que queremos. Eu prefiro ser feliz com a situação e esperar por uma melhor. E você?

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20