AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR
Alguns dos melhores eventos que movimentam a comunidade paulistana estão aqui. Confira.
TIAGO ABRAVANEL EM PROL DO VOLUNTARIADO EINSTEIN
INN GALLERY RECEBE “A PINTURA DA CONDIÇÃO HUMANA”, OBRA HISTÓRICA DE DORIS HOMANN
Alemã que se instalou no Brasil após sobreviver aos horrores de duas guerras mundiais hoje é reconhecida como grande artista
Chega a São Paulo a exposição de 60 obras da revolucionária artista de origem alemã Doris Homann (1898-1974), que fica na Inn Gallery até 18 de outubro. Artista que sobreviveu aos horrores de duas guerras mundiais, soube pintar as dores, lutas e transformações de seu tempo, em um legado artístico ainda pouco conhecido no Brasil, país que escolheu para viver com suas duas filhas, Claudia e Lívia. Chamada Doris Homann: A Pintura da Condição Humana, a exposição documenta as múltiplas facetas da vida e da obra da pintora, ceramista, escultura e gravurista.
Para a curadora da mostra, Lígia Testa, “o objetivo é apresentar, de forma inédita, uma biografia de enorme riqueza e uma obra que reflete angústias e também esperanças de períodos tumultuados da história da humanidade”. Fruto do desejo das filhas em homenagear vida e obra da mãe, a exposição tem sido elogiada pelos artistas e demais visitantes por sua importância histórica. Lívia, a primogênita, conviveu 4 anos ao lado da escritora Clarice Lispector, que a incentivou morar no Brasil, mas faleceu poucos dias antes da abertura da exposição. No entanto, participou ativamente de todo o processo de idealização, formulação e produção.
Artista intensa e apaixonada
Testa destaca que “Doris pinta a dor, a terra nos engolindo nas guerras, a lama nos tragando em tons terrosos; os olhos jovens de Doris veem a primeira guerra, quando querem ver os romances da juventude, ao amadurecer, eles veem a segunda guerra, quando querem ver as filhas aninhadas a ela; mulher intensa, apaixonada, pinta também o belo, a paisagem, retrata muita gente, quem pede, quem ela quer, quem encontra pelo caminho; mulher que quer um mundo menos desigual”.
Vida e obra
Nascida em Berlim, no dia 16 de maio de 1898, em família de classe média alta, a artista vivenciou infância e adolescência nos últimos momentos do Império Alemão, sob o domínio de Wilhelm II, até sua abdicação em 1918, ao final da Primeira Guerra Mundial. Com talento precoce, Doris estudou no Konigstaatlisches Lizeum (Liceu Real) e na Academia de Belas Artes, integrando o círculo de artistas reunidos em torno do escultor e pintor Otto Freundlich. Defendendo ideais libertários durante o período de efervescência na República de Weimar (1918-1933), Doris atuou em vários jornais, ilustrou livros e protagonizou várias exposições, individuais e coletivas.
Com a chegada de Hitler ao poder, em 1933, a situação política, econômica e social na Alemanha ficou cada vez mais insustentável e logo Doris Homann transferiu-se com as filhas e marido para a Itália, onde, em setembro de 1943, presenciou o bombardeio aliado à cidade de Frascati, onde residia com as filhas. A primogênita, Lívia, foi a primeira a mudar-se para o Brasil. Em 1948 chegam ao Rio de Janeiro Doris e Claudia, onde passam a viver. Reconhecida como grande artista, Doris realiza na então capital federal várias exposições de sucesso. A primeira ocorreu no final de 1950, na sede do Ministério da Educação, no Rio de Janeiro, prédio inaugurado em 1943 e considerado marco da arquitetura moderna brasileira Sua galeria durante muito tempo foi considerada a mais badalada do Rio de Janeiro.
Serviço:
Exposição: A Pintura da Condição Humana
Data: até 18 de outubro
Local: Galeria Física Inn Gallery – Rua Dr. Melo Alves, 138 – Jardins, São Paulo
Site: http://www.inngallery.com.br/ e https://www.ligiatesta.com.br/
NEUROBINGO DA B’NAI B’RITH SP – ATIVIDADE DIFERENTE COM MUITA DIVERSÃO
JANTARES NA SUCÁ
FALAFEL NA SUKKAH
Inscrições: http://bit.ly/JIN15-10
EM JANEIRO, UMA VIAGEM JUDAICA COM O RABINO GOURARIE DA SINAGOGA MISHCAN MENACHEM
Mais informações através do telefone (11)3677-7500, no e-mail turismo@shilton.com.br, ou com Ana Caroline Ribeiro: sinagoga.secretaria@gmail.com
SINAGOGA MISHCAN MENACHEM – Rua Madre Teodora, nº 45 – Jardim Paulista – Te l: (11) 3051-6472
CALL FOR PAPERS
A Professora Heloisa Pait, da Unesp, está organizando a coletânea “Media, Development and Democracy: historical and current connections”; A chamada completa está no site da Emerald Studies in Media and Communications e o prazo é 15 de dezembro.
O artigo que inspira a coletânea é o Liberalism without a Press: Eighteenth-century Minas Geraes and the Roots of Brazilian Development, que foi apresentado pela professora no Simpósio de Estudos Judaicos da USP em 2018, no qual ela sugere olhar para o desenvolvimento brasileiro a partir do exame dos meios de comunicação.
Artigos que tratem da experiência marrana no Brasil e na América Latina, em particular ligados às questões comunicativas (estudo, leitura, bibliotecas, etc.) e econômicas (ocupações, renda, etc.) serão especialmente bem-vindos.
CÂMARA BRASIL-ISRAEL APOIA MISSÃO COMERCIAL À FEIRA ISRAFOOD EM ISRAEL
Brasil terá pavilhão especial com o objetivo de potencializar a geração de negócios entre o país e Israel
A Israfood é o principal evento comercial da cadeia agroalimentar em Israel, que acontecerá de 26 a 28 de novembro de 2019, em Tel Aviv. No ano passado, a Feira, que reúne em seu espaço ampla oferta de produtos alimentícios como carnes, café, frutas, produtos congelados, pastas, condimentos, pães, doces, chocolates e queijos, entre outros, recebeu cerca de 20 mil visitantes e espera repetir o número em 2019.
Com o objetivo de potencializar a geração de negócios no Pavilhão Brasil durante a Israfood 2019, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria estão organizando uma Missão Comercial à Israfood.
Podem se inscrever empresas da indústria de alimentos e bebidas, comerciais exportadoras, tradings, entidades setoriais e cooperativas, desde que para a promoção exclusiva de produtos brasileiros.
As empresas brasileiras selecionadas para integrar o Pavilhão Brasil contarão com estrutura completa, incluindo recepcionistas bilíngues, catálogo institucional e mobiliário para preparação e exposição de produtos, bem como para reunião com os potenciais compradores.
É importante ressaltar que o ato de inscrição não garante a participação na Feira, apenas manifesta o interesse do inscrito no processo de seleção de expositores. A inscrição implica o completo assentimento com os Termos e Condições de Participação.
O Ministério da Agricultura entrará em contato por e-mail, com as empresas selecionadas após o término do processo
As inscrições para a participação no Pavilhão Brasil da Israfood podem ser feitas até o dia 20 de setembro em: http://www.agricultura.gov.br/israfood-2019.
As empresas que quiserem visitar a Israfood, devem entrar em contato com a Câmara Brasil – Israel de Comércio e Indústria pelo email: eventos@cambici.org.br ou pelo telefone: (11) 3063.4424.