DÚVIDAS SOBRE NETILAT YADAIM? – PERGUNTE AO RABINO

Como deve ser feita a Netilat Yadaim matinal?

A Netilat Yadaim matinal deve ser feita de forma alternada. Ou seja, se segura a caneca com a mão direita sob a torneira, enchendo-a de água. Em seguida, passa-se a caneca para a mão esquerda e derrama-se uma parte da água sobre a mão direita; passa-se, em seguida, a caneca para a mão direita e derrama-se a mesma quantidade de água sobre a mão esquerda, repetindo-se o procedimento por mais duas vezes, totalizando 3 despejos alternados em cada mão.

O Gaon de Vilna escreveu que se deve derramar quatro vezes água sobre cada uma das mãos, isto é, um despejo de água a mais em ambas. O motivo é o seguinte: os três primeiros despejos retiram o ruch raá (espírito de impureza) e o quarto elimina as gotas d’água impuras restantes sobre as mãos. Muitos são aqueles que fazem questão de manter esse belo costume.


Uma pessoa que dormiu durante o dia deve fazer Netilat Yadaim?

Explicamos que um dos motivos para a Netilat Yadaim matinal é que, durante o sono, impurezas espirituais (“ruach raa”) impregnam-se sobre as mãos das pessoas. Com base neste fator, surge uma questão: uma pessoa que tenha dormido (não um cochilo) durante o dia (ao menos meia hora contínua) deve fazer Netilat Yadaim ao despertar ou não?

Os Poskim (rabinos legisladores) fixaram como halachá que se deve agir com rigor e fazer a netilá, porém sem recitar a berachá (benção), com três despejos de água alternados, como vimos, ao despertar. Não há proibição neste caso de tocar em partes do corpo ou em alimentos antes desta netilá, embora haja quem seja rigoroso com relação a isto também, mesmo tratando-se de um sono diurno. Da mesma forma, não é preciso evitar andar 4 amot (2 metros) antes desta netilá.


Uma pessoa que acordou de madrugada deve fazer Netilat Yadaim?

Há situações nas quais a pessoa levanta da cama de madrugada por variados motivos: dar de mamar ao bebê, acalmá-lo em seu choro, ir ao banheiro, para comer ou beber, etc. A pergunta é se este despertar no meio da noite exige a Netilat Yadaim ou não.

Como halachá fixou-se que os pais que levantam para cuidar do bebê – para dar-lhe uma chupeta, por exemplo, sem tocar na criança – não precisam fazer antes a netilá. No entanto, se vão alimentá-lo ou trocar-lhe as fraldas – ações que exigirão tocar no neném ou nos alimentos –, devem fazer antes a netilá, sem recitar obviamente a berachá (benção) desta. O mesmo deve fazer quem se levanta para ir ao banheiro, se receia que possa tocar em partes cobertas do corpo. É claro que, apesar de ser noite avançada ou madrugada, depois do banheiro deverá fazer a netilá e recitar a berachá “Asher Yatsar” (a benção de agradecimento pelo correto funcionamento dos aparelhos do corpo), como exige a Halachá.


Quem se esqueceu de recitar as Bênçãos da Manhã

Quem não conseguiu ou se esqueceu de recitar as Bircot Hashachar (Bênçãos da Manhã), antes da Tefilá, deve fazê-lo após a Tefilá (oração). A berachá de Netilat Yadaim, no entanto, a pessoa não pode mais fazer, pelo fato desta ser uma preparação para a própria Tefilá, perdendo o sentido recitá-la após a mesma. O mesmo ocorre com a berachá “Elokai Neshamá”, pois, ao recitar a berachá “Mechaiê Hametim” – a segunda da Amidá (Grande Oração), durante a Tefilá, a pessoa já cumpre a obrigação de agradecer por estar viva.

Com relação às Bircot HaTorá (Bênçãos da Torá), há dúvida se a pessoa já cumpre a obrigação ao recitar a berachá “Ahavat Olam”, antes da Keriat Shemá (Leitura do Shemá), na Tefilat Shacharit (Oração Matutina). Essa dúvida baseia-se no fato desta última também conter trechos que falam do amor de D’us por Israel e a nossa vontade de conhecer e entender mais a Sua sagrada Torá. Portanto, há entre os Poskim (rabinos legisladores) quem afirme que quem não recitou as Bircot HaTorá antes da Tefilá cumpriu sua obrigação por ter recitado a berachá “Ahavat Olam”.


Fonte: Kolel Rio

kolelrio@kolelrio.com.br

20
20