HUNGRIA. CAPITAL, HEBRAICA

285_hebraica_3_1O DEPARTAMENTO SOCIAL E CULTURAL GUARDA ALGUMAS SURPRESAS PARA O PRIMEIRO SEMESTRE. EM FEVEREIRO, SE PLANEJOU, HOUVE TROCA DE IDEIAS ENTRE A VICE-PRESIDENTE SOCIAL E CULTURAL MÔNICA HUTZLER, DIRETORES E FUNCIONÁRIOS DO DEPARTAMENTO E, A PARTIR DA AVALIAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DE 2016, DEBATERAM PROJETOS DE
PROGRAMAS CAPAZES DE ENVOLVER MAIS O PÚBLICO PARA A CONVIVÊNCIA E O LAZER NA HEBRAICA


A Semana Húngara será a primeira atividade de março, idealizada em conjunto com o Consulado da Hungria, que ofereceu toda sorte de atrações para, deste modo, de 20 a 26 de março, fazer da Hebraica o endereço da comunidade húngara na cidade.

A programação começa com a exibição, dia 22, às 20h30, do documentário Húngaros-1956, depoimentos de membros da comunidade
húngara de São Paulo, entrevistados pelo jovem cineasta Mathias Piller, que estará presente para dialogar com o público. O filme trata dos dias turbulentos da revolução de 1956. Antes da exibição, às 19 horas, o Consulado da Hungria oferecerá um coquetel. Ainda no cinema, dia 25 será exibido, no Teatro Anne Frank, às 20h30, Mephisto, dirigido por István Szabó, premiado em 1982 com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O filme discute a relação entre artista e poder, isto é, as concessões ao regime nazista em troca de benefícios profi ssionais e materiais. O protagonista é Klaus Maria Brandauer. Outros títulos estão na grade, como o curta-metragem Adeus, Budapeste, que poderão ser consultados na programação semanal no site, facebook ou no informativo Sete Dias.

A biblioteca também fará parte da Semana com mais um “Aonde Vamos?”, com o tema “A Literatura Húngara e as Angústias do Século”, em um bate-papo com especialistas, a respeito dos reflexos das grandes guerras na obra de autores da literatura húngara dos séculos 20 e 21. Será sábado, dia 25, às 16h30, na Sala da Plenária, aberto ao público, com a mediação de Vivian Schlesinger.

A culinária típica ficará por conta das chefs Lizi Tirczka e Marika Lajtai, terça- -feira, dia 21, à tarde, no Espaço Gourmet. Antes da aula será lançado o livro Doces Húngaros: Receitas e Histórias para Saborear e Sonhar, de Dorothea Hidas Piratininga.

Dia 23, quarta-feira, haverá o lançamento do livro Há Tanto Carro em Budapeste Hoje em Dia, com palestra do autor, Luís F. Sprotte, acerca das suas experiências húngaras.

Nesse mesmo dia, um convidado do Consulado estará na Plenária, às 14h30, para um encontro com a Feliz Idade.

A Praça Carmel será transformada em um espaço que lembra um bairro típico de Budapeste, onde a gastronomia e o artesanato poderão ser admirados, consumidos ou levados para casa. A maioria dos produtos à venda virá diretamente da Hungria e a loja Empório Húngaro vai trazer os doces, chocolates e vinhos. A comunidade húngara, mesmo integrada aos costumes paulistanos, conserva o que há de mais típico no país europeu e vai mostrar para quem passar pelo local no fi m de semana de 25 e 26. Ainda domingo, 26, o Hebraica Meio-Dia receberá a cantora Tunde Albert com o show Anjos e grupos folclóricos, mostrando a música e a dança típicas. Complementando a programação, o Consulado trará a exposição de fotografias Sinagogas da Europa Central e Oriental (1782-1944), além de vídeos de turismo que serão projetados na Praça Carmel, e antes das sessões de cinema. Haverá também a palestra “Oportunidades de negócios na Hungria”, apresentada pela cônsul Comercial Zsuzsanna László e a apresentação do cônsul Geral Szilárd Teleki com “Informações consulares sobre a cidadania húngara”, uma consultoria da documentação necessária aos descendentes de judeus húngaros para terem a cidadania de seus avós.

Durante as atividades serão sorteados vinhos, aguardentes e doces húngaros. Uma semana para todos os gostos, basta apenas comparecer. (T. P. T.)


Fonte: Revista da Hebraica – março/2017

20
20