AQUI ESTÁ O QUE VOCÊ PRECISA PARA CHEGAR AO TOPO – E PERMANECER LÁ
Mas convém não exagerar: Muitos jovens assumem responsabilidade excessiva pela qualidade do trabalho.
[Imagem: Deskmag/Wikimedia]
Receita para progredir
Nada na vida é de graça. Então, como alguns se tornam tão criativos e habilidosos, subindo ao topo em seus respectivos campos?
O refrão comumente aceito é que 10.000 horas de prática são necessárias para se tornar realmente bom em alguma coisa. Embora o número de horas ofereça pouco mais que uma dica, não há dúvida de que muita prática e foco são essenciais para se tornar realmente bom naquilo que alguém se propõe a fazer.
Em outras palavras, você precisa praticar exatamente no que deseja se destacar.
Então, acrescente aí os outros ingredientes da receita para se classificar entre os melhores em um determinado campo: Além da paixão por aquilo faz, adicione persistência, a mentalidade certa e busque o apoio de outras pessoas.
Essa é a única maneira de manter-se motivado e levar adiante toda a prática necessária.
“Parece que certos fatores precisam estar presentes para se tornar um especialista em um determinado campo,” diz o professor Hermundur Sigmundsson, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. “Um conceito-chave nesse contexto é encontrar uma área na qual você esteja interessado. É assim que podemos acender a centelha”.
Mentores
É claro que cada um deverá adicionar suas próprias medidas de cada ingrediente. E mesmo homens e mulheres parecem compôr suas receitas de forma diferente.
Continue lendo: