ADOLESCENTES E SUAS ROUPAS

246­_VIVER_04_01

Você jamais pode fazer alguém fazer algo. Não cabe a você. Tentar controlar pensamentos, opiniões, ações, padrões de comportamento de outras pessoas será inevitavelmente um exercício inútil. A única pessoa que você pode mudar neste mundo é VOCÊ.


Como você quer se apresentar ao mundo?

Pergunta: Vivo brigando com meus pais sobre as roupas que uso. Eles acham que são reveladoras demais, mas para mim são modernas e divertidas. Como posso fazê-los entender que a moda hoje não é a mesma do tempo deles?

Resposta: Fantástica sua pergunta, que me permite reforçar um ponto muito importante: “Como posso fazer com que alguém acredite, pense ou faça algo que não seja aquilo em que acredita?” Resposta: Você não pode. Simples assim. Você jamais pode fazer alguém fazer algo. Não cabe a você. Tentar controlar pensamentos, opiniões, ações, padrões de comportamento de outras pessoas será inevitavelmente um exercício inútil.

Em outras palavras, a resposta simples para sua pergunta, que economizará a você incontáveis agonias, frustrações, relacionamentos desfeitos, e sofrimento em geral, é esta: a única pessoa que você pode mudar neste mundo é VOCÊ. Se tentar controlar alguém, mudar suas opiniões, pensamentos, crenças, ações, metas, ideais – seja o que for – você está propensa a aliená-lo e frustrar a si mesma com seus esforços. O que quero dizer agora é que desejo que seus pais pudessem ler também, e não apenas você! Talvez seja uma ideia imprimir, e deixar em algum lugar estratégico e SUTIL… como na frente do espelho do banheiro com setas vermelhas apontanto para o texto “LEIA ISTO” impresso em letras alaranjadas…

Parece que a festa-para-convencer tem mão dupla em sua família: seus pais estão tentando convencer você que a opinião deles é a correta, e você está tentando convencê-los de que a sua é. Eles tentam convencê-la a se cobrir, e você tenta mostrar a eles que, não fará isto.

Deixe-me oferecer uma solução. Você pode aceitar minha sugestão ou deixá-la de lado; você decide. Essa solução, se feita corretamente, pode parar o lance do tentar convencer, parar com as brigas, e criar uma troca de ideias informativa, respeitosa, enriquecedora e construtiva. Aqui vai: converse calma e respeitosamente com seus pais. Divida com eles suas opiniões sobre seu estilo de se vestir. Depois de falar a eles como se sente a respeito, pergunte: “Por favor, digam-me a sua opinião, estou interessada em ouvir uma perspectiva diferente sobre isto.” Então ouça respeitosamente aquilo que eles têm a dizer. Ouça com a mente aberta. É possível que eles tenham alguns pontos a dizer sobre os quais você ainda não tenha pensado. É possível que as coisas que digam façam sentido para você. Talvez eles entendam suas necessidades e desejos que não tinham percebido antes.

A única maneira de aprender neste mundo é estar aberta a ouvir opiniões que podem ser diferentes das nossas. Quando a discussão terminar, pense honestamente sobre todas as ideias apresentadas e tome uma decisão madura, racional e firme.

Sobre o conteúdo da sua pergunta: Como você quer ser vista pelas outras pessoas? Pense na mensagem que suas roupas estão passando, e qual mensagem você deseja passar, toda vez que se vestir, quando olha no espelho.

Assegure que a mensagem que você quer passar é aquela que está realmente transmitindo. Durante a conversa com seus pais, pergunte a eles qual mensagem eles acham que você está enviando quando veste roupas diferentes. Então considere se você acha que sua afirmação é correta, e se você deseja ser notada daquela maneira ou não.

E também, sua escolha na maneira de vestir-se permite que os outros se concentrem em suas reais qualidades – sua personalidade, suas ideias, seu espírito.


Fonte: www.pt.chabad.org