COMEÇANDO UM NOVO ANO

 

Comecemos um novo ano com disposição de nos enriquecermos espiritualmente e venceremos os desafios da vida.

 

Não esqueçamos que cada um de nós constrói o próprio destino.

 

Aproximava-se o Ano Novo.

Aquele homem, desiludido e desacorçoado frente às dificuldades da vida, busca orientações junto a um sábio:

– Senhor, eu me encontro sem vontade de viver neste mundo de tantos horrores e desilusões. Espero dia após dia e nenhuma melhora acontece em minha vida. Parece que o mundo está todo contra mim. Resolvi que se, nesse novo ano, nada mudar comigo, desistirei de viver…

O sábio o deixou desabafar para melhor conhecer seu interior. Depois se manifestou:

– Meu filho, de fato, um novo ano representa nova chance, novo recomeço… Deus é tão bom que nos permite oportunidades novas, em menores ou maiores escalas. Todos sonhamos com mais facilidades para ascender na vida, mas ao mesmo tempo, nós mesmos criamos várias dificuldades. Não esqueçamos que, quando o ano recomeça, recomeçam também as cobranças de antigas promessas, que não cumprimos. Por exemplo:

Se alguma ofensa nos dói na alma, isso nos indica que é hora de perdoar.

Se temos inimigos a nos espreitar com olhares de ódio, vamos aproveitar o novo ano, e nos reconciliar.

Se o desalento nos invade a mente, vamos realizar bem as nossas obrigações, e serenar a consciência.

Se o trabalho não tem feito parte de nossas horas, vamos abraçar as obrigações, e semear a próxima colheita.

Se as indecisões nos prendem, é tempo de nos decidirmos pelo melhor.

E continuou:

– Não esqueçamos que cada um de nós constrói o próprio destino. As vicissitudes que nos assaltam, esperam nossas iniciativas para sua solução. Deus nos permite tantas formas de vencermos nossos desafios. Basta que aproveitemos a nova chance para fazê-lo. Embora os anos se renovem indefinidamente, nosso tempo na Terra é contado, não sabemos quando termina. Nossa vontade portanto, deve ser direcionada na solução do problema que nos desafia. Não há tempo para vacilos nem desânimos, a rotação do tempo se faz mais dinâmica, exigindo ações firmes e rápidas. Quanto mais complicadas nossas questões, mais precisamos simplificar as nossas vidas. Jamais desistir de viver. Sempre é tempo de novo recomeço. Se queremos dar início a uma nova etapa, não esperemos por uma nova encarnação, basta o novo ano que começa.

* * *

Frente às dificuldades que a modernidade nos apresenta, sejamos mais práticos e objetivos. Frente a árduo reinício, saibamos simplificar nossas vidas. Dessa forma, teremos mais tempo para o que realmente importa. Simplicidade em nossa maneira de ser, em nossas moradas, em tudo o que nos rodeia.

A vida traz em si tudo o de que realmente necessitamos. Somos nós que a complicamos. Simplicidade é valor intrínseco da humildade, uma das maiores virtudes.

Oremos e vigiemos. Trabalhemos, no limite de nossas forças. Busquemos coroar nossos esforços, perseverando sempre.

Comecemos um novo ano com disposição de nos enriquecermos espiritualmente e venceremos os desafios da vida.


Fonte – Redação do Momento Espírita. – Em 30.12.2015.