HARMONIZE SUA MORADA E SUA VIDA – ENTREVISTA COM LAIS GOTLIB DE FRANCO – POR LIANE ZAIDLER

350_saude_5_1Terapeuta de Ambientes e fundadora da Morada Harmonia, Lais Gotlib De Franco é palestrante formada em Geobiologia (biologia da construção) e pelo Instituto Brasileiro de Feng Shui em São Paulo-SP. Designer graduada pela FAAP-SP, dedica-se ao design gráfico desde 1990. Estuda língua e cultura hebraicas na busca da sabedoria de suas raízes, o que abrange o judaísmo, a mística judaica e a Cabala.

Saiba mais na entrevista abaixo.


“Ambientes equilibrados e harmonizados produzem bem estar, saúde física, mental, emocional e espiritual, melhorando também os relacionamentos interpessoais e a produtividade”.

P – O que é a Morada Harmonia e por que ela surgiu?

R – A Morada Harmonia é uma consultoria especializada em Harmonização de Ambientes. Foi criada com a missão de proporcionar ambientes residenciais e organizacionais mais saudáveis, harmoniosos e equilibrados energeticamente por meio de projetos personalizados e alinhados com as necessidades de cada cliente, como por exemplo: antes de comprar um terreno, reformar ou construir um imóvel, ao planejar um novo empreendimento, mudar para um espaço que já foi habitado, quando um bebê está chegando e nos casos de dificuldades para dormir, estresse, agitação mental, irritabilidade e falta de foco, entre outros.

Unindo os conhecimentos da Geobiologia, que estuda o impacto das construções sobre a saúde humana, e do FengShui, que tem a Medicina Tradicional Chinesa como um dos fundamentos, a Harmonização de Ambientes pode ser entendida como uma forma de “acupuntura” dos espaços construídos e naturais, para que eles fiquem o mais favorável possível para seu uso pelos seres vivos (humanos, animais e plantas).

P – Quais os principais benefícios do trabalho de harmonização de ambientes?

R – Buscar o equilíbrio dos espaços ressaltando os aspectos positivos e minimizando os negativos, facilitando a circulação da energia, conduzindo-a de forma suave e harmoniosa, tornando os ambientes saudáveis, mais acolhedores e mais adequados às suas funções.

Podemos considerar as nossas Moradas (residência ou ambiente de trabalho) como um organismo vivo que interage com as pessoas que nela convivem, transitam ou trabalham.

Ambientes equilibrados e harmonizados produzem bem estar, saúde física, mental, emocional e espiritual, melhorando também os relacionamentos interpessoais e a produtividade. Quando nos organizamos externamente, o mesmo acontece internamente, e todos ao redor se beneficiam!

P – O que acontece quando uma pessoa vive em um ambiente desequilibrado, seja na casa ou no ambiente de trabalho?

R – Ambientes construídos impactam a biologia pessoal, pois existe uma conexão direta da mente humana com os espaços onde as pessoas habitam e transitam. Nossa sobrevivência enquanto espécie se deu graças à nossa capacidade de perceber e avaliar o ambiente.

Um ambiente desequilibrado pode favorecer distúrbios como obesidade, sonolência, falta de foco, confusão, irritabilidade, estagnação, desentendimentos, bloqueios no fluxo da prosperidade, depressão e até mesmo doenças mais graves como o câncer.

P – Quais os maiores erros que as pessoas costumam cometer que influenciam nessa harmonia?

R – São muitos, mas basicamente não se conectarem com os seus espaços, não os percebendo como uma extensão de si. Nossas moradas são espaços sagrados que devem nos acolher e proteger! Se a sensação não é esta, possivelmente essa interação não está favorável.

P – Quais as suas recomendações para quem deseja ter um ambiente saudável?

R – Buscar o equilíbrio, sempre! Nas formas, nas cores, nos móveis e objetos. Todos os excessos promovem desarmonias.

– A organização é fundamental: espaços bagunçados interferem na capacidade de organização dos pensamentos.Uma mente bagunçada não é capaz de organizar espaços nem ideias.

– A quantidade de objetos e adornos maior que a capacidade de percepção e processamento dos estímulos sensoriais pelos usuáriosproduz altos níveis de cortisol, causando estresse aos habitantes.

– O ideal é que se possa transitar pelos espaços livremente, sem ter que desviar de móveis ou objetos.

– Os móveis devem ser confortáveis e em tamanho compatível com os ambientes.

– Os objetos que compõem os espaços devem ser significativos para os habitantes. Objetos quebrados, de que não gostamos ou que não fazem sentido devem ser doados ou descartados.

– As instalações hidráulicas, elétricas, de gás e ar condicionado devem estar em perfeito funcionamento.

– Portas e janelas devem estar em perfeito funcionamento, abrindo e fechando, bem como suas fechaduras e trincos, venezianas, vidraças, persianas, telas mosquiteiras etc.

– Trazer a natureza para dentro dos ambientes proporciona saúde aos habitantes e aos espaços! Lidar com plantas, ervas e temperos alivia as tensões e ajuda a elevar a auto-estima.

P – Por que é perigoso dormir com aparelhos eletrônicos no quarto?

R – Dormitórios são o local onde nos regeneramos física, mental e espiritualmente. Qualquer influência externa, como iluminação, ruídos e poluição eletromagnética, pode afetar este momento tão necessário para a manutenção da nossa saúde.

A poluição eletromagnética não tem cor, cheiro nem sabor. Eu costumo chamá-la de “agrotóxico dos ambientes”. Está presente em antenas de celular, eletroeletrônicos, modems de wi-fi, aparelhos celulares etc. Pesquisas indicam que o contato prolongado com estas ondas é prejudicial para a saúde, podendo alterar o metabolismo, gerando distúrbios e aumentando o risco de câncer. Por isso, as melhores práticas de harmonização de ambientes defendem que os dormitórios sejam livres desses equipamentos.

P – Algo que gostaria de acrescentar?

R – Ah, poderia ficar horas comentando e exemplificando o quanto os ambientes impactam a saúde física, mental e espiritual!… Por isso me realizo compartilhando estes conhecimentos nas palestras.

Uma sugestão simples: preste atenção na sua interação com o seu ambiente, em como você se sente nele. Você se sente bem, feliz, confortável e energizado?

Se a resposta for negativa, não hesite em consultar um profissional para te orientar em como trazer mais equilíbrio e harmonia ao seu espaço. Certamente você sentirá a diferença e poderá desfrutar de muito mais bem estar e qualidade de vida.

Muitas vezes, pequenas alterações promovem grandes mudanças!


Faça parte das suas redes:

https://www.facebook.com/moradaharmonia

https://www.instagram.com/moradaharmonia/

https://www.linkedin.com/in/lais-gotlib-de-franco-a85ba411

https://www.moradaharmonia.com.br

20
20