ENTREGA DO PRÊMIO USP DE DIREITOS HUMANOS PARA EVA BLAY

Socióloga, ex-senadora e Professora Emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), Eva Blay recebeu o Prêmio USP de Direitos Humanos – 2018 na categoria individual.

A cerimônia de entrega, das mais concorridas, ocorreu na sala do Conselho Universitário da USP e contou com a presença, dentre outras personalidades, do reitor da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Vahan Agopyan, José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, premiada na categoria institucional, e José Gregori, presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP

Eva Blay

Eva Blay é uma das pioneiras e principais estudiosas na área de direitos humanos e relações sociais de gênero. Criou os primeiros cursos de graduação e pós-graduação sobre a mulher na USP. Foi fundadora e presidente do Centro de Estudos Rurais e Urbanos (Ceru) na década de 1980. Fundou e foi coordenadora científica do Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero (Nemge).

Aposentou-se em 2007, mas continua atuante como professora sênior na Pós-Graduação do Departamento de Sociologia da FFLCH e na Faculdade de Direito, no curso multidisciplinar de Direitos Humanos. Além da atuação acadêmica, foi a primeira presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina do Estado de São Paulo (1983-1985) e senadora da República (1992-1995).

De 2016 a 2019, coordenou o Escritório USP Mulheres, iniciativa criada pela Universidade para integrar o movimento ElesPorElas (HeForShe), desenvolvido pela ONU Mulheres, instituição das Nações Unidas dedicada a projetos na área de igualdade de gêneros e empoderamento das mulheres.

O Prêmio

O Prêmio USP de Direitos Humanos foi criado pela Comissão de Direitos Humanos da Universidade em 2000, com o objetivo de identificar e homenagear pessoas e instituições que, por suas atividades exemplares, tenham contribuído significativamente para a difusão, disseminação e divulgação dos direitos humanos no Brasil.

Comissão de Direitos Humanos

A Comissão de Direitos Humanos da USP é presidida pelo ex-ministro da Justiça, José Gregori, e formada pelos professores Maria Hermínia Tavares de Almeida e Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari (Instituto de Relações Internacionais), Ricardo Alexino Ferreira e Vitor Souza Lima Blotta (Escola de Comunicações e Artes), Eunice Aparecida de Jesus Prudente (Faculdade de Direito), Taís Gasparian (Instituto de Estudos Avançados), Paulo Santos de Almeida (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), Gustavo Gonçalves Ungaro (Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo), Júlio César Botelho (Ministério Público de São Paulo), Egídio Lima Dorea (representante dos funcionários) e Juliana Barbosa de Souza Godoy (representante dos alunos).

Fotos: Cecilia Bastos Ribeirto – Jornal da USP

347_news_05_1
Prof. Dr. Vahan Agopyan, reitor da USP, e José Gregori, presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP, entregam o Prêmio à Eva Blay

16º Edição Prêmio USP de Direitos HumanosProfessora Maria Hermínia Tavares de Almeida e Eva Blay

16º Edição Prêmio USP de Direitos HumanosEva Blay entre professores da USP e convidados

16º Edição Prêmio USP de Direitos HumanosEva Blay e amigas

  16º Edição Prêmio USP de Direitos HumanosEva Blay discursa

16º Edição Prêmio USP de Direitos HumanosEva Blay, Prof. Dr. Vahan Agopyan, reitor da USP, José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares e José Gregori

20
20