PAINEL DE CARREIRAS – COMO ESCOLHER SUA PROFISSÃO
Está programado para os dias 5, 6 e 7 deste mês de junho, o Painel de Carreiras, evento dirigido especialmente aos alunos do ensino médio, que em breve terão de optar por algum curso na faculdade ou pretendem seguir outro rumo profissional
É grande o número de adolescentes na faixa dos 16/17 anos que frequentam o clube diariamente ou nos finais de semana, entre eles alunos da Escola Alef, do Centro de Música Naomi Shemer, atletas de alguma modalidade esportiva ou chanichim (orientandos) do Hebraikeinu, todos na contagem regressiva para o final do ensino médio e o momento de escolher a carreira profissional. Nos dias 5, 6 e 7 de junho esse público vai tratar exclusivamente do seu futuro profissional. Mais informações, no site www.hebraica.org.br .
“Vamos debater carreiras, aptidões, técnicas e instrumentos para facilitar a escolha dos jovens, diante dos desafios do mercado de trabalho”, comenta a vice-presidente de Juventude Elisa Nigri Griner (foto), também integrante de um grupo de mães dedicado à formatação desse evento desde o ano passado formado por Liora Alcalay, Patricia Idesis, Karin Szapiro, Vanessa Rosenbaum, Andrea Bisker e Andrea Birsztein.
A primeira etapa, dia 5, ficará por conta de três coachings educacionais, profissionais especializados na orientação de jovens em início de carreira. “A princípio, contamos com nomes como Daysi Navarro, Tiago Tamborini e Leo Fraiman para ajudar pais e fílhos a lidar com o conceito atual de carreira e encontrar os elementos que tornarão os jovens aptos a seguir aquela da sua escolha”, comenta Elisa.
A segunda etapa, dia 6, colocará os adolescentes em contato com profissionais bem-sucedidos em suas carreiras “considerados grandes inspiradores, cujo trabalho repercute nas áreas biomédicas, tecnológica e de humanas. São empresários, CEO’s e profissionais liberais que conhecem a fundo não só a sua área, mas o funcionamento do mercado de trabalho”, comenta Elisa. Entre os convidados, ela cita Alê Frankel, da construtora Vitacon, e Sidney Klajner (foto), presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, entre outros.
A etapa final, dia 7, será definida a partir das demandas dos jovens participantes, oferecendo-lhes contatos individuais com profissionais que atuam em suas áreas de interesse e com uma equipe de ativistas da Endeavour, ONG voltada ao estímulo ao empreendedorismo. “Creio que, com essa iniciativa, ajudaremos muitos jovens a diminuir a ansiedade em relação à carreira”, adianta Elisa.
O estudante Rafael Blecher Klerer admite que está ansioso em relação à escolha da carreira. “Faço vestibular este ano e creio que vou me inscrever no curso de administração ou ciências econômicas, mas já quis ser ator, relações públicas, publicitário. Só recentemente comecei a pensar a respeito do papel do Brasil no mundo, trabalhar com investimentos em um banco. Isso porque visitei a sede da Bolsa de Valores em Nova York”, comentou o jovem.
Para ele, o Painel de Carreiras chega na hora certa. “Acho muito importante a Hebraica promover um evento como o painel de carreiras, porque essa decisão sobre o futuro da carreira profissional, em plena adolescência, é muito difícil. É importante ter ajuda profissional, familiar ou de amigos para ajudar a refletir e chegar a uma resposta. Espero que muita gente participe”, explica .(M.B.)
Fonte: Revista da Hebraica – junho/2017