GRUPO SUMMUS COMEMORA 45 ANOS COM DEBATES GRATUITOS NA UNIBES CULTURAL

337_fique_1_1Painéis temáticos, gratuitos, serão realizados no mês de julho e abordarão temas como comunicação, corpo e mente, psicologia e educação

Em 2019, o Grupo Editorial Summus completa 45 anos. Como parte das comemorações, a editora realizará durante o mês de julho, na Unibes Cultural, a programação “Compartilhando Conhecimento”. A série de quatro painéis temáticos celebra a trajetória com leitores e admiradores das publicações dos selos Ágora, GLS, Mescla, MG, Plexus, Selo Negro e Summus Editorial. Os painéis, que são gratuitos, vão abordar os principais temas da linha editorial do grupo: comunicação, corpo e mente, psicologia e educação, com a participação dos autores de obras que são referência no Brasil e mediação de jornalistas e especialistas.

Diante de questões como excesso de informações e fake news, educação em crise, mente sobrecarregada e transtornos de saúde crescentes, a promoção do saber constitui passo primordial para entender os desafios da atualidade. “Consideramos que uma forma legítima de comemorar essa jornada seria compartilhar o conhecimento por meio de debates qualificados a partir da seleção dos principais temas da nossa linha editorial. Essa é a identidade do Grupo: instigar o pensamento, oferecer conteúdo, difundir a ciência e a literatura, promover a qualidade de vida, tornando a sociedade mais informada e consciente”, afirma Raul Wassermann, presidente do Grupo Editorial Summus.

A programação é gratuita e os painéis, que começaram dia 2, acontecem ainda nos dias 11, 17 e 30 de julho, das 19h às 21h30, com os seguintes temas: Práticas integrativas para uma vida mais saudável; Ansiedade e depressão nas diferentes abordagens clínicas; e Rumos da educação no Brasil.

Nos dias dos encontros, haverá sorteio de livros e venda com 45% de desconto de obras das respectivas áreas temáticas. As inscrições são feitas pelo site da Unibes Cultural, no link: unibescultural.org.br/calendario/paineis-tematicos-compartilhando-conhecimento-debatem-desafios-do-seculo-xxi/

UNIBES CULTURAL – Rua Oscar Freire, 2.500 (ao lado da estação Sumaré do metrô, na Linha 2-Verde) | Sumaré | São Paulo | Telefone: (11) 3065-4333


PROGRAMAÇÃO

11/7 – Práticas integrativas para uma vida mais saudável

Painelistas: Mário Sérgio Rossi Vieira (autor de Acupuntura e medicina integrativa), Roberto Cardoso (autor de Medicina e meditação) e Denise de Castro (autora de O método corpo intenção).

Mediadora: Lúcia Helena de Oliveira, jornalista do Blog da Lúcia Helena/UOL VivaBem.

Sinopse: Na atualidade, tratamentos para as mais variadas enfermidades buscam conciliar os recursos da medicina ocidental com os benefícios de práticas milenares e técnicas comprovadas que melhoram a qualidade de vida. Mário Sérgio Rossi Vieira (médico especializado em fisiatria e acupuntura), Roberto Cardoso (ginecologista e obstetra especializado em meditação) e Denise de Castro (fisioterapeuta e criadora da terapia alfacorporal) vão compartilhar experiências e esmiuçar as técnicas complementares e seus benefícios para a saúde.

17/7 – Ansiedade e depressão nas diferentes abordagens clínicas

Painelistas: Heloísa Fleury (autora de Grupos – Intervenção socioeducativa e método sociopsicodramático), Denise Ramos (autora de Animais e a Psique – Volumes 1 e 2, e A psique do corpo) e Ênio Brito Pinto (autor de Psicoterapia de curta duração na abordagem gestáltica, A clínica, a relação psicoterapêutica e o manejo em Gestalt-terapia, Elementos para uma compreensão diagnóstica em psicoterapia e Quadros clínicos disfuncionais e Gestalt-terapia).

Mediadora: Gláucia Leal, psicanalista e editora da revista Mente & Cérebro.

Sinopse: O chamado mal do século e seus desdobramentos são tema do debate entre Heloisa Fleury (psicóloga e psicodramatista), Denise Ramos (analista junguiana e professora universitária) e Ênio Brito Pinto (psicólogo e Gestalt-terapeuta). Os autores partirão de suas abordagens clínicas para discutir o crescimento dos transtornos mentais e os caminhos para tratá-los.

30/7 – Rumos da educação no Brasil: letramento, aprendizagem e inclusão

Painelistas: Silvia Colello (autora de Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos, A escola e a produção textual, A escola que (não) ensina a escrever e Textos em contextos), Augusto Galery (autor de A escola para todos e para cada um) e Nilson José Machado (autor de Ensino de matemática: pontos e contrapontos e Jogo e projeto: pontos e contrapontos).

Mediador: Pedro Annunciato, jornalista da revista Nova Escola.

Sinopse: Num momento em que os índices educacionais brasileiros atingem níveis alarmantes e o ensino público se deteriora por falta de investimentos, pensar o futuro da educação democrática e inclusiva é tarefa urgente. Silvia Colello (doutora em História e Filosofia da Educação e livre-docente na área de psicologia e linguagem), Augusto Galery (pós-doutor em Psicologia Social e professor universitário) e Nilson José Machado (doutor em História e Filosofia da Educação e livre-docente na área de epistemologia e didática) debatem o tema.

Sobre o Grupo Summus

Surgido em 1974 como Summus Editorial, o Grupo Summus é hoje um dos principais atores no mercado editorial brasileiro. A marca reúne, além da Summus Editorial, os selos Editora Ágora, Edições GLS, Selo Negro Edições, MG Editores, Plexus Editorial e Mescla Editorial e constitui fundamental agente de difusão da ciência e da literatura. Psicologia, educação, comunicação, direitos humanos, comportamento, fisioterapia, saúde e bem-estar, literatura e protagonismo negro são algumas das áreas temáticas do Grupo Summus.

Para ficar por dentro das novidades, curta a página do Grupo Summus no Facebook (facebook.com/gruposummus), Instragram (instagram.com/gruposummus) e Twitter (twitter.com/gruposummus).

20
20