YOSSI SHELLEY É O NOVO EMBAIXADOR DE ISRAEL NO BRASIL

282_first_4_1Ele tem a patente de Tenente Coronel e é a primeira vez que assume um posto diplomático.

Após um ano sem que tivesse um representante no Brasil por divergências diplomáticas, Israel indicou o advogado e engenheiro civil Yossi Shelley para seu embaixador no Brasil, o que foi aceito pelo Itamaraty no último dia 17 de janeiro, em nota distribuída à imprensa, que concedeu o agrément (aprovação formal do embaixador no jargão diplomático) a ele.

Eis a nota: “O governo brasileiro tem a satisfação de informar que concedeu agrément ao senhor Yossi Shelley como embaixador extraordinário e plenipotenciário de Israel no Brasil. Brasil e Israel estabeleceram relações diplomáticas em 1949”.

A aceitação de Yossi Shelley, que pertence ao Likud, partido do primeiro-ministro Benjamim Netanyahu, tem a patente de Tenente Coronel e é a primeira vez que assume um posto diplomático, põe fim aos problemas criados durante os anos em que o PT ocupava o Palácio do Planalto, dentre os quais se destaca o fato de o ex-presidente Lula ter reconhecido a Palestina como estado independente, em 2010, ocasião em que doou 10 milhões de dólares para o grupo terrorista Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

Tal situação continuou durante o governo de Dilma Rousseff, que permitiu a abertura da embaixada palestina em Brasilia, aliás, a primeira fora do mundo muçulmano, e não aceitou a indicação de Danny Dayan para o cargo, dando como motivo sua clara posição a favor dos assentamentos em territórios palestinos e a forma como a indicação foi conduzida. Hoje Danny Dayan representa Israel junto às Nações Unidas.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel emitiu um comunicado anunciando o novo embaixador e disse acreditar que esta é uma nova era nas relações entre Brasil e Israel: “Não há dúvida de que esta nomeação irá promover a amizade entre os dois países”, consta da matéria, lembrando que: “O Brasil é lar de uma importante comunidade judaica e sionista”. (Jerusalém Post).

YOSSI SHELLEY

O novo embaixador, que deverá tomar posse do seu cargo até o final de fevereiro, completará 60 anos no dia 15 de outubro deste ano, nasceu em Beer-Sheeva, Israel, é casado e tem dois filhos. Fala hebraico, inglês, espanhol, francês, russo e árabe. É Bacharel em Direito pelo Colégio Rishon LeZion, e em Engenharia Civil e Gerenciamento pela Universidade Ben-Gurion, ambos de Israel.

Foi presidente das seguintes instituições: do Grupo “ YSB – The Ya’acobi Brothers Group”, do Conselho do One Stop Information Knowledge (startup), da “New Gas Company LTD” – Distribuidora de gás para o setor público e privado, do Conselho da Autoridade Postal de Israel, da Municipalidade de Beer Sheva, do Conselho da “Issta Lines Ltd “ – Companhia de Turismo, e da União dos Estudantes da Universidade Ben-Gurion, Israel.

Também exerceu, dentre outros, os cargos de Membro do Conselho da Corte Administrativa Israelense – Ministério da Justiça de Israel, Diretor Público da “Beer-Sheva Company for Education and Culture”, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da “ Milgam Ltd “ (serviços municipais locais), e vice-tesoureiro da Municipalidade de Beer Sheva, responsável pela receita do município.

20
20