LIVROS NOVOS: DE SONIA GOUSSINSKY E DE LUCIANO PIRES

248_fique_1_1Com show de canções ídiches, a cantora Sonia Goussinsky lança dia 19 de setembro, em SP, o livro “Era uma vez uma voz: O cantar ídiche, suas memórias e registros no Brasil”. E o livro de Luciano Pires, lançado recentemente em SP, tem como título “Me Engana que eu Gosto” e é sobre cenário político brasileiro nos últimos 4 anos.


“ERA UMA VEZ UMA VOZ – O CANTAR ÍDICHE, SUAS MEMÓRIAS E REGISTROS NO BRASIL”

248_fique_1_2

Era uma vez uma voz: “O cantar ídiche, suas memórias e registros no Brasil” apresenta um estudo da cultura ídiche através do cantar e do seu significado para os imigrantes e descendentes dessa vertente cultural no Brasil. O cantar ídiche foi um dos elos que esses indivíduos mantiveram com suas raízes. Esses vínculos foram investigados através de entrevistas e relatos de suas memórias. Logo, o livro retrata o passado vivo de um grupo cultural que sempre cultivou formas de expressão musical no seu cotidiano, e seu significado. O resultado do trabalho propõe uma reflexão sobre a importância do cantar na preservação dessa cultura musical e sobre questões relativas à identidade judaica brasileira.

Os gêneros musicais ídiches acalentam a saudade velada e simbólica que os imigrantes e seus descendentes sentem do território evocativo do ídiche. O cancioneiro ídiche traz, no plano coletivo e individual, uma herança apreciada de forma universal e crescente, por diversas esferas culturais.


“ME ENGANA QUE EU GOSTO” É O NOVO LIVRO DE LUCIANO PIRES

248_fique_1_3Autor segue com trabalho de “fitness intelectual” e fala sobre cenário político brasileiro nos últimos 4 anos

O autor Luciano Pires, dando continuidade ao seu trabalho de “fitness intelectual” lança seu sétimo livro, “Me Engana que eu gosto”, no qual trata do cenário político brasileiro nos últimos quatro anos. Já na abertura, ele dá ideia do que o inspirou a lançar a obra. “Sou da geração de 1956, e fui estudar na capital aos 19 anos de idade.(…) Fui para as ruas gritar ‘abaixo a repressão’! Eu sonhava com um Brasil livre, justo, com educação, saúde, trabalho digno para todos. Imaginava que quando nossa geração chegasse ao poder, tirando da frente aqueles velhos que não compreendiam a voz das ruas, teríamos o país que queríamos. E foi assim que eu cresci. Mas algo deu errado.”

Nas 192 páginas de “Me Engana que eu Gosto”, Luciano aborda em especial as técnicas e ferramentas que os profissionais da política, escudados por seus marketeiros, usam para convencer as pessoas a agir conforme os interesses dos grupos políticos e ideológicos em atuação na sociedade. Temas como eleições, manifestações populares, debates, mensalão, corrupção e outros que ocupam os espaços da imprensa nos últimos anos estão presentes por meio de textos curtos, leves, objetivos e bem humorados.

Os textos são uma combinação de crônicas publicadas pelo autor no Portal Café Brasil desde 2012 e outros novos. Repleto de provocações, o trabalho promete agradar quem está enfastiado com o discurso progressista que toma conta do cenário jornalístico e cultural brasileiro desde sempre. E com certeza atrairá a ira dos que defendem as posições mais à esquerda.

Edição conjunta do Café Brasil Editorial com a Reino Editorial, o livro já está em pré-lançamento no www.portalcafebrasil.com.br na versão impressa.

Sobre Luciano Pires

Crítico social por vocação que viaja todo o país colocando para funcionar o cérebro dos brasileiros e estimulando cada um com ideias provocativas a se informar, pensar e agir – sempre de maneira irreverente. Em poucas palavras, ele é um personal trainer de fitness intelectual que distribui “iscas intelectuais” por meio de seus cartuns, podcasts e livros.

Nascido em Bauru – SP, em 1956, e com 40 anos de experiência na área da comunicação, ele tem em sua bagagem 26 anos à frente do departamento de marketing de uma das grandes multinacionais de autopeças, diversos trabalhos como cartunista, um dos canais de podcasts mais ouvidos do Brasil, sete livros publicados, além de centenas de palestras ministradas por todo o país. Em 2008, Luciano Pires passou a se dedicar ao Café Brasil Editorial, portal que distribui “iscas intelectuais”, pequenas e sempre provocativas reflexões sob forma de artigos, vídeos, cartuns, além do podcast Café Brasil – um dos mais ouvidos no Brasil -, o LíderCast – um novo podcast focado em liderança e empreendedorismo –, entre outras formas de expressão.

A partir do conteúdo de seus textos, Luciano transformou-se num dos grandes palestrantes brasileiros. Com mais de 700 palestras realizadas por todo o país, suas apresentações são marcadas pelo bom humor, ideias provocativas e irreverentes.

Serviço:

Título: ME ENGANA QUE EU GOSTO – Dois meio Brasis jamais somarão um Brasil inteiro – ano. 2015; 192 páginas.

Edição: Café Brasil Editorial e Reino Editorial