EXPOSIÇÕES NO PALÁCIO DOS CAMPOS ELÍSEOS E NA CASA-MUSEU EMA KLABIN

A Exposição “Pioneiros & Empreendedores”, com curadoria do professor Jacques Marcovitch, da FEAUSP, está no Palácio dos Campos Elíseos. E a Casa-Museu Ema Klabin apresenta a obra de Marcos Amaro “Diálogos com Meu Pai” e “Retratos de Ema Klabin”.


“PIONEIROS & EMPREENDEDORES: A SAGA DO DESENVOLVIMENTO NO BRASIL”

fique_1

A Exposição “Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil”, destaca a trajetória de empreendedores pioneiros dos séculos 19 e 20, responsáveis pela criação de negócios inovadores que deram contribuições decisivas para o crescimento e modernização da economia brasileira. São nomes como Leon Feffer, Mauá, Prado, Matarazzo, Ramos de Azevedo e outros. A mostra destaca também a vida de mulheres pioneiras como Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, Eugênia Ana dos Santos (Mãe Aninha), Irmã Dulce e Dorina de Gouvêa Nowill. A curadoria é do professor Jacques Marcovitch, da FEAUSP.

Com rico material iconográfico, objetos, painéis e mídia eletrônica, palestras e visitas programadas para escolas, a exposição oferece um extraordinário exemplo de iniciativas de empreendedores que alcançaram um ideal de emancipação, enfrentaram adversidades e realizaram sonhos. Uma fonte incrível de aprendizagem e de inspiração para as gerações atuais e futuras, que anima o esforço daqueles que buscam mudanças estruturais e soluções para os problemas mais dramáticos e ainda persistentes do país.

Os pioneiros

345_fique_1_1Dividida em cinco módulos, a exposição destaca o pioneirismo empresarial em vários momentos da história econômica, social e política do Brasil, desde 1822 até o momento atual nas diversas regiões do país:

  • Brasil Monárquico: Os Prado, Bernardo Mascarenhas, Luiz de Queiroz, Barão de Mauá, Os Lundgrens.
  • Primeira República: Francisco Matarazzo, Delmiro Gouveia, Luiz Tarquínio, Nami Jafet, Júlio Mesquita, Ramos de Azevedo, Guilherme Guinle, Atílio Fontana, Lafer-Klabin, Jorge Street.
  • Era Vargas: Leon Feffer, José Ermírio de Moraes, Roberto Simonsen, Roberto Marinho.
  • Brasil Contemporâneo: Edson Queiroz, Samuel Benchimol, Gerdau-Johannpeter, Valentim dos Santos Diniz, Augusto Trajano Antunes.
  • Brasil na Era Digital: Quem são os pioneiros do futuro?

Mulheres Pioneiras

Uma das atrações da Exposição Pioneiros & Empreendedores em São Paulo é a inclusão de oito Mulheres Pioneiras: Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, Eugênia Ana dos Santos (Mãe Aninha), Índia Vanuíre, Nise da Silveira, Irmã Dulce, Dorina de Gouvêa Nowill, Waldisa Russio Camargo Guarnieri e Veridiana Valéria da Silva Prado.

A seleção de mulheres para a Exposição foi feita a partir de critérios distintos dos utilizados para os pioneiros homens. Mesmo assim, suas trajetórias têm pontos em comum com a narrativa da exposição. As mulheres destacadas, muito além de uma vida significativa, deixaram um legado que transcende suas existências. Suas trajetórias e iniciativas duradouras inspiram jovens para a construção do seu projeto de vida, e são exemplos para as gerações vindouras.

Serviço – exposição Pioneiros & Empreendedores:

Até 1º de dezembro de 2019

De terça a domingo, das 10h às 17h – entrada gratuita

Centro de Referência em Inovação SEBRAE // Palácio dos Campos Elíseos

Av. Rio Branco, 1269, Campos Elíseos, 01205-903 São Paulo-SP

Mais informações, palestras e agendamento para escolas em https://pioneiros.fea.usp.br


“DIÁLOGOS COM MEU PAI”, DE MARCOS AMARO, NA CASA-MUSEU EMA KLABIN

345_fique_1_3A escultura Lustre , de Marcos Amaro, ficará em exposição no Jardim Interno da Casa-Museu Ema Klabin. Foto Stefânia Sangi

A Casa-Museu Ema Klabin promove até 15 de dezembro a série Intervalo Contemporâneo. O convidado é o artista plástico Marcos Amaro, que apresenta a escultura Lustre.

A obra, produzida no Brasil logo que o artista regressou de uma pujante temporada na Bélgica, faz parte da série “Diálogos com Meu Pai” , na qual Amaro se aproxima novamente de objetos de caráter fraterno, lançando a eles um novo sentido. O artista é filho do ex presidente da TAM Linhas Aéreas, Rolim Amaro (1942-2001).

De acordo com a curadora da exposição, a jornalista Ana Carolina Ralston , o lustre que agora se decompõe no chão da suntuosa casa projetada pelo engenheiro-arquiteto Alfredo Ernesto Becker em meados dos anos 1950 para abrigar a coleção de Ema Klabin poderia facilmente ter feito parte da decoração criada à época por Terri Della Stuffa para o espaço. Para ela, a sombra em que está imerso hoje, no entanto, evidencia sua proposta atual, colocando-o sob uma perspectiva enviesada – busca re-significar íntimas memórias afetivas.

Serviço:

Intervalo Contemporâneo: Exposição Lustre – série “Diálogos com Meu Pai” Marcos Amaro.

Curadoria: Ana Carolina Ralston

Data da Exposição: 09/11/2019 à 15/12/2019

Visitas ao Museu e a exposição: De quarta à domingo, das 14h às 18h. Sábados, domingos e feriados entrada franca. Nos outros dias R$10,00.

Local: Casa-Museu Ema Klabin – Rua Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo

https://emaklabin.org.br

Sobre Marcos Amaro: Marcos Amaro nasceu em São Paulo (SP) em 27 de setembro de 1984. É empresário, mecenas e artista plástico. Estudou economia na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e formou-se em filosofia pelo Instituto GENS de Educação e Cultura. Foi membro do conselho da TAM Linhas Áreas e destaque no ramo óptico brasileiro, como representante nacional pioneiro da marca suíça TAG Heuer e da francesa Alain Mikli, além de proprietário da rede Óticas Carol, entre 2008 e 2013. Como desenhista e escultor, realizou exposições em grandes museus e centros de cultura pelo Brasil e participou de feiras internacionais, como SP-Arte, Art Basel e Art Zurich. À frente da Fundação Marcos Amaro (FMA) e do museu Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), apoia projetos de arte e cultura.


EXPOSIÇÃO RETRATOS DE EMA KLABIN

Os retratos humanos sempre foram destaque na arte, seja na pintura, escultura ou na fotografia. A exposição destaca três retratos da colecionadora

345_fique_1_4Arthur Kaufmann (Mülheim, Alemanha, 1888 – Nova Friburgo, RJ, 1971). Retrato de Ema Klabin, 1949. Óleo sobre tela, 100 x 73 cm. Foto: Henrique Godinho.

Até o dia 15 de dezembro, de quarta à domingo, das 14h às 18h, a Casa-Museu Ema Klabin promove a exposição “Retratos de Ema Klabin”, com curadoria do arquiteto Paulo Costa. Na exposição, o público poderá conferir em destaque, na entrada do espaço cultural, obras que retratam a mecenas e colecionadora que deixou como legado o Museu que leva seu nome e é um dos grandes pontos turísticos de São Paulo.

Ao longo de sua vida, Ema Klabin (1907 – 1994) teve apenas três retratos, todos entre o final dos anos 1940 e início dos anos 1950. As obras foram produzidas em diferentes expressões artísticas, uma pintura à óleo de Arthur Kaufmann (1949), uma escultura de Bella Karawaewa Prado (1954) e uma série de fotografias de Gregori Warchavchik (1940).

De acordo com o curador Paulo Costa , os três retratos de Ema Klabin foram produzidos em um período marcado por importantes mudanças em sua vida pessoal e transformações no cenário econômico e cultural de São Paulo, que despertava para um momento de progresso e estabilidade propiciado pelo final da Segunda Guerra Mundial.

“ Após a morte de seu pai Hessel, em 1946, Ema Klabin deixou de ser a irmã do meio que cuidava do pai e, aos quarenta anos de idade, transformou-se em uma mulher independente, de personalidade e atitude. É justamente nesse momento que Ema começa a formular uma nova persona pública para si, que manteria até o final da vida: a empresária e mecenas, colecionadora e viajante incansável, de espírito livre e altivo ”, explica Paulo Costa.

Em comum nos retratos de Ema Klabin, Paulo Costa aponta a forma despojada em que a colecionadora se apresenta, com roupas e penteado simples e sem qualquer joia ou adereço, trazendo a atenção para sua expressão facial e seu olhar, pensativo e distante.

Serviço:

Exposição Retratos de Ema Klabin – Curadoria: Paulo de Freitas Costa

Data: Até 15 de dezembro

Local : Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo. Tel: 11 3897-3232

https://emaklabin.org.br

Sobre Ema Klabin – Uma mulher à frente de seu tempo:

Ema Klabin (1907 – 1994) foi educada na Europa, visitando frequentemente o Brasil. Sob tutela de professores particulares, tornou-se admiradora de artes plásticas, opera e música. Demonstrou desde cedo apreço pelo colecionismo.

Em 1946, Hessel Klabin faleceu, legando às filhas Ema e Eva Klabin todos os seus bens e nomeando Ema como sua sucessora no conselho da empresa. Sem planos de constituir uma família, Ema passou a se dedicar à atividade empresarial e às atividades filantrópicas e culturais de São Paulo. Dedicou-se também a ampliar sua coleção de arte, principalmente com aquisições feitas em suas frequentes viagens.

Em 1948, Ema encomendou estudos arquitetônicos para a construção de uma nova residência no terreno que herdara do pai no Jardim Europa, onde hoje funciona a Casa-Museu Ema Klabin.

Ema teve uma ativa participação na vida cultural da cidade. Foi membro dos conselhos da Fundação Bienal de São Paulo, do MASP, do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Colaborou na criação do Museu Lasar Segall e da Fundação Magda Tagliaferro, foi sócia da Sociedade Cultura Artística e da Orquestra Filarmônica de São Paulo, entre outros. Sua casa converteu-se em um ativo ponto de encontro de importantes personalidades do mundo da política, dos negócios e das artes. E depois de sua morte, em uma Casa-Museu aberta para visitação.

Casa-Museu Ema Klabin abriga grandes nomes da arte:

A Fundação Ema Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo, abriga um valioso acervo de mais de 1500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário, peças arqueológicas e artes decorativas.

A coleção foi adquirida por Ema Klabin em galerias e antiquários do mundo inteiro. Uma das primeiras compras, em 1948, foi realizada por indicação de Pietro Maria Bardi, que então iniciava a formação do acervo do MASP.

O Jardim da Casa, em formato sinuoso e com um deslumbrante lago com carpas, foi projetado por um dos mais importantes arquitetos paisagistas do século 20, Roberto Burle Marx.

Além do acervo permanente que pode ser visitado de quarta à domingo, das 14h, às 18h, a Casa-Museu ainda promove diversas atividades culturais como: shows, concertos, exposições, palestras, cursos, oficinas de arte, bate-papo com artistas, entre outros.

20
20