EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Caco Ciocler,Tomás Venetianer, Jorge Silva, Reuven Faingold, Marcia Boukai, Daniela Smitas, Rodrigo Misan, Moshe Yaalon, Golda Boruchowski, Ariella Segre, Leonor Szymonowicz, Faa Morena, morá Pessy Gansbrug, Luiz Guilherme Marinoni e Micha Gamerman, dentre outros.


CACO CIOCLER LANÇA O LIVRO “ZEIDE: A TRAVESSIA DE UM JUDEU ENTRE NAÇÕES E GERAÇÕES”

300_first_5_1

Em sua estreia como ficcionista, o ator e diretor Caco Ciocler faz um relato bem-humorado e emocionante sobre a trajetória de uma família judaica no Brasil, além de uma declaração de amor ao avô. O lançamento ocorreu no último dia 25 de setembro na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.

300_first_5_2

Sinopse: Em 1921, na Alemanha, o jovem Sucher embarca num navio ancorado em Hamburgo rumo ao Brasil. Deixa para trás os pais e as irmãs, levando na bagagem algumas poucas peças de roupa, um tapete enrolado e as memórias dos campos de fumo da gelada Bessarábia. Ao desembarcar na desconhecida cidade de Santos, “de céu pintado de laranja feito quadro encomendado” numa tórrida tarde de verão, ele se curva – sem saber se arrebatado pelo bafo quente que lhe afrontava as origens ou se por reverência à terra que lhe traria a mulher com a qual fincaria raízes definitivas no Brasil. Desse encontro nascem os filhos Bóris e Jackson, que dão a Sucher uns tantos netos. É pelo olhar do mais novo de todos, da infância até a vida adulta, que se costura a narrativa não linear deste romance, que conduz o leitor por uma jornada de mais de sete décadas.


CÂMARA DEBATE CRIAÇÃO DO DIA NACIONAL DA LEMBRANÇA DO HOLOCAUSTO

300_first_5_3Tomás Venetianer, Jorge Silva, Reuven Faingold e Marcia Boukai. Foto: Divulgação

Representantes da comunidade judaica brasileira participaram em 27 de setembro na Câmara dos Deputados, em Brasília, de reunião para discutir a instituição do Dia Nacional da Lembrança do Holocausto. A reunião foi convocada após a aprovação pela Comissão de Cultura, em março deste ano, do requerimento nº 87/2017, de autoria dos deputados Jorge Silva, Pedro Uczai e Lincoln Portela, para a realização de Audiência Pública sobre a criação da data.

O deputado Jorge Silva presidiu a reunião, que teve a participação de Tomás Venetianer, representante da Associação de Sobreviventes do Holocausto; Reuven Faingold, representante da Conib; Marcia Boukai, representante da Congregação Israelita Capixaba – CICAPI, que idealizou a iniciativa; e Luislinda Valois, ministra dos Direitos Humanos.

“Muitas minorias apropriam-se do termo Holocausto, mas Holocausto houve apenas um, o Holocausto do povo judeu. O conceito não pode ser minimizado, banalizado pelo público”, disse Faingold. Leia o pronunciamento na íntegra.

Venetianer relatou experiências que viveu em campos de extermínio nazistas e as situações trágicas por que passou. “Diante de vós fala um ser em extinção. Muito provavelmente, daqui a 10 anos sobreviventes do maior genocídio até hoje perpetrado no nosso planeta não mais existirão para transmitirem seus depoimentos”. Leia o pronunciamento na íntegra.

Marcia forneceu o embasamento histórico sobre o Holocausto e expôs os motivos da CICAPI para pedir a criação da data: “o desconhecimento da história é um terreno fértil que propicia fenômenos preocupantes. Para aqueles que sabem muito pouco a respeito do que aconteceu, é fácil trivializar, manipular, distorcer, e, inclusive, negar a sua ocorrência. (…) O Holocausto aconteceu em um mundo semelhante ao nosso. As ideias e os processos que convergiram para sua concretização dizem respeito a toda a humanidade”. Leia o pronunciamento na íntegra.

Mourad Belaciano, da comunidade de Brasília, prestou importante apoio aos representantes judeus. Ele sugeriu à Conib a criação de um grupo temático para a discussão do Projeto de Lei, com vistas a emendas e pesquisa de datas, bem como o acompanhamento de iniciativas estaduais e municipais.

A ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, se emocionou ao falar sobre a violência no Brasil, que afeta de forma ainda mais brutal a juventude negra.


EM COMPASSO NUPCIAL

300_first_5_4Já está quase tudo preparado para o casamento da bela Daniela Smitas com Rodrigo Misan, que acontece no próximo dia 14 de novembro, em São Paulo.


GENERAL ISRAELENSE SE HOSPEDA NO TRYP HIGIENÓPOLIS

300_first_5_5Moshe Yaalon e Golda Boruchowski, gerente do Tryp Higienópolis

O general Moshe Ya’alon, ex -ministro da Defesa de Israel, esteve hospedado no TRYP Higienópolis, administrado pela Meliá Hotels International, em setembro, para um almoço na Federação Israelita do Estado de São Paulo. Moshe Ya’alon foi ministro da Defesa de Israel (até se demitir em 2016) e Chefe de Gabinete das Forças de Defesa de Israel. Como Ministro da Defesa, buscou destruir o terrorismo palestino em todas as suas manifestações. Também adotou uma série de medidas para fortalecer as Forças de Defesa de Israel e liderou a Operação Protective Edge, em 2014.


ARIELLA SEGRE FALA SOBRE SUCOT NA SEDE DA NA’AMAT PIONEIRAS SÃO PAULO

300_first_5_6Ariella Segre e a presidente Leonor Szymonowicz

A chaverá Ariella Segre foi convidada para falar sobre o significado e os preparativos para Sucot na Sede da Na’amat Pioneiras São Paulo. Ariella deu um depoimento pessoal de como foi sua comemoração quando morava na Itália no pós-guerra, e de como se emocionou ao entrar em uma Sucá e vivenciar momentos de alegria em meio a um cenário de destruição. Ela também explicou o significado da data e da benção das quatro espécies.

“Em Sucot, temos de nos alegrar e celebrar a igualdade social. A Sucá, tem o teto e as paredes revestidas por folhas verdes, pode chover lá dentro, mas ela tem muito mais força do que um teto de pedra ou de concreto”, disse a chaverá.


FAA MORENA CELEBRA 60 ANOS EM GRANDE ESTILO

300_first_5_7Faa Morena, que comanda há 11 anos o programa Ritmo Brasil exibido aos sábados, às 18h30, na RedeTV, vai comemorar os seus 60 anos em grande estilo! No dia 13 de novembro a apresentadora vai reunir amigos e familiares em uma super festa para 500 convidados no Spazio Olímpia Buffet, em São Paulo. “Só tenho a agradecer meus sessenta anos de realizações. E essa festa é mais uma delas, vou comemorar a vida ao lado de todos e da minha família”, declarou Faa. A celebração está sendo organizada cuidadosamente pelas mãos do diretor Sebah Vieira e da cerimonialista Elaine Maldonado. Já o menu do jantar será assinado pela Chef Raquel Vasconcelos. Totalmente engajada em projetos sociais, Faa teve um nobre gesto de pedir aos convidados que, ao invés de presentes, levem fraldas geriátricas que serão destinadas a instituições para idosos.


CHAVEROT DE NA’AMAT SÃO PAULO COMEMORAM SUCOT NO CENTRO NOVO HORIZONTE

300_first_5_8A presidente da Na’amat SP Leonor Szymonowicz é recebida pela morá Pessy Gansburg

As chaverot da Na’amat Pioneiras São Paulo desfrutaram de um delicioso lanhe na Sucá do Centro Judaico Novo Horizonte, onde foram calorosamente recebidas pelo rabino Noach Gansburg e sua esposa Pessy, na segunda-feira, 09 de outubro.

Durante a animada tarde, elas cantaram canções em hebraico, fizeram a brachá de Sucot e escutaram atentas aos ensinamentos da morá Pessy, que falou sobre o significado da data, das quatro espécies ressaltando a alegria de Sucot e a importância da união do povo judeu.

“Estamos muito felizes em receber este grande grupo da Na’amat para compartilharmos este lindo momento. Quando nos reunimos na Sucá, com todos os tipos de pessoas, estamos cercados por todos os lados e é como se D’us estivesse nos dando um grande abraço”, frisou Pessy.


JURISTA PARANAENSE É PELA QUINTA VEZ FINALISTA DO JABUTI

300_first_5_9Luiz Guilherme Marinoni (na foto com Sérgio Cruz Arenhart) concorre ao prêmio na categoria Direito

Pela quinta vez, em dez anos, o advogado e jurista paranaense Luiz Guilherme Marinoni é finalista do Prêmio Jabuti na categoria Direito. Ele ganhou em 2009 e foi finalista em mais três outras edições com os livros “Teoria Geral do Processo” (2007), “Prova” (2010) e “Julgamento nas Cortes Supremas” (2016). Desta vez, Marinoni foi indicado finalista como Diretor da coleção “Comentários ao Código de Processo Civil” (17 volumes), em que escreveu seis volumes, três com Sérgio Cruz Arenhart e três com Daniel Mitidiero. Também escreveu na Coleção o professor paranaense Ricardo Alexandre da Silva, advogado na Marinoni Advocacia. Luiz Guilherme Marinoni é professor titular da cadeira de Direito Processual Civil na Universidade Federal do Paraná, com pós-doutorados na Universidade de Milão, na Columbia University e na Fordham University.

O Prêmio – A história do Prêmio Jabuti, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), começa por volta de 1958, em um período repleto de desafios para o mercado editorial, com recursos escassos e baixa articulação do segmento. Neste ano, foram 2.346 inscritos nas 29 categorias. A cerimônia de entrega do Jabuti acontecerá dia 30 de novembro, na sede da CBL, em São Paulo.


VÍDEO DE MICHA GAMERMAN PARA AS PRINCIPAIS FESTAS JUDAICAS

300_first_5_10

ASSISTA AQUI:
https://youtu.be/1_sLfNr-Bjw

O cantor brasileiro Micha Gamerman está de volta com mais um vídeo musical animado e aproveitou Rosh Hashaná e Yom Kipur para lançar o “Yamim Noraim Medley”. O medley foi organizado pela talentosa dupla de Eli Klein e Yitzy Berry. O álbum Moadei Yisrael Im Micha Gamerman consiste em seis medleys, um para cada um dos principais chagim; Purim, Pessach, Shavuot, Yamim Noraim (Rosh Hashana / Yom Kipur), Sukot e Chanuka.

20
20