ENTREGA DO PRÊMIO USP DE DIREITOS HUMANOS PARA EVA BLAY
Socióloga, ex-senadora e Professora Emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), Eva Blay recebeu o Prêmio USP de Direitos Humanos – 2018 na categoria individual.
A cerimônia de entrega, das mais concorridas, ocorreu na sala do Conselho Universitário da USP e contou com a presença, dentre outras personalidades, do reitor da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Vahan Agopyan, José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, premiada na categoria institucional, e José Gregori, presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP
Eva Blay
Eva Blay é uma das pioneiras e principais estudiosas na área de direitos humanos e relações sociais de gênero. Criou os primeiros cursos de graduação e pós-graduação sobre a mulher na USP. Foi fundadora e presidente do Centro de Estudos Rurais e Urbanos (Ceru) na década de 1980. Fundou e foi coordenadora científica do Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero (Nemge).
Aposentou-se em 2007, mas continua atuante como professora sênior na Pós-Graduação do Departamento de Sociologia da FFLCH e na Faculdade de Direito, no curso multidisciplinar de Direitos Humanos. Além da atuação acadêmica, foi a primeira presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina do Estado de São Paulo (1983-1985) e senadora da República (1992-1995).
De 2016 a 2019, coordenou o Escritório USP Mulheres, iniciativa criada pela Universidade para integrar o movimento ElesPorElas (HeForShe), desenvolvido pela ONU Mulheres, instituição das Nações Unidas dedicada a projetos na área de igualdade de gêneros e empoderamento das mulheres.
O Prêmio
O Prêmio USP de Direitos Humanos foi criado pela Comissão de Direitos Humanos da Universidade em 2000, com o objetivo de identificar e homenagear pessoas e instituições que, por suas atividades exemplares, tenham contribuído significativamente para a difusão, disseminação e divulgação dos direitos humanos no Brasil.
Comissão de Direitos Humanos
A Comissão de Direitos Humanos da USP é presidida pelo ex-ministro da Justiça, José Gregori, e formada pelos professores Maria Hermínia Tavares de Almeida e Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari (Instituto de Relações Internacionais), Ricardo Alexino Ferreira e Vitor Souza Lima Blotta (Escola de Comunicações e Artes), Eunice Aparecida de Jesus Prudente (Faculdade de Direito), Taís Gasparian (Instituto de Estudos Avançados), Paulo Santos de Almeida (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), Gustavo Gonçalves Ungaro (Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo), Júlio César Botelho (Ministério Público de São Paulo), Egídio Lima Dorea (representante dos funcionários) e Juliana Barbosa de Souza Godoy (representante dos alunos).
Fotos: Cecilia Bastos Ribeirto – Jornal da USP
Prof. Dr. Vahan Agopyan, reitor da USP, e José Gregori, presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP, entregam o Prêmio à Eva Blay
Professora Maria Hermínia Tavares de Almeida e Eva Blay
Eva Blay entre professores da USP e convidados
Eva Blay, Prof. Dr. Vahan Agopyan, reitor da USP, José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares e José Gregori