“HERANÇAS: NOS CANTOS JUDAICOS” NO SHOW DO MEIO-DIA

240_fique_4_1

Dia 17 de maio, às 12h, no Teatro Arthur Rubinstein, Sonia Goussinsky (canto), Alexandre D’antonio (violino) e Daniel Szafran (piano), apresentam repertório do cancioneiro judaico “Heranças: nos Cantos Judaicos”. A entrada é franca.

Programa

Hopkele
Arum dem faier
Laila Laila
Las estrellas de los cielos
Era oscuro como la media noche
Una matica de ruda
Sherele
Saposhkelech
Al kol ele
Shtiler, shtiler
Odessa
Machateineste maine
Oi mame, bin ich farlibt
A ídiche mame
Abi guezunt
Der rebe hot gueheissn


240_fique_4_2

Sonia Goussinsky , soprano, cantora especializada no cancioneiro judaico, com ênfase no ídiche, repertório alvo de sua tese de doutorado defendida em 2013 – USP: Era uma vez uma voz: o cantar ídiche, suas memórias e registros no Brasil. É mestre em canto pelo Trinity College of Music de Londres, e pós-graduada em Música Antiga na Guildhall School of Music and Drama de Londres, após formar-se em canto pela UNESP. Na França foi regente do Coral Rénanim (Marselha), além de integrante das Cenas de Óperas do Conservatório Nacional de Marselha e cantora do Ensemble Vocal Ad Fontes, paralelamente ao seu trabalho como professora de canto no Centre Tivoli e na escola Musique en Mouvement.

De volta ao Brasil desde 2007, vem recebendo orientação vocal da Professora Victoria Kerbauy.

Tem participado de congressos e ministrado cursos de canto e de Música Antiga na Escola Municipal de Música de São Paulo, USP, UNICAMP, UEM (Maringá), UFRJ e no Festival de Música de Ourinhos.

Foi professora do bacharelado e da pós-graduação da Faculdade de Música Carlos Gomes e tem lecionado em cursos de pós-graduação da Faculdade Paulista de Artes. Atualmente, além de sua de atuação pedagógica em outros núcleos artísticos e musicais, integra o corpo docente do Musicalis-Núcleo de Música de São Paulo, do Conservatório Villa-Lobos e da Faculdade de Música da FITO, onde leciona canto, história da música, prática de Música Antiga e orientação de monografias. Mais recentemente, passou a integrar o quadro de professores da Escola Superior de Teatro Célia Helena.

240_fique_4_3

Alexandre D’Antonio (violinista) – Diplomou-se Bacharel em violino pela UNICAMP, na classe do pesquisador e professor Moacyr Del Picchia. Nesse período também trabalhou com o violinista, pesquisador e professor J. E. Gramani. Atualmente desenvolve trabalho voltado à performance em instrumento antigo, participando em importantes Festivais de Música Antiga no Brasil e exterior. Hoje integra a Orquestra Sinfônica Municipal de Americana, Grupo Companhia de Música, Affetti Musicali, Armonico Tributo, Orquestra Barroca do Festival de Juiz de Fora. Dirige o grupo “em Estilo Moderno”, dedicado à interpretação da música do século XVII; e também dirige a “Oficina Barroca”, dedicada à difusão da música antiga em projetos didáticos e integra o Grupo Afetos Barrocos e atua regularmente também como solista e em recitais de música de câmara com variadas formações em importantes salas de concerto do ambiente musical.

240_fique_4_4

Daniel Szafran, pianista e músico intérprete, integrante da Banda Fanzine da TV Cultura, nos anos 1990 desde então, seu piano pop diferente emerge na colaboração com artistas e músicos em shows e CD, como suas participações na feroz discografia do compositor Edvaldo Santana, ou nos teclados do início da carreira da cantora gaúcha Laura Finocchiaro nos anos 80 e com Mauricio Pereira, sua parceria mais frequente. Com ele, co-produziu, e tocou o piano no CD “Mergulhar na Surpresa”, que completa 20 anos de lançamento. Daniel Szafran também é parceiro do trompetista Claudio Faria, que tem em sua seara, a colaboração com artistas como Elis Regina, Roberto Carlos e o trombonista Bocato, seu sócio-fundador na lendária Banda Metalurgia. Com ele, criou o intimista “Tributo a Chet Baker” um olhar brasileiro sobre a influência e o misterioso perfil do famoso trompetista americano, ou então na atual incursão inspirada no jazz de Miles Davis, como pode ser visto no bar Estônia, no centro de São Paulo.

20
20