ESPETÁCULO “TERRA DOURADA” CONTARÁ A HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO JUDAICA AO PARANÁ

271_fique_3_1

Uma viagem emocionante, com histórias reais da imigração do povo judeu para Curitiba (PR), através do dança, teatro e canto. “Terra Dourada: A Caminho da Liberdade”, será apresentado nos dias 20 e 21 de agosto de 2016, no Pequeno Auditório do Teatro Positivo, na capital paranaense. Baseado no documentário “Estamos Aqui – Danken Got”, de Cintia Chamecki, revelará grandes talentos da comunidade judaica local, já que 90% do elenco é amador, que será responsável por contar a história dos próprios antepassados, emocionando ainda mais a plateia.

Preparados por uma equipe de profissionais, o espetáculo tem direção de Gabriela Vernet e Rodrigo Alonso, é produzido por Cintia Slud, e tem consultoria histórica de Cintia Chamecki. “Será uma apresentação emocionante, que ressaltará a sensibilidade e humor da alma judaica, além da história de formação da comunidade de Curitiba”, conta Cintia Slud.

Adultos, jovens e crianças se revezarão no palco, com participação especial do Coral Koleinu da Comunidade Israelita do Paraná, além do grupo folclórico de dança Haemek e a volta do antigo e conhecido Grupo Kineret, cujos ex-dançarinos hoje têm entre 40 e 65 anos, e estão ensaiando sob o comando do coreógrafo Duda Bergman especialmente para o espetáculo.

O roteiro fará um resgate histórico da imigração dos judeus para o Paraná, vindos principalmente do Leste Europeu, a partir de 1889, sendo grande parte fugindo da Segunda Guerra Mundial. Uma comunidade que participou ativamente da formação do Estado do Paraná. Entre os judeus do Paraná estão políticos que chegaram a cargos de prefeito e governador, além de diversos empresários reconhecidos internacionalmente, e profissionais de outros setores. Também serão mostrados costumes e tradições do povo judeu, além de uma reflexão sobre o antissemitismo.

A América era conhecida pelos imigrantes como ‘Golde Medine’ ou Terra Dourada – uma terra que oferecia aos recém-chegados a visão de um país livre e multirracial, habitado por um povo caloroso e acolhedor, daí o nome do espetáculo.

A realização é da Comunidade Israelita do Paraná (Kehilá do Paraná), com apresentação do Ministério da Cultura e patrocínio do grupo UEGA e O Boticário na Dança, com apoio da Itaipu Binacional.

Sobre o Documentário “Estamos aqui” (Danken Got) – O documentário de produção e direção de Cintia Chamecki e co-direção de Andrea Lerner foi lançado em 2013. Ele conta, por meio de dezenas de entrevistas, a história da imigração judaica do leste europeu para o Brasil, especialmente para Curitiba. O filme esteve no Miami Jewish Film Festival e Festival de Cine Judio de Punta del Este (onde foi premiado como melhor documentário pelo júri popular). “A ideia começou quando entrevistei meus pais e sogros para que meus filhos soubessem a história de nossa família, mostrando a dificuldade que passaram. O projeto foi crescendo e acabamos fazendo 45 horas de entrevistas, tem muito material que ainda não foi utilizado na edição”, afirma.

O documentário mostra como foi a chegada, o trabalho, a formação da comunidade, a doação da Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann e da Sinagoga Francisco Frischmann por membros da comunidade judaica, e até detalhes engraçados da religiosidade dos imigrantes. Também há entrevistas com sobreviventes do Holocausto que vieram para Curitiba.

Serviço:

“Terra Dourada: A Caminho da Liberdade”

Quando: 20 de agosto de 2016, às 20h e 21 de agosto de 2016, às 19h

Ensaio Geral aberto para a imprensa com credenciamento: 20 de agosto, às 16h.

Onde: Pequeno Auditório do Teatro Positivo – R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido, Curitiba – PR

Ingressos: R$ 60,00 inteira e R$ 30,00 meia entrada válida para:

Informações Kehilá do Paraná: Vendas pelo Disk Ingressos: (41) 3315-0808

Página do face: https://www.facebook.com/Terra-Dourada-a-Caminho-da-Liberdade-1174479165951281/

20
20