AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

Alguns dos mais importantes eventos movimentam São Paulo, como a Cerimônia de Término do Talmud na Sinagoga Beit Yaacob, o pré chanuká kids na Knesset Israel e as exposições: “Judeus e Xangai” no Museu Judaico, “Anna” na Galeria Base, “Leiga Convida” na Galeria Zero, “Paulo von Poser” no Museu da Cidade e “Mercado de Arte 16” na Ricardo Camargo Galeria. Confira aqui os detalhes.


CERIMÔNIA DE TÉRMINO DO TALMUD

346_fique_4_ 1


PRÉ CHANUKÁ KIDS NA KNESSET ISRAEL

346_fique_4_2


EXPOSIÇÕES

MUSEU JUDAICO – JUDEUS E XANGAI

346_fique_4_3


GALERIA BASE EM EXPOSIÇÃO COM VISÃO FEMININA

346_fique_4_4Em “Anna”, dois expoentes da cultura brasileira exibem trabalhos que atestam a importância e o desafio do feminino

A Galeria BASE, de Daniel Maranhão, exibe “ANNA”, com cerca de 25 obras de Anna Bella Geiger e Anna Maria Maiolino e curadoria de Paulo Azeco. Nesse momento, faz-se por bem destacar a presença feminina na construção e na crítica sociocultural da nação. Como posiciona o curador, “são arquitetas de sua história e fazem parte do importante capítulo da arte Latina como peças fundamentais da luta feminista”.

O fato de estarem ligadas a efervescente cena cultural da cidade Nova Iorque dos anos 1950 e 1960, e absorverem a revolução estética causada pela Bienal “Pop” de São Paulo de 1967, é ponto chave para o início dessa exposição. A escolha dos trabalhos priorizou o papel como suporte, tanto com obras únicas como múltiplos, da década de 1960, onde sua produção é de inquestionável importância.

“Burocracia”, de Anna Bella Geiger, produzida no período da ditadura militar, “questiona a função e a natureza da obra de arte no âmbito do capitalismo, refletindo sobre o poder coercivo da arte como instituição, inquirindo sobre a função, a natureza e o poder repressor do Estado brasileiro” diz Paulo Azeco. Esse trabalho vem acompanhado de um importante guache da série visceral, onde a artista sobrepôs cartões recortados.

346_fique_4_5

Anna Maria Maiolino participa com algumas “obras únicas de séries consagradas, como “Cartilhas”, “Marcas da Gota” e as xilogravuras produzidas em 1967 – Ecce Homo, Glu Glu e Anna – que marcam sua incursão pelo cordel e pela Pop Arte”, diz Daniel Maranhão.

“Ações falam mais que palavras”, dizem as ruas. Então, o melhor registro da importância das artistas agora são os eventos nos quais ou protagonizam ou estão envolvidas. “Geiger, acaba de encerrar a exposição individual “Aqui é o Centro”, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), e se prepara para uma grande individual o MASP, com abertura prevista para o próximo dia 29 de novembro, intitulada “Brasil nativo/Brasil alienígena”. Já Maiolino, atualmente está com 9 vídeos em exposição no MASP, além de uma grande mostra individual na premiada Whitechapel Gallery, em Londres. Ambas têm obras nos mais importantes museus do mundo, a exemplo do MoMa, Tate, Centre Pompidou, Reina Sofia, além dos nacionais MASP, MAM/RJ, MAM/SP, Pinacoteca de SP, dentre outros”, especifica Daniel Maranhão.

Exposição: “ANNA”

Artistas: Anna Maria Maiolino e Anna Bella Geiger

Curadoria: Paulo Azeco

Período: Até 20 de dezembro de 2019

Local: Galeria Basewww.galeriabase.com/ – Endereço: Av. 9 de Julho, 5593/11 – Jardim Paulista – São Paulo/SP

Telefone: (11) 3071-3614


GALERIA ZERØ CELEBRA SEU PRIMEIRO ANO DE ARTE

346_fique_4_6“Leiga convida” dá início a uma nova proposta da galeria que celebra identidade entre criativos

A Galeria ZERØ completa seu primeiro ano de vida. Pedro Paulo Afonso, seu idealizador e coordenador, cria um novo projeto: “Artista por Artista”, que está na agenda para edições anuais. “Ao comemorar o primeiro ano de vida da Galeria ZERØ esse projeto tem o intuito principal de dar asas a novas vertentes para seus residentes”, diz Pedro Paulo.

Para essa primeira edição, Leiga é chamado para, junto a seus parceiros de vida, montar uma coletiva. Com total liberdade para convidar quem desejasse, selecionou diversos artistas e trabalhos de diferentes segmentos e técnicas da arte contemporânea, sem nenhum tipo de filtros ou amarras.

A ele juntam-se 25 amigos artistas e uma trajetória visual de amizade será contada. Foram convidados os que já realizaram collabs com Leiga, outros que realizaram exposições em conjunto; muitos já realizaram intervenções urbanas em parceria e outros que, de alguma maneira, Leiga sente algum tipo de identificação tanto pessoal como profissional

O resultado visual dessa celebração entre amigos mantém-se fiel ao conceito do artista com as obras que cria e a arte que vivencia.

Exposição: “Leiga convida”

Artistas: Alberto Prado, Alexandre Puga, Bia Ferrer, Carol Cherubini, Carol Murayama, Cauã Ribeiro, Cris Rodrigues, Érica Mizutani, Gabriel Ribeiro, Gen Duarte, GG, Guiga, Gutavo Amaral, Iaco Viana, Jerry Batista, JP Possos, Leiga, Luna Bastos, Mari Mats, Michel Cena7, Mozart Fernandes, Nem, Ricardo AKN, Tito Ferrara, Vitor Zanini, Zé Palito. (25 artistas + Leiga)

Período: Até 04 de janeiro de 2020

Local: Galeria ZERØ – Endereço: Rua Simpatia, 23 – Vila Madalena – São Paulo/SP


PAULO VON POSER ABRE MOSTRA NO SOLAR DA MARQUESA

346_fique_4_7Paulo von Poser, “Palácio da Justiça” (2014)

Paulo von Poser, artista plástico paulistano, exibe “à deriva_SP”, no Solar da Marquesa de Santos, uma das treze casas históricas que compõe a rede do Museu da Cidade de São Paulo. Com 55 trabalhos (28 trabalhos + 27 fotos históricas), constrói um panorama entre passado, presente e futuro da região central da cidade de São Paulo através do traço do artista conhecido pelo seu desenho de observação sobre a vida e a transformação das cidades.

Com base em 27 fotos históricas selecionadas do acervo do Museu da Cidade de São Paulo, ampliadas em metacrilato em formatos variados, von Poser desenha diretamente na parede um mapa da deriva que realizou entre a Praça João Mendes e o Largo de São Bento, e aplica sobre o mapa as imagens históricas para retratar o presente que se apresenta nos desenhos sobre madeirados lugares fotografados.

Além disto, um outro futuro possível é sintetizado no projeto de revitalização e modernização do Pátio do Colégio redesenhado, projeto do arquiteto Pedro Mendes da Rocha, onde o artista cria uma ode ao futuro da capital paulista.

Exposição: “à deriva_SP”

Artista: Paulo von Poser

Texto: Ian Duarte Lucas:

Período: Até 05 de janeiro de 2020

Local: Solar da Marquesa de Santos – Museu da Cidade – Endereço: R. Roberto Símonsen, 136 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – Tel.:  (11) 3241-1081


JUBILEU DE OURO COM EXPOSIÇÃO

Os cinquenta anos de atividade do marchand, celebrados com uma exposição coletiva, também comemoram aniversário de um artista

Ricardo Camargo, marchand, com décadas de atividade no mercado cultural brasileiro, comemora o seu Jubileu de Ouro com a 16ª edição da mostra coletiva Mercado de Arte, exibindo 60 obras de 31 artistas e homenagem aos 120 anos de nascimento de Vicente do Rego Monteiro.

Entre os projetos criados pelo galerista está a exposição “Mercado de Arte”. Agora em sua 16ª edição, essa mostra coletiva tem um diferencial: apenas é apresentada quando for possível reunir, no mínimo, 20 obras inéditas ou trabalhos que estão fora do mercado há mais de 30 anos. Em ação simultânea, o galerista faz uma homenagem aos 120 anos de nascimento de Vicente Rego Monteiro, com 8 obras de importante artista brasileiro e texto de Olivio Tavares de Araujo.

Exposição: “Mercado de Arte 16”

Período: Até 20 de dezembro de 2019

Local: Ricardo Camargo Galeriawww.rcamargoarte.com.br – Endereço: Rua Frei Galvão 121 São Paulo SP

Telefone: (11) 3031-3879 / 3819-0277

20
20