POR QUE A MULHER É MAIS SENSÍVEL AO ÁLCOOL?

232_medicina_4_1

O corpo da mulher apresenta maior concentração de gordura se comparado ao corpo masculino. Isso se dá porque o organismo feminino já está preparado para uma possível gestação e, desse modo, precisa de reservas de gordura como fontes de energia.


Por razões biológicas o organismo da mulher não tolera a mesma quantidade de álcool ingerido do que o organismo do homem. Isso quer dizer que é comum as mulheres apresentarem sintomas de embriaguez mesmo em poucas doses e em curto tempo.

O corpo da mulher apresenta maior concentração de gordura se comparado ao corpo masculino. Isso se dá porque o organismo feminino já está preparado para uma possível gestação e, desse modo, precisa de reservas de gordura como fontes de energia. Mesmo em mulheres magras, essa porcentagem continua sendo maior do que nos homens.

Esse diferencial de gordura faz com que o álcool ingerido pelas mulheres não seja facilmente absorvido e, desse modo, apresentará maior concentração no sangue. Além disso, o corpo feminino tem menos água do que o corpo masculino, já que no homem há mais músculos do que gordura. Esse é outro fator que contribui para o rápido aparecimento de sintomas de embriaguez na mulher, pois a baixa concentração de água dificulta a diluição do álcool presente no sangue. Leia mais em: Quais os riscos do beber em excesso?

Sabe-se que o alto índice de álcool no organismo pode alterar o comportamento, podendo deixar a pessoa mais agressiva e com ausência de reflexos. É comum observamos que nessas situações as pessoas se envolvem em brigas e acidentes. Psiquiatras Forenses e Psicólogos Jurídicos são profissionais capacitados para avaliar esses casos e decidir quanto a integridade e saúde mental do individuo.

Portanto, mesmo bebendo menos que o homem a mulher terá alta concentração de álcool no sangue. Isso não quer dizer que a mulher deve ser impedida de fazer uso de bebidas alcoólicas, mas que esse uso seja sempre moderado e com consciência!

Se você quer saber mais sobre essa substância, no site Vida Mental você encontrará cursos que esclarecem essas e outras dúvidas sobre a dependência química. 


DR. HEWDY LOBO Ribeiro –  Psiquiatra Forense pela ABP, psicogeriatra. Saiba mais.

lobo@vidamental.com.br

20
20