ATO EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO EM SP E A EXPOSIÇÃO “ LEMBRAR E HONRAR”

A Conib, a Fisesp e a CIP promovem dia 29 de janeiro, às 17h30, na Sinagoga da CIP, um Ato Solene em Memória às Vítimas do Holocausto. Na ocasião será inaugurada a exposição fotográfica “Lembrar e Honrar”, sobre as crianças no Holocausto, com curadoria de Nessim Hamaoui, editor da Revista Shalom.


282_fique_1_1Por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, solenidade instituída pela ONU, a Confederação Israelita do Brasil (Conib), a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e a Congregação Israelita Paulista (CIP), promovem no domingo, 29 de janeiro de 2017, às 18h, na Sinagoga da Congregação Israelita Paulista (CIP), um Ato Solene em Memória às Vítimas do Holocausto.

O Ato, que terá como tema “Holocausto e Intolerância no Mundo”, homenageará os seis milhões de judeus assassinados durante este trágico episódio da história, com o acendimento de seis velas por sobreviventes do Holocausto, representantes de outras comunidades, vítimas do nazismo e de perseguições, autoridades políticas, religiosas, institucionais e jovens.

Uma pesquisa global feita em 2014 apontou que 46% da população mundial nunca ouviu falar do Holocausto. Um dos principais objetivos da data é conscientizar sobre a importância da educação sobre o tema.

Nesta mesma data, será inaugurada a exposição fotográfica “Lembrar e Honrar”, sobre as crianças no Holocausto, com curadoria do editor da Revista Shalom, Nessim Hamaoui, e que apresenta o conteúdo divulgado pela Revista desde 2002, em edições especiais feitas em conjunto com o Museu do Holocausto de Jerusalém – Yad Vashem, para divulgar diversos aspectos pesquisados e retratados pela instituição. Os presentes poderão retirar um exemplar da edição deste ano, que tem como tema “ Não esqueçam de nós”. A exposição ficará em cartaz na CIP até 26 de fevereiro.

O evento conta com o apoio da B’nai B’rith, Comunidade Shalom, Congregação Beth El, Consulado Geral de Israel em São Paulo, Fundo Comunitário, KKL Brasil, Sherit Hapleitá e Unibes.

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou em 2005 uma resolução instituindo 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas da exterminação nazista. A resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto foi um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença. Em São Paulo, um projeto de lei de autoria do vereador Floriano Pesaro (PSDB) instituiu o 27 de janeiro como Dia Municipal em Memória às Vítimas do Holocausto. A lei foi sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab em dezembro de 2009.

Evento: Cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Data: 29 de janeiro de 2017 (Domingo)

Horário: Pontualmente às18h (abertura dos portões às 17h30)

Local: Sinagoga da Congregação Israelita Paulista (CIP) – Rua Antonio Carlos, 653 – Consolação


EXPOSIÇÃO “ LEMBRAR E HONRAR” TRAZ MATERIAL PRODUZIDO PELO MUSEU DO HOLOCAUSTO DE JERUSALÉM – YAD VASHEM E DIVULGADO PELA REVISTA SHALOM

282_fique_1_2“Lembrar e Honrar” fica em cartaz na Congregação Israelita Paulista de 29 de janeiro até 26 de fevereiro

A Revista Shalom e a Congregação Israelita Paulista convidam para a exposição “ Lembrar e Honrar”, sobre as crianças no Holocausto, a ser inaugurada às 17h30 do dia 29 de janeiro na CIP, antecedendo a cerimônia da comunidade judaica pelo Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

A exposição apresenta o conteúdo divulgado pela Revista Shalom desde 2002, em edições especiais feitas em conjunto com o Museu do Holocausto de Jerusalém – Yad Vashem, para divulgar diversos aspectos pesquisados e retratados pela instituição.

Os presentes poderão retirar um exemplar da edição deste ano, que tem como tema “ Não esqueçam de nós”.

SOBRE A REVISTA SHALOM

A Revista Shalom está entrando em seu 20º ano de circulação semanal, levando aos seus leitores a percepção do judeu atual e tem como parceiras as mais destacadas instituições judaicas. Edita diversos especiais como Calendário Judaico, Educação, Social, além do especial com o Museu do Holocausto.

SOBRE O MUSEU DO HOLOCAUSTO DE JERUSALÉM – YAD VASHEM

Fundado em 1953, o Museu do Holocausto de Jerusalém- Yad Vashem, a Autoridade da Lembrança e do Heroísmo, tem como missão levar ao povo judeu e ao mundo os acontecimentos do Holocausto. Instalado na cidade de Jerusalém, tem alcance mundial por meio de suas publicações e ações para sensibilizar consciências, bem como investir na educação para que nunca mais a humanidade esqueça o que fez, nem repita algo tão trágico.

20
20