HOMENAGEM A HORÁCIO LEWINSKI Z´L

Pela dedicação à nossa comunidade e pela marca que deixou ao montar o Fit Center – uma academia dentro do clube que começou com 20 pessoas e hoje é um dos pontos mais freqüentados pelos sócios –, expressiva homenagem foi prestada ao conselheiro Horácio Lewinski Z´L pela A Hebraica de São Paulo ao inaugurar uma placa com seu nome à entrada daquele local. E ninguém, melhor que ele, a mereceu.

Ativista incansável, Horacio participou de quase todas as entidades judaicas, dentre as quais a B´nei B´rith aos 13 anos e como diretor da Confederação Brasileira Macabi aos 27. E sempre ligado ao esporte. Foi também tesoureiro geral do Macabi por seis anos, participou do Conselho da Hebraica por 30 anos e foi diretor esportivo por 21 anos, sendo em dos mandatos diretor da Escola de Esportes.

Horácio nasceu na Alemanha em 1928 e passou a infância na cidade de Alenstein. A comunidade vivia bem até a chegada do nazismo. A violência já se sentia na escola. Assustada, a família se mudou para Berlim em busca de visto de entrada para algum país. Em Berlim, moraram próximo ao quartel general da Gestapo, onde testemunhavam da janela muita violência. Sabiam muito bem que se ficassem morreriam. Muitas filas e muita luta todos os dias para conseguir alguma alternativa – as primeiras eram China e Bolívia. Mas finalmente souberam que um diplomata brasileiro em Antuérpia vendia vistos a um custo de mil dólares por cabeça. O pai dele investiu suas últimas economias e comprou cinco vistos para a família (Horácio tinha um irmão mais velho e uma irmã mais jovem). Embarcaram em 1939 no navio Monte Rosa e chegaram em abril daquele ano em Santos. Casou-se com Rebeca, em 1956, e teve dois filhos e 4 netos.

“Horácio Lewinski esteve comigo na Conib e na Hebraica, onde defendeu fortemente as causas comunitárias, o compromisso judaico-sionista. Visionário, enxergava mais além, nunca pensando no “eu”, mas sempre no plural, em “nosso” ishuv. Que nossa comunidade possa sempre honrar sua memória, pensando e agindo no coletivo”, assim se expressou Jack Leon Terpins, presidente do Congresso Judaico Latino-Americano, quando Horácio fez sua passagem no dia 17 de agosto deste ano.

Marcos Arbaitman, ex-presidente de A Hebraica de SP, disse: “Horacio Lewinski, macabeu histórico, foi sempre extremamente leal, correto, trabalhador e amigo de todas horas. Participou ativamente de todas Macabiot, nacionais, internacionais e sua maior alegria sempre foi vibrar em Israel Na Maccabiah Mundial. Respeitoso, cordial, companheiro deixa um legado de competência, dedicação e amor à Comunidade”.

Horácio sabia fazer e perpetuar amigos com sua maneira serena de ser e desta forma sempre será lembrado, além de deixar uma mensagem que bem sintetiza o ser de primeira grandeza que ele era: : “Ter bons pensamentos, fazer o bem, ocupar-se com trabalho comunitário, ajudar o próximo. Pensar coisas boas, desviar-se de vícios e maldades. Só isso já seria suficiente para se construir um mundo bom e realista” .

251_Hebraica_4.1

Horácio Lewinski Z´L

 

251_Hebraica_4.2

Rebeca ladeada por seus filhos, Ricardo e Claudio Lewinski

 

251_Hebraica_4.3

 Ralph, Raissa, Margaret e Ricardo Lewinski

 

251_Hebraica_4.4

Presidente Avi Gelberg ao fazer seu discurso.

 

251_Hebraica_4.5

Ralph, Margaret e Raissa Lewinski.

 

251_Hebraica_4.6

 Avi e Denise Gelberg

 

251_Hebraica_4.7

James e Lilian Castro, e Alberto Sapocznik

 

251_Hebraica_4.8

Claudio e Osmar Lewinski

 

251_Hebraica_4.9

Carlos Gluckstern, Jaques Mendel Rechter e Naum Rotenberg

 

251_Hebraica_4.10

 Jaques Mendel Rechter ao fazer uso da palavra

 

251_Hebraica_4.11

Placa afixada à entrada do Fit Center.

20
20