18 ESCOLAS DEBATEM EM SP A EDUCAÇÃO JUDAICA
Diretoria da Conib com diretores das escolas judaicas
Em evento inédito na comunidade judaica brasileira, a Confederação Israelita do Brasil (CONIB) promoveu nos dias 8 e 9 de março, em São Paulo, um encontro com os principais protagonistas da área de Educação Judaica formal no país.
Participaram integrantes das entidades mantenedoras, diretores gerais e coordenadores da área judaica das seguintes escolas: Jacob Azulay, de Manaus; Marcos Serruya, de Belém do Pará; Shabatinho, de Salvador; Theodor Herzl, de Belo Horizonte; Salomão Guelmann, de Curitiba; Moysés Chvarts, do Recife; Colégio Israelita Brasileiro, de Porto Alegre; Bar-Ilan, Eliezer/Max, Liessin/Scholem e Instituto ORT, do Rio de Janeiro; Alef, Beit Yaacov, Iavne, I.L. Peretz, Lubavitch e Gani, Maternal Hebraica e Renascença, de São Paulo, que contemplam um universo de 8.500 alunos.
Fernando Lottenberg abre o seminário em SP
Especialistas em educação expuseram o estado da arte sobre o tema, alimentando as reflexões em três grupos de debate, divididos por mantenedores, diretores e professores. Entre as discussões: modelos de Vaad Hachinuch [Conselho de Educação] no Rio e em São Paulo, projetos político-pedagógicos, modelos de gestão e governança, acertos e erros em práticas de gestão; indicadores (como o ENEM); preparo e capacitação de docentes, opções de apoio e capacitação oferecidas pela Agência Judaica, escolas nas comunidades menores, modelos inovadores, modelos das escolas ortodoxas, formação judaica e formação universal.
Bernardo Sorj, Karen Didio Sasson e Sérgio Napchan
O resultado foi considerado excelente pelos participantes, que pediram, ao final, a organização de uma segunda edição. No encontro, integrantes das entidades mantenedoras, diretores gerais e coordenadores da área judaica de 18 escolas de Manaus, Belém, Recife, Salvador, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo debateram entre si e com grandes especialistas brasileiros projetos político-pedagógicos, modelos de Vaad Hachinuch [Conselho de Educação] no Rio e em São Paulo, modelos de gestão e governança, acertos e erros em práticas de gestão; indicadores (como o ENEM); preparo e capacitação de docentes, opções de apoio e capacitação oferecidas pela Agência Judaica e por outras instituições em Israel e no mundo, escolas nas comunidades menores, modelos inovadores, modelos das escolas ortodoxas, formação judaica e formação universal.
“Este evento vem sendo pensado desde abril de 2014 com bastante cuidado e responsabilidade. Criamos uma curadoria que se empenhou com afinco na análise e avaliação das instituições de educação da comunidade judaica brasileira. A Conib chamou para si a responsabilidade de organizar este encontro e mobilizar a rede, com o apoio do Instituto Samuel Klein, Agência Judaica e clube A Hebraica”, afirmou na abertura, o presidente da Conib, Fernando Lottenberg. Os parâmetros usados pela curadoria para a escolha dos pontos de debate e áreas de atuação foram apresentados por Eduardo Wurzmann, secretário-geral da Conib.
Bolonha fala observado por Silvio Hotimsky e Sergio Napchan
O evento, que teve a curadoria da Conib, contou com a presença dos seguintes especialistas: o ex-reitor da USP Jacques Marcovitch; Gisela Wajskop, consultora, membro da Equipe da Reforma Curricular do Ensino Fundamental do Ministério da Educação; Eloisa Blasis, do Cenpec- Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária; a socióloga Ana Maria Wilheim; Marcos Kisil, do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social; Sonia Kramer, professora da PUC-RJ, especialista em Educação Infantil e em Estudos Judaicos; José Ernesto Bologna, fundador da Ethos, psicólogo e consultor em desenvolvimento humano e organizacional; Silvio Hotimsky, educador e psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae; Celso Zilbovicius, diretor educacional do Projeto Marcha da Vida Universitários; Revital Poleg, representante geral da Agência Judaica no Brasil, e o sociólogo Bernardo Sorj, da USP e Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, escritor e pensador da identidade judaica.