UM CORAÇÃO AGRADECIDO É UM CORAÇÃO MAIS SAUDÁVEL

240_medicina_3_1Ser grato e dar graças pelos aspectos positivos da vida resultam em melhor saúde mental, e por decorrência, em melhor saúde física. Mas especificamente, a gratidão resulta em melhor saúde do coração. Veja cinco emoções que você nunca soube que tinha.


Gratidão e coração

Ser grato e dar graças pelos aspectos positivos da vida resultam em melhor saúde mental, e por decorrência, em melhor saúde física. Mas especificamente, a gratidão resulta em melhor saúde do coração.

A gratidão é parte de uma visão mais ampla sobre a vida que envolve perceber e valorizar os aspectos positivos da existência.

Ela pode ser atribuída a uma fonte externa (por exemplo, um animal de estimação), a uma outra pessoa ou a fatores não-humanos, que podem ir do êxtase frente a paisagens da natureza até a ligação com Deus, o que torna a gratidão um aspecto da espiritualidade.

“Nós descobrimos que uma maior gratidão está associada com melhor humor, melhor estado de espírito, melhor sono, menos fadiga e níveis mais baixos de marcadores inflamatórios relacionados com a saúde cardíaca,” explica o Dr. Paul Mills, professor de medicina da Universidade da Califórnia, em San Diego, cuja equipe estudou pacientes com insuficiência cardíaca assintomática.

Gratidão supera espiritualidade

Como estudos anteriores haviam mostrado que pessoas que se consideram mais espirituais apresentam melhor bem-estar geral, incluindo melhor saúde física, Mills e seus colegas queriam examinar o papel tanto da espiritualidade quanto da gratidão em marcadores de saúde em pacientes cujos problemas cardíacos ainda não geravam sintomas físicos sensíveis.

Usando testes psicológicos padronizados, a equipe obteve pontuações para gratidão e bem-estar espiritual de todos os pacientes. Eles então compararam essas pontuações com escores para a gravidade dos sintomas depressivos, qualidade do sono, fadiga, auto-eficácia (crença na capacidade para lidar com uma situação) e marcadores inflamatórios.

Escores mais elevados de gratidão mostraram-se associados com melhor humor, melhor qualidade do sono, mais auto-eficácia e menos inflamação – a inflamação muitas vezes pode agravar a insuficiência cardíaca. O que surpreendeu foi que a gratidão total ou parcialmente responde pelos efeitos benéficos do bem-estar espiritual como um todo.

“Nós descobrimos que o bem-estar espiritual está associado com melhor humor e sono, mas foi o aspecto gratidão da espiritualidade que foi responsável por esses efeitos, não a espiritualidade em si,” disse Mills.

Ver mais notícias sobre os temas:

Espiritualidade

Sentimentos

Coração


Fonte: www.diariodasaude.com.br – Imagem: Paul Ekman

20
20