EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Renata Mizrahi, Michael Douglas, Catherine Zeta-Jones, Claudia Chvaicer e David Cohen, Ester e Jaques Zonis, Hermano Wrobel, Andrzej Maria Braiter, embaixador da Polônia, Dias Campos, Adelina Silveira, ministra Ideli Salvatti, Rony Vainzof, rabino Yoshua Goldman, Herry Rozemberg, Osias Wurman, Daniel Kolbar, Alberto Moszkowicz, Ilan Goldman,

prof. Carlos Walter Dorlass e o físico Nami Fux Svaiter, dentre outros.


PRÊMIO SHELL DE TEATRO PARA RENATA MIZRAHI

237_first_1_1

Foto: Vinicius Pereira

Renata Mizrahi foi a grande vencedora da “27ª edição do Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro”, quando recebeu o prêmio de “melhor autor” pela peça “Galápagos”. O evento, que inclusive entrou para o calendário de comemoração dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, é referência nos palcos brasileiros.


ATOR MICHAEL DOUGLAS FAZ APELO CONTRA A “LOUCURA ANTISSEMITA”

237_first_1_2

Michael Douglas, Catherine Zeta-Jones e filhos em visita a Israel, em 2014. Foto: YNet.

Pouco antes de viajar para Israel, onde recentemente recebeu o Genesis Prize – prêmio que homenageia pessoas que atingiram a excelência em suas atividades profissionais e que inspiram por sua dedicação à comunidade judaica e/ou o Estado de Israel -, o ator americano Michael Douglas fez um apelo pelo fim “da loucura antissemita”. Em artigo publicado no jornal Los Angeles Times, o ator revelou que seu filho foi recentemente vítima de um ataque antissemita. Dylan Douglas, filho de Michael com a atriz Catherine Zeta-Jones, estava usando uma Estrela de David. Para Michael Douglas, os ataques antissemitas vêm acontecendo porque “as pessoas olham os judeus como bodes expiatórios, atribuindo a eles a culpa por crises econômicas e por políticas equivocadas de países”. Michael é filho do ator Kirk Douglas, cujo nome verdadeiro era Issur Danielovitch.


O NOIVADO DE CLAUDIA CHVAICER E DAVID COHEN

237_first_1_3

Foi na cidade mágica de Tsfat, em Israel, que Claudia, filha de Ana e Isaac Chvaicer, ficou noiva do advogado David, filho de Evelyn e Peter Cohen, que moram na Austrália. O casamento está marcado para novembro deste ano. Claudia e os pais moravam no Brasil e agora estão fixando residência em Israel.


PURIM EM SANTOS

237_first_1_4

Muita música e dança judaica marcaram a festa de Purim na Cidade de Santos, na Sinagoga Beit Jacob, animada pelo maestro Newton Zago e seguida de um delicioso kidush, leitura da Meguilá Ester e muitos Osnei Hamam para comemorar a data. Dentre os presentes, Diva Horowitz, Mirian Calderon Rapapport, o presidente da entidade, Jaques Zonis e sua esposa Ester (foto).


ACIB RECEBE EMBAIXADORES DA TURQUIA E POLÔNIA

237_first_1_5Hermano Wrobel, presidente da ACIB, e Andrzej Maria Braiter,

embaixador da Polônia. Foto: ACIB.

O embaixador da Turquia no Brasil, Hüseyin Diriöz, fez uma visita de cortesia à Associação Cultural Israelita de Brasília (ACIB). Ele conheceu os trabalhos de difusão da cultura judaica na capital federal, assim como o trabalho institucional da ACIB, representando a CONIB nas ações políticas de defesa dos interesses da comunidade judaica. Os diplomatas poloneses vêm estreitando relações com a comunidade judaica de Brasília, cujos integrantes, em grande parte, são descendentes de judeus poloneses.


O ESCRITOR DIAS CAMPOS É HOMENAGEADO PELA OBME E FEBRACOS

237_first_1_6

Dias Campos, um dos mais festejados escritores e que tem vários livros publicados, foi um dos homenageados na Assembléia Legislativa de São Paulo pela OBME – Organização Brasileira de Mulheres Empresárias durante congresso da entidade presidida por Adelina Silveira (com ele na foto). Dias Campos também recebeu homenagem da FEBRACOS – Federação Brasileira dos Colunistas Sociais, que naquele dia empossava o jornalista Ovadia Saadia como presidente.


CONIB PARTICIPA DO GT PARA COMBATER CRIMES DE ÓDIO NA INTERNET

237_first_1_7Ideli Salvatti e Rony Vainzof.

Foto: Divulgação.

Rony Vainzof, secretário da Conib, participou em Brasília de reunião extraordinária do Grupo de Trabalho interministerial para combater crimes de ódio na internet. O grupo, formado em novembro de 2014, tem como objetivo combater crimes de ódio, como intolerância religiosa, violência contra a mulher e preconceito, no mundo virtual, e promover a educação e a cidadania digital visando diminuir tais condutas abomináveis. A coordenação é da ministra Ideli Salvatti, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República. A Conib foi convidada por ser membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).


LUBAVITCH LEBLON COMEMOROU PURIM COM PIRATAS DO CARIBE

237_first_1_8

Cerca de 1.000 pessoas, com destaque para jovens e crianças, compareceram ao Beit Lubavitch do Leblon-RJ para ouvir a leitura da Meguilah Ester durante a festa de Purim. Muitos dos participantes vieram fantasiados com o tema da festa: Piratas do Caribe. A direção geral do Beit Lubavitch – Rio é do Rabino Yoshua Goldman, que na foto aparece de pirata ao lado de Herry Rozemberg, vice-presidente da FIERJ, Osias Wurman e Daniel Kolbar, cônsul honorário e cônsul comercial de Israel no RJ.


ABERTA NO RJ A CAMPANHA DO FUNDO COMUNITÁRIO EM 2015

237_first_1_9

Cerca de 300 pessoas compareceram ao evento de Abertura da Campanha 2015, do Fundo Comunitário do Rio de Janeiro, que marcou a transição de gestão da entidade, com Alberto Moszkowicz transmitindo oficialmente o cargo de presidente para Ilan Goldman (foto). Ex-presidente do Colégio A.Liessin/Scholem Aleichem e do Vaad Hachinuch [Conselho de Educação], Goldman falou sobre sua visita aos projetos apoiados pelo Fundo em Israel e a importância das contribuições: “Elas são uma espécie de imposto cuja alíquota é escolhida por nós. Esperamos uma contrapartida social e, em Israel, essa contrapartida acontece”. O presidente Mundial do Keren Hayesod, Eliezer (Moodi) Sandberg, ex-ministro de Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Nacional em Israel, veio ao Brasil especialmente para participar do evento.Estiveram também o embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour; o cônsul honorário no Rio de Janeiro, Osias Wurman; o presidente da Fierj, Paulo Maltz, e a representante da Agência Judaica no Brasil, Revital Poleg.


QUEM É NOTÍCIA

– O prof. Carlos Walter Dorlass, diretor geral do Colégio I.L. Peretz, fez palestra sobre ‘Personalização do Ensino- Como colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem?’, durante o 13º Congresso Brasileiro de Gestão Educacional, que aconteceu esta semana em São Paulo. Participaram do mesmo painel o presidente da Abril Educação, Mario Ghio Jr. e o prof. Fabio Luiz Marinho Aidar Jr, do Colégio Santa Cruz.

– Dia 31 de março, às 20h, o físico Nami Fux Svaiter comanda no Midrash Centro Cultural, no Leblon, RJ, o ciclo “ A Matemática e a Palavra, a Microfísica e os Números Primos”. Ele mostrará como a teoria quântica dos campos pode nos fornecer informações sobre a distribuição dos primos na sequencia dos números inteiros. Nami Fux Svaiter é Bacharel em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Física Teórica pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Doutor em Física Teórica pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Pós-Doutorado em Física Teórica, Tufts University Pós-Doutorado em Física Teórica, MIT – Massachussets Institute of Technology e Pesquisador do CNPq -1B. O Midrash na Rua General Venâncio Flores 184. A entrada é gratuita.

20
20