ROTA HISTÓRICA DA KABBALAH – CATALUNHA E SUL DA FRANÇA COM HELENA GERENSTADT E GLORINHA COHEN

Comandada pela historiadora e pesquisadora Helena Gerenstadt, expert  em  conduzir  grupos para viagens a locais sagrados e que ora é assessorada pela jornalista Glorinha Cohen, esta é uma oportunidade única para se conhecer a rota histórica da kabbalah na Catalunha e o sul da França numa viagem inesquecível.

Lugares visitados – Barcelona, Girona, Besalú, Cadaqués, Avignon, Orange, Pont du Gard, Carpentras, L’Isle Sur la Sorgue, Arles, Saint Remy de Provence e Montpellier.

Entre o mar e as montanhas, entre lavandas e amêndoas, entre oliveiras e vinhedos, mas também em meio ao fervor cultural que combina as riquezas espirituais do judaísmo, do cristianismo e do islamismo nasceu a Kabbalah, um conjunto de explicações místicas e esotéricas. A herança de sabedoria, conhecimento e espiritualidade de Barcelona e Girona são incomparáveis, de uma riqueza insuperável e de grande misticismo também. Assim como Provença, Languedoc também oferece aos seus visitantes paisagens de incríveis belezas naturais além de preciosos tesouros históricos e culturais.


ITINERÁRIO – 13 DIAS E 12 NOITES

1º dia – 25 Set 2015 – Guarulhos – Barcelona

Apresentação no aeroporto de Guarulhos para embarque com destino a Barcelona. Pernoite a bordo.


2º dia – 26 Set 2015 – Barcelona – Girona

239_viver_4_1

Pela manhã, desembarque em Barcelona e traslado até o hotel em Girona (aprox. 01h30 de viagem). A cidade de Girona, que fica ao norte de Barcelona, é a maior cidade da Costa Brava. Com inúmeros atrativos, a parte medieval da cidade, mais elevada, é maravilhosa. As suas ruas estreitas sobem a partir do rio Onyar, que atravessa a cidade dividindo-a entre a zona nova e zona velha, ligadas por várias pontes. Em tempos passados, Girona fez parte da Via Augusta, antiga via romana que ligava Roma a Cádiz. A cidade foi fundada pelos romanos e, ainda hoje, na zona antiga, há ruas que fizeram parte desta antiga estrada, como por exemplo, a Carrer de la Forza. Mais tarde esteve sob o domínio dos mouros e depois do de Napoleão. A melhor forma de explorar a parte velha da cidade é a pé. Na parte da tarde, visitaremos a cidade antiga e a Juderia, local onde Najmanides, kabalista das primeiras gerações, viveu e ensinou. Girona foi berço de uma importante comunidade judaica. A noite jantar de boas vindas e alojamento.


3º dia – 27 Set 2015 – Girona – Besalu – Cadaques – Girona

239_viver_4_2

Café da manhã no hotel e saída para visita à cidade de Besalú, uma bela cidade medieval. O antigo bairro judeu (Call em catalão) tem uma beleza singular, que guarda a memória medieval com seus antigos banhos, um dos mais antigos da Europa. Seguiremos para a bela cidade de Cadaqués na Costa Brava (60 km) – Museu de Dali – Regresso à Girona.


4º dia – 28 Set 2015 – Girona – Avignon (França)

239_viver_4_3

Café da manhã e partida com destino à Avignon. Durante o percurso visitaremos a cidade e o Castelo de Carcassonne, uma linda cidade no sul da França, fronteira com Espanha. Visitaremos o Centro Histórico La Cité, uma cidadela medieval muito bem preservada. Carcassonne é um dos domínios dos cátaros. Após o almoço prosseguiremos até Avignon. Restante da tarde livre para atividades de interesse pessoal. À noite jantar e pernoite em Avignon.


5º dia – 29 Set 2015 – Avignon

239_viver_4_4

Café da manhã e visita a Place des Papes e Rocher des Doms. A cidade foi considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A comunidade judaica em Avignon tem raízes que remetem ao século I, após a destruição do Segundo Templo em Jerusalém (70 D.C). A sinagoga atual foi construída em 1846 e substituiu outra muito mais antiga, e que foi queimada. Tarde livre para atividades de interesse pessoal.


6º dia – 30 Set 2015 – Avignon – Orange – Pont du Gard – Avignon

239_viver_4_5

Café da manhã e visita à Orange, cidade com muitos vestígios romanos, como o teatro romano, o mais bem conservado da Europa, e com um arco do triunfo na saída da cidade. Em seguida partiremos para Pont du Gard. O aqueduto romano de Pont du Gard foi construído no século I (A.C.) para fazer a passagem do aqueduto que levava a água para Nimes por cima do rio Gard. Tempo livre para almoço. Em seguida, nosso destino será Uzes, um belo povoado medieval, rodeado de vinhedos. Regresso à Avignon.


7º dia – 01 Out 15 – Avignon – Carpentras – L’Isle Sur la Sorgue – Arles

239_viver_4_6Café da manhã e visita ao Condado de Venaissino. A região de Vaucluse, conhecida historicamente como Comtat Venaissin, sempre foi um refúgio relativamente seguro para os judeus. Cedida ao Vaticano em 1274, permaneceu nas mãos do Vaticano até 1791, quando voltou para a França. Os judeus na Comtat falavam um dialeto judeu-provençal e desenvolveram sua própria liturgia, conhecida como Comtatdin. Sob a proteção dos Papas de Avignon, a comunidade judaica floresceu. Os judeus foram autorizados a viver em Avignon, Carpentras, Cavaillon e L’Isle-sur-la-Sorgue, conhecidos na época como o Arba Kehilot. Com exceção da L’Isle-sur-la-Sorgue, essas cidades ainda contêm vestígios de seus antigos bairros judeus. Visita à Carpentras- A fachada da sinagora esconde um santuário em estilo Rococó semelhantes às sinagogas italianas do mesmo período. Construída durante 1741-1743, a estrutura contém partes de uma sinagoga do século XIV que estava no mesmo local. O atual edifício foi parcialmente restaurado em 1930, 1953 e 1959 sendo designado como um marco histórico. No interior, o Bimah, e a plataforma de leitura elevada estão ao lado oposto da sala de Aron Kodesh, a Arca Sagrada e ao gabinete, onde os rolos da Torá são mantidos. Passeio relaxante à L’Isle – Sur – La – Sorge, a Veneza Provençal. Visita à cidade de Cavaillon, ao bairro judaico e ao Museu Judaico-Comtadin. Hoje, displays retratam a história da comunidade e lá se encontram pergaminhos da Torá, objetos ritualísticos, e documentos históricos. Alojamento e jantar em Arles.


8º dia – 02 Out 2015 – Arles

Café da manhã e visita guiada à cidade de Arles, com seu anfiteatro romano, seu centro histórico, o Museu del Arles Antigo e a Igreja de São Trófimo. Tarde livre para atividades de interesse pessoal.


9º dia – 03 Out 2015 – Arles – Saint Remy de Provence – Montpellier

239_viver_4_7

Café da manhã e visita à Saint Remy de Provence há poucos quilômetros da romana Glanum. Cidade de nascimento de Nostradamus. Local reconhecido como um dos mais emblemáticos de Provence. Visitaremos o encantador povoado e o Castelo de Les Baux. Seguiremos para Montpellier, onde ficaremos hospedados. Na parte da noite jantar em Montpellier.


10º dia – 04 Out 2015 – Montpellier

239_viver_4_8

Visita guiada por Montpellier e seu antigo bairro judeu. Na Idade Média, Montpellier tinha uma importante comunidade judaica e foi o lar de diversas yeshivas. O bairro judaico da cidade medieval era localizado nos arredores da atual Rue de la Barralerie. Essa cidade foi muito importante para o judaismo medieval, assim como a famosa Universidade de Medicina. É a capital de Languedoc-Rousillon. Tarde livre para atividades de interesse pessoal. Noite em Montpellier.


11º dia – 05 Out 2015 – Montpellier – Barcelona

Viagem de retorno à Barcelona, atravessando a Costa do Golfo de León. Visitaremos Pezenas, reconhecido local de estudos biblicos e talmudicos. Almoço em um Chateaux privado em Fitou. Cruzaremos os Pirineus para adentrar na Catalunha. Visita ao magnífico Teatro Museu Salvador Dali em Figueras. Chegada à Barcelona e hospedagem.


12º dia – 06 Out 2015 – Barcelona

239_viver_4_9No período da manhã haverá uma visita guiada ao antigo Bairro Gótico e a Call (antigo bairro judeu). Tarde livre para atividades de interesse pessoal. Alojamento em Barcelona. Jantar de despedida no Porto Olímpico.


13º dia – 07 Out 2015 – Barcelona – Guarulhos

Em horário oportuno, traslado até o aeroporto para embarque de retorno a Guarulhos. Fim dos nossos serviços.


Hotéis Previstos

240_viver_1_1

Valores – por pessoa – parte terrestre – em Euros (EUR)

239_viver_4_12

Valores informados em Euros (EUR): Preços por pessoa e condições sujeitas à alteração e confirmação sem aviso prévio. Lugares sujeitos a disponibilidade. Tarifas válidas somente para passageiros brasileiros. Para estrangeiros, consulte-nos.

Forma de pagamento financiado

30% de entrada via cheque, depósito ou transferência bancária e saldo de 70% em 4X sem juros no cartão de crédito internacional – pessoa física (emitidos no Brasil). Para parcelamento mais longos haverá cobrança de juros.

Forma de pagamento 100% no cartão

100% do valor do pacote + 3,5% de taxa financeira em 1X no cartão de crédito internacional – pessoa física (emitidos no Brasil).

IMPORTANTE: Os valores e formas de pagamentos acima poderão sofrer alterações.

Inclui

– 11 noites de hospedagem com café da manhã;

– Visitas privativas com guias locais em Girona, Avignon, Arles, Montpellier e Barcelona;

– Ingressos para os monumentos indicados no roteiro;

– Serviços de transporte privado em ônibus com ar condicionado, segundo o itinerário;

– Guias locais (idioma espanhol);

– Carregadores;

– Jantar de boas vindas com bebidas em Girona;

– 1 jantar em Avignon;

– 1 jantar em Arles;

– 1 jantar em Montpellier;

– 1 almoço em Fitou;

– Jantar de despedida com bebidas em Barcelona.

Não inclui

– Seguro viagem;

– Passagens aéreas;

– Taxas de embarque;

– Bebidas nos jantares programados (exceto no jantar de boas vindas e no jantar de despedida);

– Refeições não mencionadas;

– Traslados durante o tempo livre;

– Gastos extras, pessoais e gorjetas;

– Qualquer serviço não mencionado como incluso.

http://www.vivaterra.com.br/result.php?id=632

Vivaterra
Rua Coronel José Eusébio, 95 Casa 132
São Paulo, BR
P: +55 (11) 3258-2651


HELENA GERENSTADT

240_viver_4_10

É historiadora, pesquisadora, atua como terapeuta holística com a Numerologia e o Tarot. Publicou os livros: Avalon e o Graal e outros Mistérios Arturianos da Editora Madras, Cuidados Naturais para a Beleza e a Saúde da Editora Best Sellers e O Jogo Iniciático da Oca, jogo da provêm da Idade Média, repleto de simbologia templária e uma caixinha com 40 labirintos. Já residiu em Israel, em Espanha, onde iniciou seus estudos de História e Hermetismo. A experiência adquirida em estudos e cursos deu-lhe o embasamento prático para enriquecer seus cursos, matérias para revistas e palestras. Já conduziu grupos para as seguintes viagens: Paris e Catedral de Chartres para a vivencia do Labirinto; Egito; Londres/Stonehenge/Glastonbury; Turquia e Peru, sempre com o intuito de sentir o poder dos locais sagrados e repletos de poder e energia.

gerenstadt@terra.com.br


GLORINHA COHEN

239_viver_4_11

É advogada e jornalista profissional, e há mais de 30 anos trabalha na imprensa judaica onde assinou páginas sociais para a Revista da Hebraica, Resenha Judaica, Semana Judaica e Revista Shalom, além de ter apresentado um quadro de noticias nos programas televisivos Le Haim e Shalom Brasil. Atualmente dirige o portal www.glorinhacohen.com.br, criado há 10 anos, no qual dedica uma página para os principais eventos que acontecem na Hebraica de São Paulo e destaca, nas outras 31 páginas da revista, assuntos relevantes nas áreas de política, bons negócios, viagens, sociedade, culinária, arte, moda, viver bem, psicologia, medicina, culinária e mensagens rabínicas, sempre priorizando o enriquecimento intelectual e espiritual dos seus mais de 48.000 leitores.

glorinha@glorinhacohen.com.br