KOLEL RIO – PARA NOSSO ENGRANDECIMENTO ESPIRITUAL
Ensinamentos que nos ajudam a viver melhor. Experimente.
REFLITA
Nossos sábios nos ensinam que se alguém é afligido por algum problema, deve meditar sobre o ocorrido, rever seus comportamentos e aceitar o problema como um chamado Divino às suas atitudes. Normalmente, atribuímos nosso sofrimento a fatores externos e não a nosso desvio de conduta. Reconheça esse chamado. Tudo o que D´us faz é para o nosso bem e Ele está sempre disposto a relevar nossos erros, desde que nos arrependamos.
APROXIME-SE DO BEM
Procure frequentar ambientes sadios e lidar com pessoas de boa erudição. Aproxime-se dos sábios, da experiência dos mais velhos, e de todos que possam lhe transmitir bons exemplos e boas experiências de vida, para que diariamente te façam crescer espiritualmente.
Assim ensinam nossos sábios no Pirkei Avot: “Iosse ben Ioézer, de Tsredá, diz: Seja o teu lar um centro de reunião para os sábios, senta na poeira de seus pés e bebe avidamente as suas palavras”.
OS CAMINHOS DE D-US
Ensinam nossos sábios que D-us faz o certo por caminhos que não conhecemos ou entendemos. Assim está escrito: ”Pois os Meus pensamentos não são iguais aos vossos, nem Meus caminhos são os que trilhais” – diz o Eterno.
Nossos sábios orientam, então, a não invejar o vizinho. Devemos progredir materialmente e espiritualmente e nos contentar com nosso quinhão.
Se é Ele quem dá tudo para todos, não inveje então o sucesso material dos outros, porque assim foi a Sua vontade. Faça sua parte bem-feita, que Ele também te trará fartura.
AGRADECER A D-US
Nossos sábios ensinam que tudo vem de D-us. Devemos agradecer a Ele quando estivermos em uma situação boa e até mesmo na dificuldade, pois tudo depende única e exclusivamente d´Ele.
Os sábios ensinam na Mishná em Brachot: “devemos agradecer as coisas más da mesma forma que agradecemos as coisas boas”, pois está escrito (Devarim 6, 5) “e amarás o Eterno, teu D-us, de todo o coração, de toda a sua alma e de todo o seu poder” – devemos agradecê-lo por tudo o que Ele nos dá.
Não devemos dizer para D-us como nossos problemas são grandes. Vamos sim, dizer para os nossos problemas como D-us é grande e misericordioso, e buscarmos soluções para vivermos seguindo seu caminho.
Kolel Rio – kolelrio@kolelrio.com.br