ABERTURA DA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “BRASIL – ISRAEL, OLHARES SOBRE POVOS E COSTUMES”

Numa parceria entre o Memorial da América Latina e o Consulado Geral de Israel foi aberta em São Paulo a exposição fotográfica “Brasil – Israel, Olhares sobre Povos e Costumes”.

A exposição, que traz um intercâmbio cultural entre Brasil e Israel, apresenta 35 retratos com olhar do fotógrafo brasileiro Agê Barros sobre a sociedade israelense e a interpretação fotógrafo israelense Tomer Ifrah do povo brasileiro. As fotos levam o espectador a uma viagem pelos dois países e, ao mesmo tempo, confundem com as semelhanças e intrigam com as diferenças. É uma chance de se surpreender com Israel através das lentes de um brasileiro e redescobrir o Brasil pelo olhar de um israelense.

Na ocasião, Dori Goren, cônsul geral de Israel, agradeceu ao Memorial na pessoa de Luis Alvares, representante da instituição, afirmando esperar que seja o início de uma longa parceria. Dori Goren explicou a proposta que norteou a exposição, de levar um fotógrafo brasileiro (Agê Gomes) a Israel e um colega israelense (Tomer Ifrah) ao Brasil para retratarem os dois países.

O interessante é que às vezes o visitante fica em dúvida, sem saber de qual país é a foto, relata Abraham Goldstein, presidente da B’nai B’rith do Brasil, destacando as semelhanças entre os dois povos.

Dentre os presentes, Nava Politi, atual presidente da Wizo SP, Zeila Sliozbergas, presidente da B’nai B’rith de São Paulo, o cônsul da Alemanha, o vice-cônsul geral de Israel em São Paulo, Fares Saeb, o fotógrafo brasileiro Agê Barros, a consulesa Cecília Goren, diretoras e membros da Wizo.

A mostra fica na Biblioteca do Memorial da América Latina e inaugura uma série de atividades no local nesse mês. Veja a relação das palestras: dia 15 de fevereiro: A influência dos autores árabes na literatura israelense com Luis Sérgio Krausz, Professor de Literatura Hebraica (USP). E, dia 22, ” Uma viagem pelo cinema israelense” com Antonio Carlos Sandoval, assessor cultural do Consulado Geral de Israel em São Paulo.

A exposição é gratuita e fica em cartaz até 26 de fevereiro, de terça a domingo, das 9h às 18h. Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 portões: 1/ 2 / 4 e 5.

 

283_first_5_1Vice-Cônsul Geral de Israel, Fares Saeb, o Diretor do Memorial da América Latina, Luis Avelima, o Cônsul Geral de Israel Dori Goren e a Consulesa Cecília, e o fotógrafo Agê Barros durante a abertura da exposição.

283_first_5_2Zeila Sliozbergas, presidente da B’nai B’rith de São Paulo, e Nava Politi, atual presidente da Wizo SP, dividem o flash com as amigas.

283_first_5_3Cônsul Geral Dori Goren ao lado de Joel Chnaiderman, do Mashav Brasil.

283_first_5_4Vice-Cônsul Fares Saeb.

283_first_5_5O jornalista Reinaldo Canto, da revista Carta Capital, o jornalista Duda Teixeira, da revista Veja, o fotógrafo Agê Barros e o Cônsul Geral Dori Goren.

20
20