AUTOEXAME DA MAMA
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum nas mulheres. Uma em cada dez mulheres podem desenvolvê-lo, e a maioria dos casos é descoberta através do autoexame. E aqui estão os cinco passos para se fazer o autoexame.
Neste artigo:
– Definição
– Qual é a melhor hora para examinar os seios?
– Como fazer o autoexame?
– Quando deve-se procurar o médico?
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum nas mulheres. Uma em cada dez mulheres podem desenvolve-lo, e a maioria dos casos é descoberta através do autoexame. Este é um exame mensal que a mulher pode fazer em si mesma para verificar a presença de câncer nos seios. Seu objetivo é procurar por protuberâncias, ondulações, checar a espessura dos seios e liberação de líquidos pelo mamilo.
Quando o câncer de mama é descoberto cedo e tratado corretamente, as chances de cura são melhores. Especialistas recomendam que toda mulher faça o autoexame da mama regularmente, mas muitas têm dúvidas de quando e como fazê-lo.
Qual é a melhor hora para examinar os seios?
A recomendação é que o autoexame seja realizado uma vez ao mês, no fim de período menstrual, quando os seios normalmente já não estão mais sensíveis ou inchados. Mulheres na menopausa ou submetidas a histerectomia, o exame pode ser realizado em qualquer data, uma vez por mês. Nestes casos, os especialistas sugerem que a mulher marque uma data, e realize o exame sempre na mesma data no mês seguinte.
O autoexame nos seios consiste em cinco passos:
Primeiro passo:
Examinar seios no chuveiro ou na banheira, pois as mãos escorregam mais facilmente quando a pele está molhada. Com os dedos esticados, movê-los em toda a área de cada seio, procurando por protuberâncias, caroços duros e verificando a espessura.
Segundo passo:
Ficar de pé em frente ao espelho e olhar os seios. Primeiro com os braços esticados ao lado do corpo, depois com as mãos sobre a cabeça, depois com as mãos na cintura apertando bem para que seus músculos do peito estejam flexionados. Procurar por protuberâncias, diferenças em tamanho e formato e inchaço ou ondulações na pele. É normal os seios não serem exatamente iguais.
Terceiro Passo:
Examinar os seios com os dedos enquanto estiver sentada ou de pé. Devagar e metodicamente, apertarf o seio com a mão oposta a ele. Com os dedos esticados, trabalhar na direção circular ou em espiral, começando do mamilo e movendo gradativamente para fora.
Quarto Passo:
Deitar e repetir o terceiro passo. Colocar um pequeno travesseiro ou uma toalha enrolada atrás do ombro esquerdo e por o braço esquerdo atrás da cabeça. Isso distribui o tecido dos seios mais igualmente no tórax. Usar a mão direita para examinar o seio esquerdo, como no terceiro passo, e então a mão esquerda para examinar o seio direito. Sintir se existe algum caroço que não existe na mesma área do outro seio.
Quinto passo:
Apertar o mamilo de cada seio gentilmente entre o polegar e o dedo indicador. Falar para o médico imediatamente caso ocorra alguma descarga de fluido.
Quando deve-se procurar o médico?
Se encontrar alguma protuberância, ondulação ou liberação de fluido durante o seu auto-exame, procurar o médico assim que possível. A maioria dos caroços não são cancerosos, mas somente o médico pode dar o diagnóstico.
Desenvolvido por Phyllis G. Cooper , R.N., M.N., e Clinical Reference Systems
Veja também
- Atividade física pode ajudar na memória de pacientes com câncer de mama
- Gordura saturada está relacionada à densidade da mama
- Existe relação entre os cânceres da mama e da tireoide
- Meditação e música diminuem a ansiedade durante biopsia de mama
- Maior ingestão de ácido fólico correlacionado a menor risco de câncer de mama
- Mastectomia dupla não aumenta a sobrevida no câncer de mama, indica estudo
Fonte: www.boasaude.com.br – Equipe Editorial Bibliomed