FISESP É HOMENAGEADA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SP

As comemorações dos 70 anos da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), tiveram início no dia 13 de março, com uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa do deputado Fernando Capez.

O evento contou com a presença maciça de lideranças da comunidade judaica, rabinos e ex-presidentes que prestigiaram a homenagem à entidade-teto de todas as instituições judaicas do Estado.

“Não é a Assembleia Legislativa que homenageia a Federação Israelita, mas a Federação que consagra o povo de São Paulo aceitando vir a nossa casa receber esta Sessão Solene, que foi aprovada por unanimidade pelos líderes desta casa. O Estado de São Paulo e o Brasil têm muito o que aprender com as tradições do povo judeu, bem como seu apego a fé, à família, às tradições, ao diálogo e à visão construtiva”, destacou o Deputado Fernando Capez.

A Sessão Solene contou com a execução dos hinos de Israel e do Brasil, com a exibição de um filme sobre os 70 anos da Fisesp e apresentação musical de Alexandre Edelstein e Pipo Grytz além de discursos do promotor Roberto Livianu, do presidente do Grupo One Health, Claudio Lottenberg, da ex-presidente da Fisesp, Vera Bobrow, do presidente da Conib, Fernando Lottenberg, do secretário Daniel Annenberg, representando o prefeito João Doria e do secretário Floriano Pesaro, representando o governador Geraldo Alckmin – vide abaixo o discurso proferido por ele.

Emocionado, Bruno Laskowsky, presidente da Fisesp, discursou na tribuna oficial e destacou a importância do trabalho voluntario como a grande força da comunidade judaica, que está preocupada com o seu dia a dia, mas também em servir a comunidade maior. “Não somos muitos, mas temos um ecossistema de entidades bastante atuantes que fazem parte da arquitetura deste Estado. Hoje somos todos cidadãos brasileiros, cientes das nossas obrigações com o país que nos abrigou e nos recebeu com respeito. Nesse país de potencial imenso, procuramos organizar uma comunidade judaica dinâmica, engajada, que trabalha na busca da harmonia social e contra o preconceito e a discriminação e que realiza ações sociais em prol de toda a sociedade brasileira”, destacou Laskowsky.

Os 70 anos da Federação Israelita do Estado de São Paulo

No ano de 1946, o Brasil vivia um novo momento em sua história: a Assembleia Nacional Constituinte inspirava nossos dirigentes. Durante o decorrer da Segunda Guerra Mundial o clima era de apreensão e expectativa. Ao final do conflito, com o conhecimento das atrocidades cometidas pelos nazistas, tornava-se urgente o acolhimento dos milhares de refugiados da guerra. Muitos deles escolheram como destino o Estado de São Paulo, o qual já contava com entidades judaicas bastante estruturadas.

Surgiu, então, a necessidade de uma Federação que coordenasse esta importante missão e criasse os alicerces para uma comunidade organizada. A Federação Israelita do Estado de São Paulo foi fundada por Leon Feffer (Z’L) e teve como primeiro presidente Moysés Kaufman (Z’L).

FOTOS

287_especial_2_1Bruno Laskowsky, deputado Fernando Capez, cônsul Dori Goren, Ricardo Berkiensztat, Secretário Estadual Floriano Pesaro, Secretário Municipal Daniel Annenberg e deputado Marco Tognoli.

287_especial_2_2Boris Ber, Jayme Blay, Floriano Pesaro e Ricardo Berkiensztat

287_especial_2_3Chaverot da Na´amat SP com Floriano Pesaro e Eduardo El Kobbi

287_especial_2_4Cônsul Dori Goren com a diretoria da Na’amat

287_especial_2_5Bruno Laskowsky recebe de Eduardo El Kobbi, presidente do KKL Brasil, certificado de plantio de árvores

287_especial_2_6Alexandre Edelstein e Pipo Grytz se apresentaram durante o evento


DISCURSO PROFERIDO PELO SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL FLORIANO PESARO

287_especial_2_7FEDERAÇÃO 70 ANOS

Estou aqui em nome do Governador Geraldo Alckmin e de minha própria pessoa para homenagear a Federação Israelita de São Paulo, a FISESP, por seus setenta anos de vida.

Juntos Podemos Mais! Nunca um slogan foi tão testemunhal sobre as atribuições de uma instituição.

Porque a FISESP realmente é a epítome do que organizações reunidas podem conquistar. A Federação, como é constantemente chamada, é a voz do judeu paulista em sua plenitude. Cuidando da menor comunidade do interior ou do litoral ou das grandes agremiações de nossa capital, a FISESP reúne forças para lutar pelos interesses da grande comunidade judaica do Estado. Nestes 70 anos, a Federação tem buscado defender o judaísmo de forma constante e ativa.

A FISESP tem a habilidade de agrupar qualquer instituição judaica, de qualquer inclinação religiosa ou não. Dentro da Federação, os diversos movimentos religiosos se harmonizam para avalizar esta entidade quanto aos diferentes pleitos do judaísmo em esfera municipal, estadual e federal.

Desde as congregações ortodoxas até as comunidades mais liberais, todos entendem a importância da FISESP para falar em nome de todos os judeus, sejam eles religiosos ou não.

A Federação abriga também várias entidades beneficentes, que cuidam não só de judeus, mas de outros membros mais desamparados de nosso Estado. Sua iniciativa de promover anualmente a campanha de doação de agasalhos é conhecida por todos.

Ela promove discussão sobre a segurança das instituições, aconselhando todos seus associados quanto os perigos e as medidas que cada um deve tomar para que não estejam vulneráveis a ataques antissemitas e mesmo fascistas.

A FISESP é uma voz constante contra qualquer manifestação que implique em ódio contra os judeus no país. Ela mantém uma estreita relação com todos os políticos e promove viagens a Israel para que todos possam entender um pouco mais desse pequeno país tão surpreendente e para que compreendam os meandros do conflito Israel Palestina.

A FISESP, sem abrir mão de sua postura laica, entende as tradições judaicas e busca participar de todas as festividades do judaísmo. Ela também participa e viabiliza todos os canais que preservem a memória do Holocausto, estimulando a difusão da história desta que foi a grande tragédia do século XX.

A maioria das instituições judaicas sionistas mundiais encontra na Federação uma parceira vibrante e colaboradora.

Pessoalmente, posso atestar o ativismo desta organização e sempre trabalhamos em sintonia para melhor atender a comunidade judaica. Tendo a mesma bandeira como base, A FISESP e eu temos mantido um profícuo diálogo para promover e defender o judeu e suas justas reivindicações, protegendo também o Estado de Israel contra qualquer manifestação antissionista.

Desde 1946, quando o afluxo de judeus oriundos da Europa, desprovidos de tudo pelo nazismo se acentuou, a Federação nasceu e se colocou a serviço para ajudar e adaptar no país estes imigrantes judeus desesperançados.

Desde então, nestes 70 anos, a FISESP se empenhou em difundir e defender o judaísmo e suas organizações no Estado.

São 70 anos de esforços em prol do judaísmo e de suas entidades, que encontram eco na Federação. AS dezenas instituições filiadas entendem que Juntos Podemos Mais!

Em meu nome, em nome do Governador e em nome de todo judeu, meus Parabéns e Muito obrigado por todos estes 70 anos de serviço à nossa comunidade.

MazalTov e ad meáveessrim!
Floriano Pesaro
Secretário de Estado do Desenvolvimento Social
Deputado Federal

20
20