OS ANOS DA ADOLESCÊNCIA – RABINO ARIEH RAICHMAN‏

RABINO_ARIEH

Cada um de nós conhece um adolescente que está ou estava lutando para se descobrir. Qualquer sugestão que você dê, é considerada repreensão à sua própria existência. Mesmo um sorriso, às vezes, pode ser visto com uma visão negativa. Parece que você pode nada fazer para agradar a ele, ou entendê-lo.

Impactando o mundo

O adolescente não olha apenas no seu entorno, mas sim no propósito por trás daquilo. Ele tenta ver a imagem maior da vida e descobrir como mudar isso. Ele quer impactar o mundo, e não deixar que o mundo o impacte. Esta é apenas uma das muitas lutas que o adolescente tem.

Betzalel foi escolhido para supervisionar a construção do Tabernáculo. Era uma grande responsabilidade e envolvia incrível dedicação. Milhões de pessoas fizeram doações de todos os tipos de materiais e tudo isso tinha de ser contabilizados. Ele teve que contratar trabalhadores qualificados para trabalhar na construção do Tabernáculo e de todos os utensílios.

A Torá cita a palavra “homem” duas vezes quando se refere a Betzalel na construção. Nossos sábios dizem que a repetição nos ensina que Betzalel havia acabado de completar 13 anos de idade. Ele era apenas um adolescente e foi dado o trabalho mais desejável do mundo. Quem não gostaria de construir a casa onde a presença de D-us pairaria? D-us viu seu grande potencial e capacidades únicas, e lhe deu força para usá-las para impactar o mundo.

Busque a verdade

O adolescente, em sua busca pela verdade, não pode observar outros sendo hipócritas sem falar ou expressar seu desconforto. É a natureza deles reagir instintivamente e sem pensar muito de antemão. Este é um poder emocional que pode levá-lo muito longe em sua vida e até impactar a outros. A seus olhos, a verdade é para ser vivida e todos são capazes de fazê-lo.

Quando Levi e Shimon ouviram falar do estupro de sua irmã Dina, ficaram furiosos que seu pai, Jacob, não tinha feito nada. Eles tinham que agir e trazê-la de volta. Eles travaram uma guerra contra o povo de Shechem e a resgataram. Jacob repreendeu-os, pois agora estava em perigo de ser atacado por povos vizinhos. No momento do ataque a Torá chama Shimon e Levi de “homens”. Eles tinham se tornado Bar Mitzva e agiram por impulso ao ver algo que tinha de ser feito. Se seu pai não fosse agir, então ele estaria permitindo que a injustiça continue. Um adolescente não pode permitir o errado prevalecer.

Como adultos, muitas vezes pensamos que o mundo é grande demais para mudar ou não podemos lidar com a verdade. O Rebe disse em 1943, que o Rebe Anterior começou uma atividade para jovens “e este programa irá dominar o mundo.” Hoje, existem mais de 3.600 instituições Chabad do mundo. Chabad vai continuar a crescer, uma vez que não são apenas os adolescentes que procuram a verdade, mas todas as pessoas. Quem disse “O mundo é grande demais para mudar”?

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20