AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR…

Como a comemoração de Tu Bishvat na A Hebraica de SP, a homenagem que a Wizo/SP prestará à ex-consulesa da França Alexandra Baldeh Loras, a apresentação do mentalista Lior Suchard em prol do Ten Yad, as viagens e palestras das Pioneiras e da Wizo/SP, o curso de hebraico na Shaarei Bina, o curso de escultura promovido pelo Museu de Arte Sacra de SP e, no Rio de Janeiro, alguns eventos gratuitos dentro da programação – sempre excelente – do Midrash Centro Cultural, além do “Grande Baile Infantil Pré-Purim”, em Teresópolis, promovido pela Wizo daquela cidade. Confira os detalhes e participe.


NA’AMAT, KKL BRASIL E HEBRAICA SE UNEM PARA COMEMORAÇÃO DE TU BISHVAT – O ANO NOVO DAS ÁRVORES

283_fique_5_1Reforçando a parceria de mais de 15 anos, a Na’amat Pioneiras São Paulo em parceria o KKL Brasil e com a A Hebraica vão se unir novamente no domingo, 12 de Fevereiro, para a comemoração de Tu Bishvat, o Ano Novo das Árvores, data na qual se faz uma reflexão sobre a imensidão dos milagres encontrados na natureza. O evento terá início às 10h30, com cerimonia e parte artística na Sinagoga do Clube. Em seguida haverá um kidush com mesa de frutas na Praça Carmel, além do plantio de árvores e atividades para as crianças com a equipe da ONG Árvores Vivas.


ALEXANDRA BALDEH LORAS SERÁ HOMENAGEADA PELO WIZO SP

283_fique_5_2


TEN YAD INICIA A CELEBRAÇÃO DOS SEUS 25 ANOS TRAZENDO LIOR SUCHARD, O MAIOR MENTALISTA DA ATUALIDADE

Você acredita que um homem possa ler sua mente? Então não pode perder a apresentação de Lior Suchard, o maior mentalista da atualidade, em prol das obras sociais do Ten Yad. Ele se apresenta pela primeira vez no Brasil em apresentação única de 21 de fevereiro, às 21h, no Espaço O.V. (Rua Newton Prado, 76), em São Paulo. Informações: (11) 3222-3385 e 3334-2977 – ramal 2120.


VIAJE COM A NA´AMAT PIONEIRAS SÃO PAULO PARA O RESORT CALDAS DA IMPERATRIZ EM SANTA CATARINA

A Na´amat Pioneiras São Paulo organiza, de 05 a 10 de março de 2017, viagem para o Plaza Caldas da Imperatriz Resort &SPA em Santa Catarina. Localizado na cidade de Santo Amaro da Imperatriz – SC, o Resort Caldas da Imperatriz é um patrimônio histórico que vem sendo preservado a mais de 150 anos. Ele se destaca pela proximidade de Florianópolis, e é a opção ideal para pessoas que buscam o contato com a natureza, com águas termais que brotam das rochas a uma temperatura de 39° C. O pacote inclui: passagem aérea e seguro viagem individual, cinco noites com pensão completa, city tour em Florianópolis, além de gorjetas ao guia e motorista. Informações e reservas: (11) 3667.5247 – naamat.sp@naamat.org.br e (11) 3873.5367.


MUSEU DE ARTE SDACRA DE SP PROMOVE Curso de Escultura 2017

O Museu de Arte Sacra de São Paulo promove nova edição do Curso de Escultura com o Mestre Wandecok Cavalcanti. O objetivo do curso é proporcionar todo desenvolvimento de construção de esculturas barrocas em argilas – cerâmica. O conteúdo programático e o processo com manuseio do material no período habilitará o mesmo a ser um artista na área barroca escultórica em cerâmica. Além de desenvolver teórico e prático o conhecimento do barroco brasileiro, o aluno executará várias obras, as quais levará consigo. O Museu fornecerá certificado de participação. Mais informações, grade completa e inscrições: www.museuartesacra.org.br

Período: 02 de março a 07 de dezembro (quintas-feiras)
Horário: 13h às 17h
Carga horária: 148 horas
Vagas: 25
Valor: R$ 400/mês – o aluno deverá deixar os cheques pré-datados semestralmente.
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz | Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito: Rua Jorge Miranda, 43


WIZO SP EM PAUTA

CARNAVAL É COM A WIZO/SP – Quem quer fugir do Carnaval não pode perder a vigem que a Wizo SP está programando para Atibaia, no interior de São Paulo, com hospedagem no Hotel Faro. Será entre os dias 24 (sexta-feira) a 28 de fevereiro, com tudo planejado para seu conforto e divertimento, e direito de passar um dia em Monte Verde, em Minas Gerais. Informe mais pelo telefone (11)3257-0100.

PALESTRAS NA WIZO SPDia 14 de fevereiro, às 14h30, o presidente da Fisesp Bruno Lascowsky estará na sede da Wizo SP discorrendo sobre o tema “Mais Israel em nossa Vida”. E, no dia 21, no mesmo horário, a presidente Nava Politi recebe a psicóloga Gabriela Gorenstein para falar sobre Ansiedade na Idade Avançada. Gabriela é formada pela PUC, com Mestrado na USP, e especialista no tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo sobre ansiedade parental, acomodação e ambiente familiar. Mais informações com Gilma: (11) 3257-0100.


CURSO DE HEBRAICO NA SHAAREI BINA

Que tal ler, falar, entender hebraico? Novas turmas, em diversos níveis, estão sendo abertas pela Shaarei Bina. Valor: R$ 300 (duas aulas por semana). Mais informações: secretariabina@gmail.com – Tel. (11) 2384-7723. Endereço: Alameda Barros, 656 – Santa Cecilia, São Paulo – SP, Brasil


EVENTO DE POSSE DA NOVA DIRETORIA DA NA’AMAT PIONEIRAS SÃO PAULO

Na terça-feira, 14 de fevereiro, às 17h, acontecerá a posse da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Na´amat Pioneiras São Paulo para o biênio 2017 / 2018. O evento, que contará com a presença de convidados e lideranças da comunidade judaica, será na Sede da Na’amat, à Rua São Martinho, 48 – Campos Elíseos.


NO RIO DE JANEIRO

MIDRASH CENTRO CULTURAL – SEMPRE UM BOM PROGRAMA GRATUITO – Confira abaixo alguns deles:
LEITURA TEATRAL – ENTÃO DE MICHEL ROBIM

283_fique_5_3

De Michel Robim – Direção de Isaac Bernat – Com Beth Berardo, Clara Santhana, Gabriel Bulcão e Michel Robim, dia 13 de fevereiro | segunda | 20h | gratuito.

Presente e passado se fundem numa abrangência que transcende uma única família. Desejos, sonhos, lembranças se mesclam com reflexões sobre o viver e o morrer. ENTÃO traz uma representação atual do mundo através de uma família, evidenciando temas cruciais como direcionamento e perspectivas de vida. ENTÃO de forma lúdica traz questionamentos com relação a objetivos a seguir, vocações, desconfiança, solidão, vazio, corrupção e guerras, elementos que envolvem o cenário de nossa cultura neste momento. ENTÃO revela a continuidade dos que vêm antes de nós, os ancestrais. Aponta para os que vêm depois, os descendentes e seu percurso.

Beth Berardo – Atriz, jornalista, Mestre em Ciência da Motricidade Humana, Terapeuta Corporal do método GDS e Professora de Consciência Pelo Movimento iniciou sua carreira teatral em 1982 com o Grupo TAPA em “O anel e a Rosa” de William Thackerey com direção de Eduardo Tolentino de Araújo. Nos últimos anos fez diversas participações em novelas entre as quais: “Aquele Beijo” (TV Globo, 2011), “Guerra dos sexos” (TV Globo, 2013), “Novela Alto Astra”l (2015), “Babilônia” (2015), “Verdades Secretas” (2015).

Clara Santhana – É atriz, cantora e contadora de histórias. Formada em Artes Cênicas/ Interpretação na UNIRIO. Produziu e atuou na peça “Profetas da Chuva”, trabalho que lhe rendeu prêmio de melhor atriz. Idealizou o projeto “Deixa Clarear, Musical Sobre Clara Nunes”, sob Dir. de Isaac Bernat, com o qual vem se apresentando como atriz e cantora em importantes Teatros do Rio de Janeiro como João Caetano, Teatro das Artes e Imperator. Integra o elenco da peça WAR, texto de Renata Mizrahi e dir. de Diego Molina. Participou do longa metragem “Turbulência”, de Arthur Vinciprova, que estreará em breve nos cinemas.

Gabriel Bulcão – Iniciou seus estudos no teatro em 2010 no Núcleo de Crianças e Adolescentes, na CAL, com direção Marina Henriques. Bacharelado em Teatro pela Faculdade Cal de Artes Cênicas. No teatro, atuou nos espetáculos “Don Juan”, “Delicioso Lugar”, “Bailei na Curva”, “Se, Caio…”, “Somos tão jovens”, “Mas que absurdo” e “As meninas e o Tempo”.

Michel Robim – Coordenou o Núcleo Rio Aberto Rio (nova denominação do Coringa Rio Abierto), nesta instituição atuou como professor de Movimento Harmônico e terapeuta. Foi Membro do Comitê Executivo do Rio Abierto Internacional – Argentina, Uruguai, Brasil, México, EUA, Espanha, Itália, Alemanha, Rússia e Israel. Professor do Centro Universitário da Cidade, Professor convidado da FGV (Fundação Getulio Vargas) e Professor do Curso de MBA – Recursos Humanos – Faculdade Celso Lisboa. Tem ministrado cursos, vivências, palestras, conferências e participado de mesas redondas em congressos, encontros, treinamento de empresas e seminários. Autor do livro Tornando-se Dançarino, – como lidar com mudanças e transformações – Editora Mauad, nov/2004.


CELEBRAÇÃO ANO NOVO DAS ÁRVORES – COM ANA BRANCO E ANA PEGORER

283_fique_5_4

15 fevereiro | FRUTO-SEMENTE – Ana Maria Branco Nogueira da Silva [Profa. PUC-Rio]

22 fevereiro | FRUTO-FRUTO – Ana Paula Pegorer de Siqueira
[Engenheira Agrônoma / Coordenadora e consultora do SPG-ABIO / Fundadora da Agroecologia]

Quartas | 20h | gratuito

ANA BRANCO | FRUTO-SEMENTE – A partir do contato direto com os vegetais que nascem na terra recordamos a beleza no universo, recuperamos no nosso corpo informações matrísticas, que são decodificadas a partir desse encontro sensível e intuitivo. A Convivência com o Biochip é o processo vivido por um grupo aberto de estudo, pesquisa e desenho, que investiga as cores e a recuperação das informações presentes nos modelos vivos: folhas, flores, frutos e sementes como são encontrados na natureza. Concentrados vivos de informações armazenadas – “biochip”. Essas informações podem ser decodificadas a partir do contato direto de nossas mãos com os modelos vivos. Assim como as cores e sabores gerados pela vida na Terra recuperam em nosso corpo e na relação humana o encantamento, a beleza e informações matrísticas, relacionadas diretamente com a nossa origem.

ANA BRANCO – É Professora do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio desde 1981. Coordena grupo de voluntários que instala semanalmente no campus da PUC Rio da Feira do Desenho Vivo onde são expostas para experimentação saborosa os desenhos obtidos com os pigmentos vivos, como também demonstradas as técnicas utilizadas para a obtenção desses resultados. Recebe semanalmente os alunos das Escolas da Rede Pública de Ensino para participar da visita orientada e oficina com desenho com as cores das frutas e sementes germinadas Coordena semanalmente a FEIRA ORGÂNICA DIDÁTICA, com frutas, legumes e hortaliças cultivadas em solo vivo e sadio a preço de custo do produtor através de compra virtual e distribuição no campus da PUC pela Rede Solidária de Comedores Orgânicos.

ANA PAULA PEGORER DE SIQUEIRA | FRUTO-FRUTO – Agrônoma formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992), mestre em Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável – FEAGRI/UNICAMP (2008) e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA), Doutorado Binacional – UFRRJ- Brasil/UNRC-Argentina. Atualmente é coordenadora do SPG ABIO e consultora, sócia da empresa Agroecologia Rio Ltda ME, consultoria em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Trabalha na área de Agricultura Orgânica, Natural e Agroecologia, com ênfase em Metodologias participativas e Manejo Agroecológico do Solo e do Agroecossistema.


HOMENAGEM A COLTRANE

283_fique_5_5

Roberto Rutigliano [bateria]
Jefferson Lescovich [baixo]
Glaucus Linx [sax]
Cliff Korman [piano]

14 de fevereiro | terça | 20h | gratuito

Show em tributo a John Coltrane, um dos maiores saxofonistas da história, instrumentista, líder de grupo e compositor que tocou com Miles Davis, Thelonius Monk e desenvolveu um quarteto histórico. O repertório inclui sua obra e os temas que ele gravou.

Roberto Rutigliano | Baterista. Acaba de gravar o disco do grupo Universo Diverso dedicado a música clássica; ainda desenvolve projetos de jazz junto a músicos históricos na música brasileira , como Sergio Barrozo, Alexandre Carvalho e Fernando Trocado e duos com a pianista Fernanda Canaud e a flautista Odette Ernest Dias

Jefferson Lescovich | É um dos baixistas mais atuantes do Brasil. Atualmente se apresenta no circuito de jazz com músicos como o pianista Luiz Otávio, a cantora Thais Mota e o trio do renomado i baterista Renato Massa.

Glaucus Linx | Desenvolve projetos ligados à pesquisa da música afro no grupo Acentrais Futuros e junto à artistas como Ana Paula Dias, Carlos Malta ( sax que tocou no grupo de Hermeto Pascoal) ..

Cliff Korman | É professor da Uni Rio onde dirige uma big-band; tem projetos históricos com músicos como Carlos Malta, Beth Dau e Paulo Moura.

MIDRASH CENTRO CULTURAL – R. Gal. Venâncio Flores, 184 – Leblon

Tels. 21 2239-1800 e 2239-2222 – secretaria@midrash.org.br


WIZO/RIO – GRANDE BAIELE INFANTIL PRÉ-PURIM

A garotada e seus papais já podem ir se programando para mais um tradicional “Grande Baile Infantil Pré-Purim”, em Teresópolis! Está confirmadíssima a realização da festa que, anos a fio, vem congregando jovens casais, seus filhos, vovós e vovôs alegres em torno da chegada da grande festa judaica. A Wizo-Rio estará uma vez mais no Espaço Higino, em ambiente totalmente refrigerado e seguro, no dia 26 de fevereiro de 2017, domingo, das 16:30h às 20:30h, com recreação dirigida, muita folia, desfile de fantasia e eleição da “Rainha Esther Mirim” da entidade.

283_fique_5_6

20
20