SEJA VOCÊ MESMO – RABINO ARIEH RAICHMAN

300_história_1_1Infelizmente, às vezes nos olhamos como estranhos para partes do judaísmo e depois de um tempo, consideramos isso como quem somos. No entanto, isso está longe da verdade. Temos uma herança divina que recebemos de Abraão, Isac, Jacob, Sara, Rivka, Rachel e Lea. Isto é quem somos.


Elisha ben Abuya foi um dos únicos sábios talmúdicos que abandonou sua prática judaica. Ele parou de manter Shabat, comer kasher e todos os outros 611 mandamentos. Após certo incidente, os demais sábios deixaram de chamá-lo pelo nome judaico e o chamaram de Acher, outro (indivíduo). O incidente ocorreu no Shabat quando ele estava cortando uma planta da terra (um ato proibido em Shabat), e uma senhora o viu. Ela expressou sua admiração ao ver o grande sábio fazer tal pecado. Ele respondeu: “Não é Elisha ben Abuya fazendo o pecado, é Acher – outra pessoa”.

Antes de mudar seus caminhos, ele tinha um aluno dedicado chamado Rebi Meir, que continuou a buscar seu conselho e ouvir seus ensinamentos, mesmo após seu abandono. Em um Shabat, Elisha ben Abuyah estava montado em seu cavalo (também um ato proibido no Shabat), e seu aluno estava caminhando enquanto conversavam sobre Torá, quando de repente ele parou o cavalo. Ele lhe disse que teria que voltar para a cidade, se Rebi Meir continuasse a viajar, transgrediria a proibição de viajar mais de 2000 côvados no Shabat. Ao ouvir seu professor lhe dizer que voltasse, Rebi Meir aproveitou a oportunidade para dizer ao professor que voltasse com ele.

Elisha ben Abuya respondeu: “Uma vez eu estava cavalgando no Shabat Yom Kipur passando pelo Santo dos Santos, e ouvi uma voz celestial (bat kol) vindo do Santo dos Santos declarar: ” Retornem ó filhos errantes, exceto Acher”. Então, meu destino é permanecer quem eu sou, pois D-us não aceitará meu retorno”.

A história parece um pouco confusa, pois sabemos que nenhum judeu é deixado para trás, e o arrependimento é sempre aceito por D-us. A explicação é que Hashem recebe todos que se arrependem, no entanto, a pessoa precisa ser uma pessoa mudada. Elisha ben Abuya considerou-se um acher – outro. Em seus olhos, ele era um estranho e longe de ser filho de D-us. Se você mudar sua percepção de quem você é, então seu arrependimento será aceito, foi o que a voz realmente estava lhe dizendo.

Infelizmente, às vezes nos olhamos como estranhos para partes do judaísmo e depois de um tempo, consideramos isso como quem somos. No entanto, isso está longe da verdade. Temos uma herança divina que recebemos de Abraão, Isac, Jacob, Sara, Rivka, Rachel e Lea. Isto é quem somos. É verdade que temporariamente podemos ser “filhos errantes”, mas logo retornaremos ao nosso Pai Celestial. Que todos aprendamos de Elisha ben Abuya que nunca é tarde demais.

Shalom.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha – Certificado de Rabino – da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20