CALVIN KLEIN – RABINO ARIEH RAICHMAN

237_história_2

“… Chegou o tempo das mulheres e meninas judias sentirem orgulho judaico, e a independência da vazia e sem sentido “moda” da rua, que engana e distorce. Fashion que não têm nenhuma substância, é apenas do interesse daqueles que ganham financeiramente disto. “


O Sefer HaChinuch explica que a roupa faz lembrar a pessoa do seu status e de sua missão. Os Cohanim (sacerdotes) usavam roupas elegantes no Templo para lembrá-los de sua missão sagrada de servir na casa de D-us. No entanto, é preciso concentrar-se na missão e não apenas na roupa.

Do diário do Rebe Yosef Ytzchak Schneerson:

“Para o Pessach de 5650 [1890] – Faltando alguns meses para meu décimo aniversário, foi feita para mim uma roupa nova para a festa, juntamente com um par novo de sapatos.

Na minha cidade natal de Lubavitch, os preparativos para a festa foram realizados de forma meticulosa e exaustiva. Depois de tomar banho e ter vestido minhas roupas novas, me foi confiada uma tarefa: remover os selos das garrafas de vinho e puxar parcialmente as rolhas. Era uma tarefa muito desafiadora, pois era preciso tomar cuidado para que o metal do saca-rolhas não entre em contato com o vinho. Eu fiz meu trabalho com muita cautela, cuidando para não sujar meu terno novo e, mais importante, para não estragar o brilho dos meus sapatos novos.

Meu pai notou o que estava em primeiro lugar em minha mente e me disse: “O Alter Rebe (Rabi Shneur Zalman de Liadi) cita a seguinte metáfora: Um grande fidalgo se senta em uma mesa cheia de todos os tipos de pratos gourmet e iguarias. Debaixo da mesa encontra-se um cão, roendo um osso. Você pode imaginar o nobre descendo de sua cadeira e juntando-se ao cão debaixo da mesa para mastigar um osso gostoso?”

Explicação: O nobre era o futuro Rebe fazendo a Mitzvá de preparar o vinho para Pessach. O cachorro debaixo da mesa era a sua preocupação com a coloração dos novos sapatos e roupas. É similar à diferença entre uma vontade interior e uma vontade forçada. A vontade interior de D-us é a Torá, o povo judeu, e suas Miztvot. A vontade exterior é a (necessidade da) criação do mundo para que tudo isso seja realizado. Roupas precisam existir, mas não devem se tornar a preocupação primordial.

Carta do Rebe

“… Chegou o tempo das mulheres e meninas judias sentirem orgulho judaico, e a independência da vazia e sem sentido “moda” da rua, que engana e distorce. Fashion que não têm nenhuma substância, é apenas do interesse daqueles que ganham financeiramente disto. “

Shalom!


RABINO ARIEH RAICHMAN – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20