TRUMP E OS JUDEUS, NOVAMENTE – RABINO DOVI GOLDBERG

347_história_1_1Na verdade, não é tão simples definir-nos. Nós judeus somos uma religião, uma raça ou uma nacionalidade?


Nesta quarta-feira (11 de dezembro), o presidente americano Donald Trump promulgou um decreto redefinindo o Judaísmo como uma nacionalidade, e não apenas como uma religião. Os esforços para promulgar esta legislação no Congresso Americano têm falhado há anos, por isso Trump decidiu promulgar esta lei por meio de um decreto (ordem executiva). Acho que há mais de mil anos que o nosso povo não tem um aliado tão forte na posição de um líder mundial.

Com esse decreto, o Poder Executivo cortará fundos federais destinados a universidades que não impedirem campanhas contra judeus e contra Israel, como o BDS e outros, que crescem nas universidades americanas. Este decreto permite aplicar a lei dos Direitos Civis de 1964 em casos de antissemitismo.

O Judaísmo ser definido como uma nacionalidade, além de religião, é interessante. Um cidadão brasileiro, por exemplo, não importa o que pense, o quanto goste ou participe da cultura brasileira, sempre será brasileiro. Neste sentido, concordo, um cidadão judeu será sempre judeu.

Na verdade, não é tão simples definir-nos. Nós judeus somos uma religião, uma raça ou uma nacionalidade? Todas essas respostas podem ser válidas, porém… Judaísmo não é apenas religião, pois há judeus que não acreditam nem praticam a religião, mas ainda assim são judeus. Raça ou nacionalidade com certeza não é, pois há judeus de todas as raças, oriundos dos quatro cantos do mundo!

Judeu é aquele que tem a alma judia! Aproveite e celebre isso!

Um abraço e Shalom.


Rabino Dovi Goldberg – Sinagoga do Morumbi – São Paulo

20
20