LIVROS: “AINDA VALE A PENA”, DE LUIZ CUSCHNIR, E “TERAPIA DE CASAL E DE FAMÍLIA” ORGANIZADO POR VANDA LUCIA BENEDITO

O livro “Ainda vale a pena” é um verdadeiro manual para os novos homens e as novas mulheres que querem investir em uma relação a dois. Já a obra “Terapia de Casal e de Família na Clínica Junguiana” preenche uma lacuna existente na literatura da psicologia analítica no que se refere ao atendimento de casais.


AINDA VALE A PENA – O NOVO LIVRO DE LUIZ CUSCHNIR

TERAPIA DE CASAL E DE FAMÍLIA NA CLÍNICA JUNGUIANA – TEORIA E PRÁTICA



AINDA VALE A PENA – O NOVO LIVRO DE LUIZ CUSCHNIR

242_fique_1_1

Nem sempre felizes para sempre… O número de divórcios cresce a cada ano no mundo e o Brasil acompanha esta estatística. As pessoas se casam menos, progressivamente, e o casamento passa a ser visto como uma instituição ultrapassada.

Usando como base a experiência que adquiriu ao resgatar inúmeros relacionamentos de situações de crise, Dr. Luiz Cuschnir propõe uma nova perspectiva para a união homem/mulher. Levando em consideração as mudanças de rotina da vida contemporânea, ele apresenta uma maneira mais atual de enxergar o casamento e demonstra que é possível mantê-lo saudável, mesmo em tempos de grande individualismo.

Ainda vale a pena é um verdadeiro manual para os novos homens e as novas mulheres que querem investir em uma relação a dois. O que importa, salienta o autor, é o amor. Temas como dedicação ao trabalho, o sexo, a opção pela maternidade, as diferentes prioridades e opiniões podem ser resolvidos com um bom diálogo e respeito mútuo. A monotonia do relacionamento, assim como o amor, é uma escolha e só depende de você para ser contornada. Ainda vale a pena mostra, de maneira clara, divertida e sistemática, como devemos seguir com nossas vidas e nossos relacionamentos para que eles sejam de fato saudáveis. Entre os ingredientes básicos para a receita de um relacionamento bem sucedido o autor aponta a importância do respeito ao próximo e às suas prioridades, da cumplicidade e da amizade duradoura. Se o amor existe, o convívio saudável é plenamente possível.

…mas sempre é tempo de amar.

www.luizcuschnir.com.br



TERAPIA DE CASAL E DE FAMÍLIA NA CLÍNICA JUNGUIANA – TEORIA E PRÁTICA

242_fique_1_2

O livro preenche uma lacuna existente na literatura da psicologia analítica no que se refere ao atendimento de casais. A coletânea aborda, entre outros assuntos, o histórico da abordagem no Brasil, a conjugalidade, o sonho como recurso terapêutico, o uso do sandplay e o processo de individuação.

Um dos temas mais controvertidos e em ebulição na sociedade atual, a família vem passando por grandes transformações, a partir de novas experiências, levando-se em conta laços de parentesco biológico e social, de afeto e de contratos formais e informais, entre outros. Diante desse variado leque de configurações, os psicoterapeutas somam esforços, compartilhando estudos e experiências com o intuito de suprir as demandas familiares. Organizado pela professora Vanda Lucia Di Yorio Benedito, o livro Terapia de casal e de família na clínica junguiana – Teoria e prática, lançamento da Summus Editorial, preenche uma lacuna existente na literatura da psicologia analítica no que se refere ao atendimento de casais e de famílias.

Os primórdios da psicoterapia de casal e de família deram-se na década de 1950 e sua grande expansão, nos anos 1970 e 1980, quando surgiram várias escolas e institutos de formação de terapeutas dentro dessa especialidade em diferentes partes do mundo. “Esse movimento expansionista contribuiu para o fortalecimento da abordagem em clínicas e hospitais, ofertando-nos um grande número de publicações até os dias atuais”, conta a organizadora, comentando que, apesar do avanço, ainda são insuficientes as pesquisas em relação ao tema e escassas as publicações científicas em livros, revistas e congressos.

Dividida em duas partes, a obra inclui a apresentação de casos clínicos acrescidos de reflexões das autoras. Temas clássicos na psicologia junguiana, como o trabalho com a sombra, as polaridades, a traição e a morte, também são analisados ao longo dos capítulos.

Ao longo da obra, as autoras mostram que a conjugalidade é um dos possíveis sistemas nos quais diferentes imagens arquetípicas orquestram percepções e comportamentos que medeiam o encontro de dois adultos por uma relação em que se busca a satisfação de várias necessidades, desde afetivas até econômicas. “Na prática da psicologia analítica, procuramos entender esse sistema dentro da perspectiva simbólica, caminho apontado por Jung para considerar a psique como um todo”, diz a organizadora. Ela explica que o casamento apresenta aos cônjuges a difícil empreitada da transformação com o outro e por meio dele, conservando e respeitando a própria essência, no processo de individuação.

A organizadora

Vanda Lucia Di Yorio Benedito é psicóloga formada pela PUC‑SP. Analista junguiana pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA). Docente e supervisora no Curso de Formação de Analista da SBPA, além de coordenadora do Núcleo de Casal e Família da clínica da SBPA e do curso de Terapia de Casal pelo Instituto J. L. Moreno. Formação em Psicodrama pela Sociedade Paulista de Psicodrama. Autora do livro Amor conjugal e terapia de casal – Uma abordagem arquetípica (Summus). Coautora de vários livros com capítulos sobre casal e família.

Título: Terapia de casal e de família na clínica junguiana – Teoria e prática

Organizadora: Vanda Lucia Di Yorio Benedito

Editora: Summus Editorial

Preço: R$ 76,10 (E-book: R$ 48,40)

Páginas: 280 (14 x 21 cm)

ISBN: 978-85-323-1012-5

Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890

Site: www.summus.com.br

20
20